Aula de Periodontia - Anatomia, Histologia e Fisiologia do Periodonto - Concursos Para Dentistas - Material Complementar

.
Nesta semana no nosso canal do Youtube, foram postadas 3 aulas de periodontia falando da "Anatomia, Histologia e Fisiologia do Periodonto". Todos os vídeos podem ser acessados neste post, mas logo abaixo irei fazer a transcrição do conteúdo, assim a procura de informações específicas é facilitada e você fica com mais liberdade para anotar o que foi passado.


Na primeira e na segunda aula, será passado de maneira detalhada, todo o conteúdo sobre o tema e na terceira, serão respondidas e discutidas (alternativa por alternativa) 9 questões de concurso público de periodontia, para que você grave bem o conteúdo.

Abaixo irão ficar os vídeos e os textos de cada uma das aulas, que foram separadas da maneira mais didática possível!

Vídeo 1 - Aula 1: Divisões do Periodonto e Visão Macro e Microoscópica do Periodonto de Proteção

Mucosa Oral

Nesta primeira aula iremos começar pela visão macrooscópica dos tecidos periodontais e aos poucos iremos para a visão microoscópica. Por isso é imprenscidível falarmos de mucosa oral.

A Mucosa Oral é o epitélio/pele que reveste a cavidade bucal e ela se divide em três:
A Mucosa Oral Mastigatória: É a mais importante para essa aula, pois reveste a gengiva e o palato duro.
A Mucosa Oral Especializada: Reveste o Dorso da Língua, área onde se encontram as papilas gustativas.
A Mucosa Oral de Revestimento: Reveste todos os tecidos moles restantes, como lábios, bochecha, assoalho lingual, palato mole e mucosa alveolar.


Periodonto

Essa parte é o núcleo dessa aula, pois tudo que será passado a partir de agora, irá ser sobre divisões e subdivisões do periodonto.
O periodonto nada mais é do que os tecidos que vão estar em torno do dente e ele vai ter duas funções principais: Inserção do dente no tecido ósseo alveolar e conservar a mucosa mastigatória da cavidade bucal.
E o periodonto se divide em dois grandes grupos:
O periodonto de Proteção e o Periodonto de Sustentação
O periodonto de proteção é representado pela gengiva, enquanto o periodonto de sustentação é representado por osso alveolar, cemento radicular e ligamento periodontal.
O gráfico abaixo vai facilitar a visão das divisões do periodonto, então é importante que você tenha ele em mente durante todas as três aulas.

Gráfico Demonstrando as Divisões Didáticas dos Diferentes Tipos de Periodonto

A partir de agora, essa aula irá ser dividida em duas partes, uma na qual a gente irá falar sobre o periodonto de proteção e outra na qual nós vamos falar do periodonto de sustentação. Para que o entendimento seja facilitado, eu irei demonstrar primeiro uma visão macro dos tecidos e aos poucos irei passando para a visão micro. 

Periodonto de Proteção - Visão Macrooscópica:

O periodonto de proteção também é conhecido como gengiva e tem a função de recobrir o processo alveolar, circundando a porção cervical dos dentes. Além disso, o periodonto de proteção irá se dividir em três:
·         Gengiva Marginal (Livre)
·         Gengiva Inserida (aderida)
·         Gengiva Interdental

Essa divisão pode ser de difícil entendimento no início, mas com o auxílio das imagens abaixo, a compreensão fica facilitada, pois antes de ser explicada qualquer coisa, já da de perceber através delas a diferença entre os tipos gengivais. Onde a textura e cor de cada uma são diferentes.

Nestas imagens se pode perceber a diferença de textura entre gengiva livre e gengiva inserida
Por ser assunto frequente nos concursos públicos, agora serão passadas as características dos três tipos gengivais do periodonto de proteção:

Características da Gengiva Livre: A gengiva Livre vai ser a parte da gengiva que fica em contato com o dente, em torno do elemento dental, como se fosse um colarinho, que mede cerca de 1mm de comprimento. E na foto que eu irei mostrar agora, se pode ver que ela é mais elevada do que a gengiva inserida e também é interessante falar que ela é solta do dente, podendo ser destacada com um jato de ar, espátula, sonda exploratória e tudo mais. No esquema abaixo que ela acaba no final da junção amelo cementária e, além disso, histologicamente, o seu epitélio externo é queratinizado (a queratina está presente pois esta parte do epitélio entra em contato, com ação mecânica de escovação e alimentos) enquanto o epitélio interno pode ou não ter queratina.
Esquema demonstrando a localização de cada um dos componentes do periodonto. Mas, nesta parte da aula, preste mais atenção na localização dos diferentes tipos gengivais do periodonto de proteção.
Características da Gengiva Inserida: Se localiza apicalmente a gengiva marginal livre e uma das coisas/características que mais caem nas provas de concurso público é que este tipo gengival irá ter uma textura de casca de laranja, que está presente por causa de fibras colágenas inseridas no osso alveolar. Assim, para ficar fácil de você lembrar, é só gravar que a gengiva inserida tem esse nome por causa das fibras colágenas, que se inserem no osso alveolar. Esta textura de casca de laranja pode ser bem observada na foto abaixo. Outra coisa importante é que a gengiva inserida é firme, sem mobilidade e ela deforma quando pressionada, voltando ao normal quando a pressão é removida. Além disso, a ela irá ter início no limite coronário (onde acaba a gengiva livre e a coroa dental) e irá terminar na linha ou limite muco-gengival. E a gengiva inserida irá ser maior nos dentes anteriores e vai ficando mais delgada nos dentes posteriores.Observe bem as fotos nesta aula, assim você entende o conteúdo, em vez de decorar ele.

Diferenças macrooscópicas entre gengiva marginal livre e gengiva inserida.
Características da Gengiva Interdental: Este tipo gengival possui formato piramidal na região de dentes anteriores e formato de sela (achatamento vestibulo-lingual) nos dentes posteriores e se localiza entre os dentes, além de ser uma mistura entre a gengiva marginal livre e a gengiva inserida.

Características Microoscópicas do Periodonto de Proteção:


Agora que nós vimos que o periodonto de proteção pode ser divididos em três tipos gengivas, que podem ser visualizados clinicamente de maneira macrooscópica, nós iremos ver as características microoscópicas do Periodonto de Proteção.

Apenas ressalto que para esta parte da aula ser bem compreendida, é interessante que você tenha em mente conceitos gerais de histologia. Aqui neste post, estes conceitos não irão ser revistos, para que não se fuja do tema, no entanto, estamos temos aulas de histologia programadas para o nosso canal do Youtube, assim, se você quiser ficar por dentro deste conteúdo é só se inscrever no canal.

No entanto, antes de iniciar o conteúdo desta parte da aula, eu vou ter que te mostrar a imagem abaixo:

Visão Microoscópica do Periodonto de Proteção.
É interessante que você tenha esta imagem em mente na continuação desta aula e também na hora das provas, pois ela resume muito bem a organização microoscópica do periodonto de proteção. Por isso, toda a minha explicação irá se basear nesta foto.


Então, irei começar falando sobre os tipos de tecido epitelial presentes na gengiva livre. O tecido epitelial é representado na imagem abaixo  pela cor vermelha clasa, que se localiza na parte mais externa do desenho. E ao analisar o esquema, você pode ver que a gengiva livre irá ser composta por três epitélios: epitélio oral, o epitélio de sulco e o epitélio juncional, os quais terão as suas características descritas agora.


Epitélio Oral, Epitélio Juncional e Epitélio de Sulco.
Características do Epitélio Oral: Faz parte da região externa da gengiva, voltado para a cavidade oral (por isso recebe o nome de epitélio oral) e vai da linha muco gengival, até a margem gengival. Além disso, este epitélio é pavimentoso, estratificado, queratinizado e, ainda histologicamente, este tecido possui cristas epiteliais, que vão se infiltrar no tecido conjuntivo, formando as papilas conjuntivas. E, as principais células encontradas neste tecido serão os Queratinócitos, as células de Langherhan, os Melanócitos e as Células de Merckel.
Abaixo o epitélio oral foi pintado em vermelho, para que a divisão entre um epítélio e outro fique clara. Atenção também nas ondulações que este epitélio apresenta, se infiltrando no tecido conjuntivo logo abaixo.
Epitélio Oral.

Características do Epitélio de Sulco: Este epitélio reveste a gengiva livre internamente, preenchendo o espaço entre o tecido gengival e a estrutura dental. Por ser voltado ao dente, este epitélio não pode ser visualizado e se caracteriza como um epitélio pavimentoso, estratificado e não queratinizado (pois não entra em contato com ação mecânica). Além disso, é a ausência de queratina que faz com que esse epitélio seja semi-permeável, permitindo a passagem de fluídos gengivais, que irão auxiliar na limpeza do espaço sulcular, no entanto, esta permeabilidade também permite a passagem de fluídos bacterianos, assim muitas vezes, o espaço sulcular é o local de início do desenvolvimento da doença periodontal.
Na imagem abaixo temos o epitélio sulcular pintado em vermelho. Aqui você pode ver que este epitélio é realmente voltado ao dente e o espaço entre o tecido epitelial e o dente é chamado de sulco gengival, que mede cerca de 0,69mm e faz parte do espaço biológico*
*Como veremos mais para frente o esquema apresenta o conceito de espaço biológico de maneira equivocada.

Epitélio de Sulco.
Características do Epitélio Juncional: O último epitélio gengival que iremos abordar nesse post será o epitélio juncional, o qual vai do fim do epitélio sulcular até a inserção conjuntiva. A soma do epitélio juncional e inserção conjuntiva formam a distância biológica. Além disso este epitélio, que fica aderido ao dente, apresenta características de epitélio pavimentoso, estratificado e não queratinizado, sendo também, delgado (com espaço entre as células) e semi-permeável.

A principal função do epitélio juncional é que, junto com o epitélio de sulco, ele protege o tecido gengival da invasão bacteriana.
Abaixo, o epitélio juncional está corado em vermelho.
Epitélio Juncional.
Espaço Biológico:
O esquema utilizado para estudo da parte microoscópica do periodonto de proteção apresenta um pequeno erro, onde o conceito de espaço biológico é apresentado de maneira equivocada. Por isso, corrigindo a imagem, o espaço biológico é formado por três tecidos (e não apenas dois): O epitélio de sulco, o epitélio juncional e a inserção conjuntiva.
 Assim, o epitélio juncional somado apenas a inserção conjuntiva irá formar a distância biológica.
Vale ressaltar que o espaço biológico não pode ser invadido por restaurações, próteses ou outros componentes, visto que a limpeza nesta área é de difícil realização (por ser sub-gengival), facilitando o acumúlo de placa bacteriana e o desenvolvimento de cárie e doença periodontal.

Vídeo 2 - Aula 2: Tecido Conjuntivo do Periodonto de Proteção e Periodonto de Sustentação


Visão Microoscópica do Periodonto de Proteção - Parte 2 - Tecido Conjuntivo:


Além do tecido epitelial, o periodonto de proteção também é composto por um tecido conjuntivo que se localiza logo abaixo do epitélio. O tecido conjuntivo irá ser representado logo abaixo pela cor vermelha.
Tecido Conjuntivo.

Uma das funções do tecido conjuntivo é preencher espaços, no entanto, ele é rico em diversos componentes, os quais possuem diversas funções. Estes componentes são: Fibras gengivais colágenas (60%), vasos sanguineos (35%), fibroblastos (5%), células de defesa e substância fundamental amorfa.
As fibras colágenas, além de representar um assunto importante das provas de concurso, é o maior componente deste tecido conjuntivo, por isso, abaixo, irá receber atenção especial.
Assim, as fibras colágenas dão força para a gengiva suportar as forças mastigatórias além de ter a função principal de conectar a gengiva ao dente (cemento radicular), mas atenção aqui que as fibras colágenas conectam a GENGIVA ao dente, ao contrário do ligamento periodontal que conecta o osso alveolar ao cemento radicular.
As fibras colágenas se localizam na inserção conjuntiva (componente do espaço e da distância biológica) e são nomeadas de acordo com o seu sentido, se classificando em:
·         Fibras circulares
·         Fibras Dentogengivais
·         Fibras Dentoperiosticas
·         Fibras Transeptais
·         Fibras Alveologengivais
Como a distribuição dessas fibras não é algo visível, o conteúdo desta parte da aula será resumido a partir da imagem abaixo:
Fibras Colágenas - Periodonto de Proteção

Fibras Circulares: Dão a volta no dente, formando um anel em volta do elemento dental. É devido ao sentido do corte, que elas aparecem em forma de pontos no desenho acima.
Fibras dentogengivais: Vão ser inserir no cemento radicular, indo em direção a gengiva livre em forma de leque.
Fibras Transeptais: Vão em linha reta do cemento radicular de um dente ao outro, passando por cima do septo ósseo.
Fibras Dentoperiosticas: Se encontram fixas no cemento radicular, passando por cima do septo ósseo, mas se fixando na gengiva inserida.


Periodonto de Sustentação:

Agora, depois de estudarmos as visões macro e microoscópica do periodonto de proteção, chegamos no fim dessa aula, onde iremos falar do periodonto de sustentação.
O periodonto de sustentação possui elementos úteis para manter o elemento dental no lugar. Fazem parte deste periodonto: O osso alveolar, o ligamento periodontal e o cemento radicular. Todos estes três componentes terão suas características destacadas abaixo.


Ligamento Periodontal: O Ligamento Periodontal tem a função principal de unir o dente ao osso alveolar. Por isso a mobilidade dentária varia de acordo com a altura, espessura e qualidade do ligamento periodontal. Histologicamente o ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo, rico em vasos sanguineos, nervos e células. Além disso, o ligamento é composto em sua maioria por fibras, que exercem o papel de ligar o cemento radicular ao osso alveolar; As fibras do ligamento periodontal podem se classificar de acordo com a sua composição:
·         Fibras Oxitalânicas
·         Fibras Elásticas
·         Fibras Colágenas
As fibras colágenas são as mais importantes para essa aula, pois elas, assim como as fibras do periodonto de proteção, também são classificadas de acordo com o seu sentido:
·         Fibras Horizontais
·         Fibras Apicais
·         Fibras Oblíquas
·         Fibras Interradiculares

Fibras Oblíquas: Estão presentes em maior número no ligamento periodontal e são muito eficientes para amortecer impactos das forças mastigatórias. 
Fibras Horizontais: São mais presentes no terço cervical do dente, sendo resistentes aos movimentos de torção e rotação.
Fibras Apicais: Presentes no ápice do dente. Na exodontia, essas fibras são rompidas através da aplicação de pressão com o uso do fórceps.
Fibras Interradiculares: Estão Presentes na parte interna da raiz.


Na foto abaixo você pode observar o posicionamento correto de cada uma destas fibras. Na foto abaixo, você pode observar o posicionamento correto de cada uma destas fibras.
Fibras do Ligamento Periodontal
Vale lembrar que as fibras da crista alveolar também são oblíquas, no entanto, possuem este nome por causa da sua localização.

Cemento Radicular: O cemento radicular é um tecido mineral que reveste a raiz dos dentes e não possui vasos sanguineos ou nervos. O cemento tem um depósito contínuo durante toda a vida e é composto principalmente por hidroxiapatita, além disso, o cemento tem três principais funções: Inserção das fibras do ligamento periodontal ao dente, reparo da raiz em caso de danos e proteção dos tecidos mais internos do dente.
E, o cemento pode ser classificado em dois grupos:
·         Cemento Celular: Vai ser formado por fibroblastos do ligamento e cementoblastos. Ao secretar o cemento, os cementoblastos ficam presos na matriz mineral, perdendo a sua atividade e se transformando em cementócitos. Devido aos cementócitos presos na matriz mineral, este cemento é conhecido como celular.
·         Cemento Acelular: Vai ser formado apenas pelos fibroblastos do ligamento, se localizando mais no terço cervical da raiz.

Osso Alveolar: Forma o aparelho de inserção dos dentes de inserção dos dentes junto com o ligamento periodontal e o cemento radicular. O osso alveolar é extremamente eficiente em distribuir e absorver as forças da mastigação.
O osso alveolar é um tecido conjuntivo especializado, rico em células (osteoblastos, osteócitos e osteoclastos) e a sua parede mais externa é composta por osso compacto, enquanto as camadas internas são compostas por osso esponjoso.
O desenvolvimento do osso alveolar ocorre junto da erupção dos dentes e caso algum dente seja perdido, o osso alveolar regride localmente, por isso, o osso alveolar é conhecido como dente-dependente.
Periodonto de Sustentação: Ligamento periodontal, Cemento Radicular e Osso Alveolar.
Vídeo 3 - Aula 3: Questões de Periodontia Para Concurso Público Sobre Anatomia, Histologia e Fisiologia do Periodonto:

Neste momento da aula, todo o conteúdo sobre periodontia foi aplicado. Agora, nós iremos para a última parte desta aula, onde serão respondidas 9 questões de concurso e após isto, serão discutidas cada uma das alternativas destas questões, mostrando o porque elas estão certas ou porque estão erradas.* Vamos lá!
ATENÇÃO: Logo abaixo da questão 9 irá se localizar o gabarito com as respostas e a discussão de cada uma das alternativas.

QUESTÃO 1:
  1. (Pref. De Gravataí/RS – MS Concursos 2012): Conhecer os componentes anatômicos, histológicos, fisiológicos do  periodonto é de grande importância, para que se possa  compreender as condições que ditamos parâmetros de normalidade dos tecidos periodontais. Didaticamente o periodonto pode ser dividido em periodonto de proteção e periodonto de sustentação. Assinale a alternatica que representa os componentes constituintes do periodonto de sustentação.
a)      Osso alveolar, ligamento periodontal e cemento radicular
b)      Gengiva marginal, gengiva inserida e gengiva papilar
c)       Apenas osso alveolar e gengiva
d)      Gengiva marginal, gengiva inserida e osso alveolar
e)    Apenas gengiva e cemento radicular

QUESTÃO 2:
2. (Pref. De Conceição/PB – MS Concursos 2012): Em um adulto a gengiva normal recobre o osso alveolar e a raiz do dente em um nivel coronal à junção amelocementária. A gengiva é dividida anatomicamente em marginal, inserida e área interdental. Sobre as características da gengiva assinale (V) verdadeira ou (F) Falsa e marque a alternativa correta.
(  ) Gengiva marginal ou não inserida é a porção terminal ou borda da gengiva que circunda o dente, de maneira similar a um colarinho.
(  ) Sulco gengival é a porção cervical rasa ou espaço ao redor do dente cercado pela superfície do dente por um lado e pelo recobrimento epitelial da margem gengival livre pelo outro lado.
(  ) Gengiva Inserida é continua com a gengiva marginal. Ela é amolecida, resiliente e pouco aderida ao periósteo do osso alveolar subjacente.
(  ) Gengiva interdental ocupa o contorno gengival, que é o espaço interproximal sob a área de contato interdental.
a) V, V, V, V
b) V, V, F, V
c) V, F, V, F
d)V, V, F, F
e) F, V, F, V

QUESTÃO 3:
3. (Pref. De Lagoa de prata/MG – FGR – 2012): Em relação a anatomia microscópica do tecido gengival marque a alternativa INCORRETA.
a)      O epitélio que recobre a gengiva livre pode ser diferenciado em epitélio oral, epitélio de sulco e epitélio juncional.
b)      Na gengiva normal, que não está inflamada, pode-se observar a presença de cristas epiteliais no limite entre epitélio juncional e tecido conjuntivo subjacente.
c)       O epitélio que recobre a mucosa de revestimento se diferencia do epitélio da gengiva pela ausência da camada córnea.

d)      Assim como o epitélio oral e o epitélio de sulco, o epitélio juncional esta constantemente sendo renovado por meio da divisão celular da camada basal

QUESTÃO 4:
4. (Pref. De Lagoa de prata/MG – FGR – 2012): Leia os Itens Abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I. O osso alveolar constitui em conjunto com o cemento e o ligamento periodontal o aparelho de inserção dos dentes, cuja principal função é distribuir e absorver as forças geradas pela mastigação e outros contatos dentários.
II. A arquitetura das trabéculas ósseas do osso esponjoso é determinada geneticamente e também pelas forças a que os dentes estão expostos durante a função.
III. O osso compacto que reveste o alvéolo é perfurado por numerosos canais de harvers, através dos quais vasos sanguineos, linfativos e fibras nervosas passam do osso alveolar para o ligamento periodontal.
IV. O osso alveolar se renova constantemente em resposta as demandas funcionais. Durante o processo de remodelação os osteoclástos reabsorvem tanto as substâncias orgânicas e inorgânicas do osso alveolar, enquanto os osteoblastos produzem a matriz óssea que sofre mineralização pelo depósito de minerais como o cálcio e o fosfato.
a)      Todos os itens são corretos
b)      Os itens II e II estão corretos
c)       Os itens I, II e IV estão corretos
d)      Os itens I e II estão corretos

QUESTÃO 5:
5. (Pref. De Princesa isabel/PB – Metta – 2012): Quando a margem de uma restauração é colocada subgengivalmente dificultará a higiene, levando a um acumúlo de biofilme e proliferação bacteriana, interferindo assim, no espaço biológico. Diante disso, quais a estruturas periodontais que compõem o espaço biológico:
a)      Sulco gengival, gengiva marginal e sulco marginal
b)      Sulco gengival, epitélio juncional e inserção conjuntiva
c)       Crista marginal, epitélio juncional e gengiva marginal
d)      Gengiva inserida, mucosa alveolar e inserção conjuntiva
e)      Gengiva marginal, sulco marginal e gengiva inserida

QUESTÃO 6:
6. (Pref. De Caruaru /PE – IPAD – 2012): Em relação ao espaço biológico periodontal, analise as afirmativas abaixo:
I. As estruturas que formam o espaço biológico são o ligamento epriodontal, gengiva e o epitélio juncional.
II. O espaço biológico é formado pelo sulco gengival, epitélio juncional e inserção conjuntiva.
III. A junção cement-esmalte é o parâmetro para avaliação do espaço biológico.
IV. A distância que vai da crista óssea até o fundo do sulco gengival é chamada de biológica.
Estão Corretas:
a)      1 e 3, apenas.
b)      2 e 4, apenas.
c)       3 e 4, apenas.
d)      1, 2, 3 e 4.
e)      2, apenas.

QUESTÃO 7:
7. (Pref. De Linhares – FUNCAB – 2011): O tecido conjuntivo é o componente tecidual predominante na gengiva e do ligamento periodontal. O constituinte principal que representa 60% do volume do tecido conjuntivo é:
a)      O Fibroblasto.
b)      A fibra colágena.
c)       O vaso Sanguíneo.
d)      O nervo.
e)      A matriz.

QUESTÃO 8:
8. (Pref. De Ribeirão das Neves – FUNDEP – 2015): Fibras do tecido conjuntivo são produzidas pelos fibroblastos e são classificadas em. EXCETO.
a)      Fibras  colágenas
b)      Fibras reticulares
c)       Fibras Oxitalânicas
d)    Fibras Perpendiculares

QUESTÃO 9:
9. (Pref. De Conceição/PB – MSCONCURSOS – 2012): O ligamento periodontal é composto por um tecido conjuntivo ricamente vascularizado e altamente celular que circunda a raiz e a liga à parede interna do osso alveolar. As funções do ligamento periodontal podem ser divididas em física, formadora e remodeladora, nutricional e sensorial. Quanto às funções do ligamento periodontal temos:
I. São funções físicas do ligamento periodontal: Transmitir as forças oclusais ao osso, fixar o dente ao osso, manter os tecidos gengivais em suas relações adequadas aos dentes, resistir aos impactos das forças oclusais.
II. Células do ligamento periodontal participam da formação e reabsorção do cemento e osso, que ocorrem na movimentaçção fisiológica do dente, na acomodação do periodonto às forças oclusais e no reparo de lesões.
III. O ligamento periodontal fornece nutrição para o cemento e a gengiva através de vasos sanguíneos, e é responsável pela drenagem linfática. É abundantemente suprido por fibras nervosas sensoriais, capazes de detectar sensação táctil, de pressão e de dor através dos ramos do trigêmeo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a)      Apenas a I
b)      Apenas a II
c)       Apenas a III
d)      Apenas a I e a II
e)      I, II e III
ATENÇÃO! Logo abaixo desta imagem se encontrará as respostas para as questões deste post!

GABARITO:
QUESTÃO 1: LETRA A
Depois de acompanhar esta aula, essa se torna uma questão bem simples, mas caso você não tivesse visto este conteúdo antes, talvez essa divisão ficasse um pouco complicada. Mas, o periodonto de sustentação é composto por cemento radicular, osso alveolar e ligamento periodontal (como citados na letra A). Enquanto, os tipos gengivais compõe o periodonto de proteção.

QUESTÃO 2: LETRA B
Alternativa 1: Descreve perfeitamente a gengiva marginal, que circunda o dente sem ficar unida a ele. (verdadeira)
Alternativa 2: Dá a definição perfeita de sulco gengival, espaço que fica entre o dente e o epitélio de sulco que reveste a gengiva marginal livre internamente. (verdadeira)
Alternativa 3: A gengiva inserida se adere MUITO ao periósteo através das fibras colágenas, o que proporciona rigidez para este tecido. (falsa)
Alternativa 4: Gengiva interdental é o tecido gengival que fica entre os dentes, sendo composta por uma mistura de tecidos da gengiva marginal livre e da gengiva inserida.

QUESTÃO 3: LETRA B
Essa questão te faz pensar um pouco e raciocinar sobre o conteúdo que foi passado nesta aula.
Mas, a alternativa A é correta, pois retrata perfeitamente as divisões do epitélio oral.
A alternativa B acaba sendo a incorreta pois as cristas epiteliais estarão presentes apenas no epitélio oral e no epitélio de sulco, enquanto que no epitélio juncional elas estarão ausentes.
Alternativa C é correta pois camada córnea esta presente em tecidos epiteliais que possuem queratina, o que é muito comum em epitélios que sofrem ação mecânica como o epitélio gengival.
Alternativa D também é correta pois qualquer tecido epitelial necessita de renovação, o que não é diferente com os epitélios gengivais. Além disso, a descamação e renovação proporciona proteção extra aos tecidos epiteliais.

QUESTÃO 4: LETRA C
Alternativa 1: Descreve perfeitamente as principais funções do periodonto de sustentação
Alternativa 2: O osso esponjoso e compacto tem sua forma e volume determinados geneticamente e também pelas forças a que o tecido ósseo sofre durante a vida da pessoa. Por isso, quando o dente é perdido, o tecido ósseo regride.
Alternativa 3: Esta alternativa é uma pegadinha de histologia, pois os canais onde passam os vasos sanguineos e fibras nervosas são conhecidos como canal de Volkman e não de Harvers. No vídeo existe uma pequena errata onde eu falo que os canais de Harvers não estão presentes no osso compacto, no entanto, isto é incorreto, ambos os canais se encontram no osso compacto, mas vai ser nos canais de Volkman a passagem dos vasos sanguineos e nervos.
Alternativa 4: Descreve perfeitamente o processo de remodelação óssea, onde os osteoclastos reabsorvem o tecido ósseo e os osteoblastos secretam a matriz. Inclusive, é através deste principio que os tratamentos de ortodontia são realizados.

QUESTÃO 5: LETRA B
O espaço biológico é formado pelo sulco gengival, inserção conjuntiva e epitélio juncional, descartando as outras opções. Apenas peço atenção ao conceito de DISTÂNCIA biológica, que é formada apenas pelo epitélio juncional e inserção conjuntiva.

QUESTÃO 6: LETRA B
Alternativa 1: O ligamento periodontal não faz parte do espaço biológico (falsa)
Alternativa 2: Descreve perfeitamente os componentes do espaço biológico (verdadeira)
Alternativa 3: A junção cemento-esmalte é um ponto de referência para avaliar a perda de inserção do dente e não o espaço biológico (falsa)
Alternativa 4: Descreve perfeitamente o conceito de distância biológica, que é formada apenas pelo epitélio juncional e inserção conjuntiva (verdadeira)
  
QUESTÃO 7: LETRA B
Apesar de os fibroblastos serem as células em maior quantidade no tecido conjuntivo, os maiores componentes presentes neste tecido serão as fibras colágenas, que são secretadas pelos fibroblastos. O conjuntivo é rico em vasos sanguineos e nervos, mas ainda assim estas estruturas são superadas em quantidade pelas fibras colágenas.

QUESTÃO 8: LETRA D
Como visto anteriormente na nossa aula, estão presentes no tecido conjuntivo as fibras oxitalânicas, reticulares e colágenas, no entanto, não existe nenhuma fibra conhecida como fibra perpendicular.

QUESTÃO 9: LETRA E
Todas as alternativas desta questão são corretas. Inclusive você pode usá-la como fonte de informação para estudar mais ainda sobre o assunto discutido nessa aula. Como tudo está descrito perfeitamente, a questão fala por si só. :)

Se você foi guerreiro de acompanhar esta aula até aqui e gostou do conteúdo, não se esqueça de se inscrever no canal do Youtube! Muitas aulas como estas estão sendo produzidas por lá e assim você pode ter acesso a todas elas. Obrigado e até a próxima!<