Futuro Dentista, Você Pode Sair da Faculdade Sem Saber Tudo

Eu no início das práticas de laboratório

É inegável, a odontologia tem uma curva de aprendizado super complexa. Aprendi isso da maneira mais crua possível, quando começaram as práticas laboratoriais de dentística e endodontia, na 5ª fase da faculdade.

Confesso que demorei até aprender os procedimentos básicos das duas disciplinas, mas afinal, as aulas com manequins serviam para isso e sai delas muito melhor do que entrei. Contudo,nesta época, tudo que eu ouvia era "no paciente é mais difícil, se tu não consegue fazer o procedimento aqui, só lamento". Pois é, professores de odontologia costumam ser péssimos motivadores.

Um semestre depois, iniciei a prática com os procedimentos básicos nos pacientes e neste período, acreditava que, com o conhecimento laboratorial, mais o conhecimento que eu conseguiria atendendo pacientes "de verdade", daqui a 2 anos (tempo que faltava para me formar), seria um dentista completo, que conseguiria fazer quase todos os tratamentos. Pequena ilusão.

Apesar de ter me formado em uma faculdade ótima, alguns procedimentos na clínica eram feitos quase diariamente e outros abandonados. Por exemplo, eu tive que fazer MUITAS próteses para me formar e esta era a disciplina que mais ocupava espaço na produção dos alunos. Além disso, dentística foi um outro procedimento que peguei familiaridade, no entanto, tratamentos de oclusão e endodontia, foram feitos poucas vezes por mim.

Naturalmente, ao me formar, me sentia muito melhor fazendo próteses e restaurações do que placas de bruxismo.
Acho que vou te encaminhar...
Bom, já recebi várias mensagens de futuros dentistas que não se sentem bem fazendo determinados procedimentos. E estou escrevendo este texto e contando um pouco da minha história, porque isso é EXTREMAMENTE NORMAL. É impossível sair da faculdade sabendo fazer tudo, ainda mais quando o assunto é odontologia.


Acredito que a faculdade te proporcione conhecimento suficiente para ir atrás de mais conhecimento. O seu crescimento profissional não vai estagnar assim que se formar e você não será um dentista ruim por não saber tudo. Por isso, não se sinta inseguro se não conhecer muito algum tipo de procedimento, apenas estude o suficiente e, se necessário, converse com outros dentistas sobre o tratamento a ser feito. Caso ache o caso complexo demais, simplesmente encaminhe para outro dentista e se possível acompanhe o tratamento sendo executado.

Em dois dias trabalhando em uma clínica com grande fluxo de pacientes eu atendia mais pessoas do que em um semestre inteiro na faculdade, por isso, fique tranquilo, você ainda tem muito que aprender e crescer assim que se formar.

Quando estava na metade deste texto, lembrei de um parente meu que é engenheiro civil e que está para se aposentar. Em uma conversa ele me falou "agora, depois de todo esse tempo trabalhando é que sinto que sou um engenheiro de verdade e entendo REALMENTE do assunto".

Dê tempo ao tempo e pare de se cobrar tanto. ;)

Abraços, 
André Martins - Arriba Dentista