Introdução à Anatomia Dental Parte #2 - Divisão dos Dentes em Terços e Numeração dos Dentes Permanentes e Decíduos

Introdução à Anatomia Dental

Olá, seja bem vindo a segunda parte da nossa aula de introdução à anatomia dental.

Hoje nós iremos falar sobre a divisão dos dentes em terços e também de como funciona a numeração dos dentes decíduos e dos dentes permanentes, assuntos extremamente importantes antes para a sua prova prática e teórica de anatomia dental.

Para uma melhor didática, nós iremos começar conversando sobre a divisão dos dentes em terços e, depois iremos para a numeração dos dentes permanentes e dos dentes decíduos.

Divisão dos Dentes em Terços:


Semelhante a divisão dos dentes em faces, bordas e ângulos, a divisão dos dentes em terços irá servir para padronizar a comunicação entre dentistas. Assim, um dentista pode se comunicar com outro, ou registrar os casos em prontuários de uma maneira de fácil entendimento para outros profissionais.

Como exemplo, podemos falar que o nosso paciente sofreu uma fratura na borda incisal do dente 22. Ou que o paciente possui uma cárie no terço oclusal da face mesial do dente 36. Talvez pareça algo complicado agora, mas a explicação abaixo vai te esclarecer tudo e, você verá que com o passar do tempo, utilizar estes termos fica algo automático.

Bom, para a nossa divisão em terços das faces dentais, nós podemos utilizar linhas horizontais ou verticais.

As linhas horizontais irão dividir a coroa nos terços cervical, médio, oclusal/incisal; Podendo ser usadas também para divisão da raiz.

Já as linhas no sentido vertical dividem a coroa nos terços mesial, médio e distal ou vestibular, médio ou lingual. Neste caso, o nome dos terços irá depender da face que estamos analisando.
Divisão dos dentes em terços com linhas horizontais
Agora, como você pode ver nas imagens, temos a divisão das faces dentais com o uso de linhas horizontais. Estas linhas, como já mencionado, dividem o dente nos terços cervical, médio e oclusal/incisal.

Observe nas nossas representações, que o terço cervical fica mais perto do colo do dente, o terço médio representa a porção central da face que está sendo analisada e o terço incisal é referente a parte da face mais próxima da face incisal. Vale destacar que nos posteriores, o terço incisal seria substituído por terço oclusal.

Além disso, as linhas horizontais também podem ser utilizadas para a divisão radicular, segmentando a raiz nos terços cervical (mais perto do colo do dente), médio (referente a porção mais central da raiz) e apical (referente ao ápice/ponta da raiz).

Divisão dos dentes em terços com linhas verticais

E além das linhas horizontais, nós podemos ter a divisão da coroa com linhas horizontais, mas aqui as coisas mudam um pouco.

Por exemplo, caso a face a ser dividida com as linhas horizontais seja uma face livre (vestibular ou lingual), nós teremos a divisão desta face em terços distal (mais perto da borda distal), terço médio (referente a porção mais central da face) e terço mesial (mais perto da borda mesial da face livre).

Mas, caso a face analisada seja uma das proximais (mesial ou distal), nós teremos a divisão do dente em terços vestibular (mais perto da borda vestibular), terço médio (porção mais central da face) e terço lingual (mais perto da borda lingual).


Numeração dos Dentes:


E além da divisão em faces, ângulos, bordas e terços, cada dente irá ter um número, sendo a notação dental, um método que facilita bastante a comunicação entre dentistas e que grande parte dos profissionais utilizam no dia-a-dia.

Por exemplo, eu não vou falar que o paciente tem uma cárie no terço mesial, da face oclusal do primeiro molar inferior direito (tente mentalizar isto para ver se entendeu bem a divisão dos dentes em terços). A maneira mais correta para se comunicar é que o paciente possui uma cárie no terço mesial da face oclusal do dente 46.

Por isso, é essencial você saber diferenciar os dentes por números, sem falar que isto também será cobrado na sua prova prática e teórica de anatomia dental.

Diante disto, vale destacar que a numeração dos dentes muda um pouco, dependendo se você está analisando um dente permanente ou um dente decíduo.

Numeração dos Dentes Permanentes:


Para os dentes permanentes, a arcada é dividida em 4 quadrantes (numerados de 1 a 4) e os dentes irão receber números de 1 a 8.

Já nos dentes decíduos, a arcada também é dividida em 4 quadrantes, mas estes quadrantes serão numerados de 5 a 8 e os dentes irão receber um número de 1 a 5.

Divisão em quadrantes para numeração dos dentes permanentes
E para que a classificação em números fique mais tranquila de ser comprendida, nós primeiro temos de entender como que funciona a divisão da arcada em quadrantes. Diante disto, nas imagens, você pode ver que o quadrante superior direito é o número 1, o superior esquerdo o número 2, o inferior esquerdo número 3 e o inferior direito número 4.
Divisão em números dos dentes e dos quadrantes para numeração dos dentes permanentes

Numeração dos dentes permanentes resumida
Diante disto, nós iremos ter a numeração de cada dente, onde o incisivo central é representado pelo número 1, o incisivo lateral pelo número 2, o canino pelo número 3, o primeiro pré-molar pelo número 4, o segundo pré-molar pelo número 5, o primeiro molar pelo número 6, o segundo molar pelo número 7 e o terceiro molar pelo número 8.

Assim, se eu estiver falando do segundo molar (número 7) superior esquerdo (lembre-se que o quadrante superior esquerdo é representado pelo número 2), nós teremos o dente 27.

O Canino (número 3) inferior esquerdo (quadrante número 3) é representado pelo número 33.

O segundo pré-molar (número 5) inferior direito (quadrante número 4) é representado pelo número 45.

E por ai se segue a numeração dental dos dentes permanentes, como você pode ver esquematizado nas imagens acima.

Numeração dos Dentes Decíduos:


Divisão em números dos dentes e dos quadrantes para numeração dos dentes decíduos
Resumo da numeração dos dentes decíduos

E como você pode observar acima, nós iremos ter um esquema de numeração bem semelhante para os dentes decíduos, com algumas pequenas mudanças.

Para notação dos decíduos, o quadrante superior direito é representado pelo número 5, o quadrante superior esquerdo pelo número 6, o quadrante inferior esquerdo pelo número 7 e o quadrante inferior direito pelo número 8.

Lembrando que nos decíduos nós não iremos ter os pré-molares, o que altera a numeração destes dentes. Assim, o incisivo central é representado pelo número 1, o incisivo lateral pelo número 2, o canino pelo número 3, o primeiro molar pelo número 4 e o segundo molar pelo número 5.

Diante disto, se o dente mencionado for o primeiro molar (número 4) superior direito (quadrante 5), nós teremos o dente 54.

Se nós estivermos conversando sobre o canino (número 3) inferior direito (quadrante 8), nós iremos ter o dente 83.

E caso o dente mencionado seja o incisivo lateral superior esquerdo decíduo, nós iremos ter o dente 62.

E a numeração dos dentes decíduos segue desta maneira, semelhante a dos permanentes, com alterações apenas na numeração dos quadrantes e dos molares, visto que, como mencionado, nós não temos pré-molares na dentição decídua.

Introdução à Anatomia Dental Parte #2 - Aula em Vídeo:


Bom, por hoje era isto, mas vale lembrar que tenho esta aula disponível também em vídeo, que você pode acessar logo abaixo.


Para Te Salvar na Prova Prática...


Para encerrar esta aula, vale lembrar que você pode fazer o download de tabelas resumidas para impressão que possuem as características de cada um dos dentes da arcada dental.

Estas tabelas foram organizadas de maneira simples e didática para que você tenha elas em mãos na hora de estudar para a prova prática. Com certeza este material vai facilitar demais os seus estudos de anatomia dental.

São mais de 50 tabelas resumidas para você e, logo abaixo, você encontra exemplificada uma das tabelas com as características dos incisivos centrais superiores.
Tabela resumida com as características do incisivo central superior
Apenas lembrando que as tabelas possuem um valor simbólico, de R$ 4,90, acessível para qualquer estudante; Um valor bastante baixo perto da facilidade de estudo que você terá nas suas aulas práticas, sem falar que o material também pode te ajudar no estudo do conteúdo teórico.

Para fazer o download do material resumido, é só clicar no botão abaixo:
.
Abraços e até a próxima!
André Martins - Arriba Dentista