Aula de Anatomia Dental - Incisivo Central Inferior - Dente 31 e 41

Aula de Anatomia Dental - Incisivo Central Inferior

E ai, tudo bom com você? Seja bem vindo a mais uma aula de anatomia dental!

Hoje iniciaremos a discussão sobre a anatomia dos dentes inferiores. Nas aulas anteriores, estudamos a anatomia de todos os dentes anteriores superiores, o Incisivo Central Superior, Incisivo Lateral Superior e Canino Superior, contudo, antes de prosseguimos para a anatomia dos dentes posteriores, é legal completarmos a discussão dos dentes que se posicionam mais para frente na arcada, cuja anatomia é mais simples.

Por isso, o primeiro dente inferior que estudaremos será o Incisivo Central Inferior. Como em todas as aulas, primeiro iremos ver com quais dentes o Incisivo Central Superior se parece e, depois, iremos discutir as características anatômicas deste dente.

Como Diferenciar o Incisivo Central Inferior de Outros Dentes:


O Incisivo Central Inferior é considerado o dente mais simétrico de toda arcada dentária, por isso as características anatômicas dele devem ser estudadas com muito cuidado.

Assim, o primeiro passo para estudo da anatomia do Incisivo Central Inferior é saber que nós temos um Incisivo Central Inferior em mãos, diferenciando ele de outros dentes.

Como em todos os incisivos, o Incisivo Central Inferior terá uma coroa de formato trapezoidal, no entanto, ela vai ter uma dimensão mesiodistal muito menor do que no Incisivo Central Superior, o qual terá características mais robustas e uma raiz bastante cônica (a raiz do Incisivo Central Inferior é achatada mesiodistalmente).
Diferenças anatômicas entre os incisivos
Nas imagens acima também podemos observar que o Incisivo Central Inferior tem uma anatomia bem diferente da anatomia do Incisivo Lateral Superior. Enquanto este dente terá um ângulo distoincisal muito arredondado (característica bastante debatida na nossa outra aula), o Incisivo Central Inferior apresentará as bordas mesial e distal quase retilíneas e ângulos mesio e distoincisal bem mais fechados.

Por último, o Incisivo Central Inferior é bastante semelhante com o Incisivo Lateral Inferior. Ambos os dentes terão a largura mesiodistal da face vestibular bastante semelhante. Mas então, como diferenciá-los?
Diferenças entre Incisivo Central Inferior e Incisivo Lateral Inferior

As bordas mesial e distal da face vestibular do Incisivo Lateral Inferior são bem inclinadas, enquanto no Incisivo Central Inferior elas serão mais retilíneas. Além disso, o ângulo distoincisal do Incisivo Lateral Inferior se apresentará mais arredondado e se posicionará mais para a face lingual do que no Central Inferior, onde o ângulo distoincisal não é girado distolingualmente. Note estas características nas imagens acima.

Agora que você já sabe como diferenciar o Incisivo Central Inferior de outros dentes, vamos para as características individuais deste elemento.

Face Vestibular - Incisivo Central Inferior:


A altura da face vestibular do Incisivo Central Inferior tem formato trapezoidal, com altura maior do que a largura. No terço cervical, a face vestibular é convexa, mas se torna plana nos terços médio e incisal.

Os ângulos mesio e distoincisal são pouco arredondados e, além disso, as bordas mesial e distal são quase retas, convergindo de forma discreta para a cervical do dente.  Apesar disso, a borda mesial ainda tende a ser levemente mais alta que a distal, cujo ângulo distoincisal será um pouco mais arredondado.

As características da face vestibular devem ser avaliadas com atenção

Devido a esta simetria, considero o Incisivo Central Inferior um dos dentes mais difíceis de ter a anatomia avaliada, por isso, tudo deve ser analisado com bastante atenção.

Face Lingual - Incisivo Central Inferior:


A face lingual é levemente côncava e mais estreita que a vestibular, devido a convergência das proximais para a lingual, isto faz com que esta porção do dente tenha um formato quase triangular.
Cristas Marginais em verde / Cíngulo em Azul / Fossa lingual em vermelho

O Incisivo Central Superior tem as estruturas da face lingual expostas de forma discreta no dente, assim, as cristas marginais são pouco perceptiveis e o cíngulo bastante baixo, fazendo com que a fossa lingual seja uma depressão raza.

Faces Proximais - Incisivo Central Inferior:


Como em todos os incisivos as faces mesial e distal tem formato triangular. Ambas as faces possuem borda incisal inclinada para a lingual em relação ao longo eixo do dente, o que faz com que os dois terços incisais da coroa estejam inclinados em direção a face lingual.

Destaque para a curvatura da linha cervical

Nos terços médio e cervical, as faces proximais são quase planas, se tornando convexas no terço incisal. Além disso, nos Incisivos Centrais Inferiores, a linha cervical mesial será bastante fechada, ocupando quase um terço da dimensão da coroa, ao contrário da linha cervical distal, que será mais aberta.

[Observe com atenção nas imagens acima: A inclinação das bordas incisais para a lingual, a curvatura da linha cervical mesial e o formato triangular das proximais]

Raiz - Incisivo Central Inferior:


A raiz dos Incisivos Centrais Inferiores é sulcada, devido ao achatamento no sentido mesiodistal, fazendo com que o dente tenha uma dimensão vestibulolingual maior que a mesiodistal. 

Anatomia radicular do Incisivo Central Inferior
Apesar da raiz do incisivo central inferior ser bastante retilínea, o sulco distal costuma ser mais profundo que o sulco mesial. No entanto, esta é uma característica que deve ser analisada com cuidado, pois pode variar de dente para dente. Por isso, recomendo que a profundidade dos sulcos seja analisada somente para confirmar o que foi visto nas outras faces ou caso a análise das outras características tenha trazido alguma dúvida.

Videoaula de Anatomia Dental - Incisivo Central Inferior:


Caso seja de sua preferência nós temos o artigo acima disponível também na versão em vídeo, que você pode assistir logo abaixo.


Resumo de Anatomia Dental - Tire 10 na Prova Prática:


Além de todo o conteúdo em vídeo e em texto, você ainda pode fazer o download de tabelas resumidas de anatomia dental prontas para impressão.

São mais de 50 tabelas com as principais características anatômicas dos dentes e todo o material foi feito com a intenção de facilitar o seu estudo prático de anatomia dental, tornando ele algo mais leve e tranquilo.

Abaixo, você encontra o exemplo da tabela que fala das características anatômicas da face vestibular e lingual/palatina do Incisivo Central Superior:
São mais de 50 tabelas disponíveis para download
Para download do material, é só clicar no botão abaixo:
.
Bom, por hoje era isso, te espero na nossa próxima aula, onde iremos conversar sobre a anatomia dos incisivos laterais inferiores.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista