Aula de Anatomia Dental - Anatomia do Incisivo Lateral Inferior - Dentes 32 e 42

Aula de Anatomia Dental - Incisivo Lateral Inferior

Olá, tudo bom com você?

Seja bem-vindo a mais uma aula de anatomia dental e desta vez nós iremos falar sobre a anatomia do incisivo lateral inferior. Como iremos ver, por possuir características mais marcantes, o estudo da anatomia do incisivo lateral inferior é mais tranquilo do que o estudo da anatomia do dente mais simétrico de toda a arcada, o incisivo central inferior.

Diferenças Entre o Incisivo Lateral Inferior e Outros Dentes:


Inicialmente, para o seu estudo, é importante você saber diferenciar o incisivo lateral inferior de outros dentes da arcada. E, eu gostaria de iniciar a minha explicação com esta imagem:

Diferenças entre os incisivos superiores e o incisivo lateral inferior
O incisivo lateral inferior tem uma largura menor da face vestibular
Os ângulos mesio e distoincisal são essenciais no estudo dos incisivos

A imagem acima permite que a gente compare o incisivo lateral inferior com os incisivos superiores e, você pode perceber que todos os dentes analisados possuem face vestibular de formato trapezoidal. No entanto, a face vestibular do incisivo central superior e do incisivo lateral superior vai ter uma largura/distância mesiodistal maior do que no incisivo lateral inferior.

Além disso, os incisivos superiores serão dentes robustos e com um volume maior do que o incisivo lateral inferior. Isto é bastante perceptível quando nós analisamos a raiz destes dentes, visto que o incisivo lateral inferior apresenta uma raiz achatada no sentido mesiodistal.

E, para diferenciar o incisivo lateral inferior dos incisivos superiores, nós também podemos estar analisando os ângulos mesio (apontado em azul) e distoincisal (apontado em vermelho) destes dentes. Como você pode ver na última imagem acima, o incisivo lateral inferior possui ângulos mais fechados, do que os outros dentes, o que é bastante visível quando analisamos o ângulo distoincisal do incisivo lateral superior, o qual possui um arredondamento bem característico.
O Incisivo lateral inferior possui MUITAS semelhanças com o incisivo central inferior
E, bom, além de apresentar semelhanças com os incisivos superiores, o incisivo lateral inferior também irá ter características parecidas com o incisivo central inferior. Contudo, o incisivo lateral inferior, costuma ser um dente maior e também ter bordas mesial e distal (da face vestibular) mais inclinadas, o que é complementado por uma maior curvatura do ângulo distoincisal, que estará girado para a face lingual.  

Note como o ângulo distoincisal do incisivo lateral inferior é girado para a lingual

Bom, agora que você já sabe diferenciar o incisivo lateral inferior de outros dentes da arcada, chegou a hora do estudo das características individuais deste dente, cuja análise irá te permitir avaliar se o incisivo lateral que você tem em mãos fica do lado direito ou esquerdo da arcada.

Incisivo Lateral Inferior - Face Vestibular:

Incisivo Lateral Inferior - Face Vestibular
O incisivo lateral inferior segue a receita de bolo padrão e respeita as características mencionadas na aula de “Características Comuns de Todos os Dentes”. Assim, ao se analisar a face vestibular do incisivo lateral inferior, é possível ver que a borda distal é mais curvada e um pouco menor que a borda mesial e o ângulo distoincisal é mais arredondado do que o ângulo mesioincisal. 

Além disso, como mencionado no início deste artigo, a face vestibular do incisivo lateral inferior irá ter formato trapezoidal, no entanto está não é uma característica comum de todos os dentes.

Incisivo Lateral Inferior - Face Lingual:

Incisivo Lateral Inferior - Face Lingual
Para iniciar o estudo da face lingual deste dente, vale destacar que o incisivo lateral inferior terá as mesmas estruturas padrões dos outros incisivos, então neste dente, podemos observar na face lingual a presença da fossa lingual, cristas marginais e do cíngulo. Todas estas estruturas estarão bem mais evidentes do que no incisivo central inferior.

Além disso, no estudo da face lingual, a característica mais importante de todas é: o cíngulo do incisivo lateral inferior é deslocado para a distal.Isto permite que você descubra se o dente que você está estudando é um dente 32 ou um dente 42.

Incisivo Lateral Inferior - Face Mesial e Face Distal:

Incisivo Lateral Inferior - Face Mesial e Distal
As faces proximais do incisivo lateral inferior terão formato triangular, com base voltada para a cervical (como em todos os outros incisivos). E, além disso, a curvatura da linha cervical mesial será mais fechada que a curvatura da linha cervical distal, no entanto, bastante atenção na análise das linhas cervicais, visto que muitos dentes possuem pouca ou nenhuma diferença entre o lado mesial e distal.

E, pela face distal, principalmente, é possível observar como o ângulo disto incisal do incisivo lateral inferior é girado para a lingual, contudo, isto é melhor avaliado ao se olhar o dente pela face incisal, como mostra a imagem abaixo.

Incisivo Lateral Inferior - Anatomia Radicular:

.
O sulco distal da raiz é mais profundo do que o sulco mesial

Para encerrar esta aula, nós iremos estudar as características da raiz do incisivo lateral inferior. E, como podemos observar nas imagens acima, a raiz do incisivo lateral inferior será curvada LEVEMENTE para a distal, no entanto, esta é mais uma característica que deve ser analisada com atenção.

Além disso, como mencionado no início desta aula, a raiz do incisivo lateral inferior será achatada mesiodistalmente, o que faz com que ela seja sulcada e, o sulco do lado distal, costuma ser mais profundo do que o do lado mesial.

Aula de Anatomia do Incisivo Lateral Inferior em Vídeo:


Lembrando que este artigo também está disponível em vídeo, que você pode acessar logo abaixo.


Resumo de Anatomia Dental em Tabelas:


Além de todo o conteúdo disponibilizado neste artigo e em vídeo, você também pode fazer o download de tabelas com toda a anatomia dental resumida. Estas tabelas foram preparadas para impressão, com o objetivo de facilitar o seu estudo para a prova prática de anatomia dental. Abaixo segue o exemplo de uma das tabelas com a anatomia da face vestibular do Incisivo Central Superior:
Exemplo de uma das tabelas disponíveis

As tabelas posuem um valor simbólico, mas bastante acessível. Para o download de todas as tabelas (são mais de 50), é só clicar no botão abaixo.
.
Bom, por hoje era isso. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários ou me enviar no Instagram (@arribadentista).

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista