Questão Comentada #3 - Lista de Exercícios FGV #1 - Concurso Odontologia

 


E ai, tudo bom com você?!

Seja bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público de odontologia retirada da nossa lista de exercícios com 10 questões da banca FGV!

Esta lista está postada aqui no blog e você pode fazer o download direto e sem cadastro deste material em PDF CLICANDO AQUI!

E hoje, a questão de número 3 desta lista fala sobre a técnica da dissociação radiográfica, também conhecida como técnica de Clark. Logo acima a questão está comentada em vídeo e, abaixo, você encontra o comentário por escrito!

BONS ESTUDOS!

Questão 3.
Dentista – Câmara de Salvador (BA) – 2018 – FGV.
A avaliação de uma radiografia panorâmica de um paciente de 13 anos revelou o elemento 23
incluso com retenção prolongada do decíduo (63). O cirurgião-dentista realiza então duas
tomadas periapicais do elemento 23 com o cabeçote de raios X em duas diferentes posições.

A avaliação das duas radiografias mostrará que, se o canino incluso está:

A) Na linha da arcada, ele parecerá ter se movido na direção oposta ao cabeçote de raios X
B) Vestibularmente posicionado, ele parecerá ter se movido na mesma direção que o cabeçote
de raios X
C) Posicionado palatinamente, ele parecerá ter se movido na mesma direção que o cabeçote
de raios X
D) Na linha da arcada, ele parecerá ter se movido na mesma direção que o cabeçote de raios X
E) Posicionado palatinamente, ele parecerá ter se movido na direção oposta ao cabeçote de
raios X 

RESPOSTA.
Técnica de clark representação

A técnica de clark é uma técnica radiográfica feita através de duas tomadas radiográficas. A primeira é feita em angulação normal, também conhecida como ortoradial, enquanto a segunda é feita a partir de uma dissociação mesio ou distoradial.

Tanto a dissociação mesio quanto a distoradial representam mudanças na angulação horizontal do feixe de raio x, o que resulta em uma mudança da relação em que as estruturas se apresentam na imagem radiográfica. Assim, a partir disso, coisas que antes estavam escondidas, se tornam visíveis.

Por isso, a técnica de clark é indicada para dissociação radicular em endodontia e localização de dentes inclusos, patologias e corpos estranhos em mandíbula e maxila.

E, como você pode ver logo acima, a nossa questão questiona em relação a localização do dente 23 que se encontra incluso. E, na técnica de clark, através de uma análise da maneira que as estruturas se apresentam na imagem radiográfica, após a dissociação, o dentista consegue concluir se o objeto/estrutura avaliada está localizada mais para a palatina ou para lingual.

Isto funciona da seguinte maneira:
Caso a estrutura avaliada se mova para a mesma direção do feixe de raio x, isto quer dizer que ela está localizada mais para a lingual/palatina.

Caso a estrutura avaliada se mova para a direção contrária do feixe de raio x, isto quer dizer que ela está localizada mais para a vestibular.

RESPOSTA CORRETA: Letra C

Concurso Público de Odontologia - Conquiste sua Aprovação!

Antes de trabalhar no sistema público de saúde, eu não sabia por onde estudar para as minhas provas de concurso, o que me deixava extremamente ansioso e desmotivado. Por isso, foi pensando em facilitar a vida de outros concurseiros que iniciei a produção de conteúdo na internet e, depois de 2 anos, terminei de escrever meu primeiro ebook com 101 questões comentadas de concurso público de odontologia.

Este ebook tem questões de dentística, endodontia e periodontia e foi escrito com o objetivo de te guiar entre os assuntos mais cobrados destas disciplinas nas provas de concurso, para que você conquiste a tão sonhada aprovação. As questões são explicadas de forma simples e os temas não se repetem!

Lembrando que os leitores do blog tem 25% de desconto neste material com o cupom "arribablog" (sem aspas) e que através deste código, o livro sai por menos de 10 reais! Para fazer o download do ebook, é só clicar na imagem abaixo!