Questão Comentada #1 - Lista de Exercícios FGV #1 - Concurso Odontologia

 

Na semana passada aqui no blog, foi disponibilizada a nossa primeira lista de exercícios de concurso público de odontologia da FGV, com 10 questões que falam sobre vários assuntos bastante cobrados nas provas desta banca.

E hoje, nós iremos iniciar a resolução de cada uma das questões desta lista! Lembrando que você pode fazer o download direto e sem cadastro da lista em PDF CLICANDO AQUI!

A nossa primeira questão fala sobre exames diagnósticos em patologia bucal e, logo acima, você encontra a resposta comentada em vídeo, mas caso seja de sua preferência, a questão se encontra comentada por escrito logo abaixo neste post. 

BONS ESTUDOS! 

Questão 1.
Dentista Esp. Em Odontologia Hospitalar – FUNSAUDE (CE) – 2021 – FGV.
Assinale a opção que apresenta o exame complementar mais indicado em casos de lesões orais nos
tecidos moles que sejam pequenas, com características benignas, exofíticas e de fácil acesso.

A) PAAF
B) Vitroscopia
C) Biópsia incisional
D) Biópsia excisional
E) Ultrassonografia

RESPOSTA.
Diferenças entre biópsia incisional e excisional
A biópsia é um procedimento no qual se colhe uma amostra de tecido ou células para estudo em laboratório. Grande parte das lesões bucais necessitam de biópsia para confirmação do diagnóstico, visto que várias patologias são semelhantes clinicamente. Por exemplo, o Nevo Branco Esponjoso, Líquen Plano e a Leucoplasia se apresentam como lesões esbranquiçadas. Diante disso, a análise dos aspectos clínicos, etiológicos e histopatológicos (obtidos a partir da biópsia) devem ser considerados para que o diagnóstico seja conclusivo.

Em odontologia, as biópsias geralmente são recomendadas para lesões que não cicatrizaram após 15 dias e que se apredentam como erosões, fissuras, nódulos, úlceras, áreas eritematosas, áreas esbranquiçadas e áreas brancas que envolvem áreas vermelhas.

A biópsia pode ser classificada em dois tipos, a biópsia incisional e a biópsia excisional.

A biópsia incisional é um exame onde apenas uma parte da lesão é removida. Ela é indicada em casos de lesões extensas ou que estão em locais de dificil acesso e que exigem diagnóstico para definição do tratamento, que pode ser cirúrgico ou não cirúrgico. Por exemplo, lesões como o líquen plano, lúpus eritematoso crônico discóide, pênficos e penfigóides são patologias onde o tratamento é não cirúrgico e, por isso, o correto diagnóstico é essencial.

Já a biópsia excisional, é um procedimento de diagnóstico e tratamento, visto que a lesão é removida em sua totalidade com margem de segurança. Este exame é indicado em casos de lesões pequenas, bem delimitadas, de fácil acesso e com características benignas. Vale lembrar que lesões pigmentadas também devem ser removidas por inteiro, visto que a biópsia incisional, nestes casos, poderia estimular uma maior diferenciação celular, em casos de lesões malignas. 

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Concurso Público de Odontologia - Conquiste sua Aprovação!

Antes de trabalhar no sistema público de saúde, eu não sabia por onde estudar para as minhas provas de concurso, o que me deixava extremamente ansioso e desmotivado. Por isso, foi pensando em facilitar a vida de outros concurseiros que iniciei a produção de conteúdo na internet e, depois de 2 anos, terminei de escrever meu primeiro ebook com 101 questões comentadas de concurso público de odontologia.

Este ebook tem questões de dentística, endodontia e periodontia e foi escrito com o objetivo de te guiar entre os assuntos mais cobrados destas disciplinas nas provas de concurso, para que você conquiste a tão sonhada aprovação. As questões são explicadas de forma simples e os temas não se repetem!

Lembrando que os leitores do blog tem 25% de desconto neste material com o cupom "arribablog" (sem aspas) e que através deste código, o livro sai por menos de 10 reais! Para fazer o download do ebook, é só clicar na imagem abaixo! 
.