O Que um Pequeno Acidente Me Ensinou Sobre o Medo de Dentista

Medo de dentista

Com certeza você já recebeu, ou vai receber aquele tipo de paciente que por alguma razão morre de medo de dentista e chega tremendo na clínica ou consultório para fazer uma limpeza.

Quando isso acontece, a nossa primeira reação (pelo menos a minha haha) é tranquilizar o paciente e passar segurança para ele de que tu vai ocorrer como o planejado e da maneira mais indolor possível.

No entanto, para que essa segurança seja passada, as vezes é interessante analisar as razões do porque essas pessoas tem tanto medo. E, ao conversar com as pessoas que atendi, pude perceber que muitos morriam de medo de dentistas por causa dos próprios dentistas.

Já ouvi histórias sobre tratamentos que foram desnecessariamente feitos com muita dor, anestesias dadas sem cuidado, enquanto o atendimento era feito sem o mínimo de empatia.

E isso, claro, traumatiza qualquer um.
Histórias parecidas com esta são muito comuns
Estou falando sobre esse assunto, pois passei por um susto na semana passada, quando estava no escritório da empresa do meu pai, uma porta de metal daquelas de loja, que corre para cima, quebrou a mola e bateu na minha cabeça. Não senti dor na hora, mas minha mão voltou banhada em sangue quando fui ver se tinha sido causado algum ferimento.

Com muita teimosia fui para o hospital no qual tenho um plano de saúde e, logo ao chegar na emergência, fui colocado para dentro, onde fui EXTREMAMENTE BEM ATENDIDO, e recebi a informação de que precisaria tomar 3 pontos no corte que foi aberto.

Ok, mas o que isso tem a ver com o medo de dentista que os nossos pacientes sentem?

Simplesmente tudo.

Mesmo trabalhando na área da saúde, sempre odiei hospitais e, do nada, em um dia super comum tive que ir correndo para um hospital com o medo de que talvez tivesse me machucado seriamente.
Será que existe alguém que gosta de hospitais?
Não preciso nem dizer que estava assustado com a situação, porque era algo pelo o qual nunca passei e, além disso, já tive experiências negativas com atendimentos pelo plano de saúde. No entanto, a equipe médica me atendeu rapidamente, de forma atenciosa, eficiente e bem humorada.

Fui liberado após tomar os pontos e um dia depois me veio a ideia de que quando estava deitado na maca, estava me sentindo da mesma maneira que os pacientes que tem medo de dentista se sentem.

Por mais que fosse passada segurança para mim, eu ainda tinha a expectativa de ser atendido por um médico apressado, que simplesmente fizesse o procedimento de qualquer jeito, sem se preocupar com a dor que ia ser causada.

Não foi o que aconteceu e tive uma experiência de atendimento ótima.

A mesma experiência que os nossos pacientes merecem,independente do preço que esta sendo pago.

Quem procura o dentista, não faz isso porque quer, mas porque sabe que precisa do atendimento. E muitos pacientes nos procuram em situação de vulnerabilidade.

Entender isso é essencial para se colocar no lugar dessas pessoas, passar segurança e proporcionar a melhor experiência de atendimento possível, superando traumas e conquistando novos pacientes.

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista