Dentista - 5 Vantagens de Se Ter Um Consultório Odontológico

.

Quem acompanha meu canal no Youtube conhece toda a história que tive com meu consultório de odontologia. O consultório foi aberto em Outubro de 2017, junto com um sócio e o negócio durou até Junho de 2018, época na qual eu comecei a dividir os horários do consultório com atendimento em outras clínicas.

Apesar de ter tido uma experiência relativamente rápida em ser dono do meu próprio consultório, eu pude perceber quais eram as principais vantagens e as principais desvantagens em ser um dentista dono do próprio negócio.

Neste post, eu irei citar as 5 vantagens encontradas ao abrir o meu consultório, quem sabe a minha experiência possa te ajudar a repetir os meus acertos e evitar os erros. Depois desse artigo, irei fazer um outro post com as 5 desvantagens e assim você pode "colocar na balança" tudo que eu falar aqui e ver se é o momento certo para abrir o próprio consultório ou não.

Primeira Vantagem:


Quando você tem o próprio consultório odontológico, tudo o que é ganho é seu. Eu entendo que o consultório pode ter um custo elevado as vezes, mas mesmo assim, o dinheiro que sobra é sempre maior do que o oferecido por clínicas que dão para o dentista de 20 a 25% do valor dos tratamentos; Sem falar que muitas dessas clínicas cobram um valor extremamente baixo dos pacientes, limitando demais os ganhos dos dentistas.

O tratamento com o melhor retorno para o dentista clínico geral, na minha opinião, é o clareamento caseiro. Além do paciente ficar no consultório só para fazer a moldagem, utilizando pouca hora clínica, o clareamento dental caseiro possui um custo baixo, dando um bom retorno financeiro para o dentista.


Você, depois de receber 100% de todos os tratamentos


Uma das principais vantagens de dividir o consultório com um sócio, foi que as contas eram divididas, sem falar, que o custo do lugar era extremamente baixo, apesar de ser bem localizado e estruturado. Isso fez com que fosse fácil cobrir as cobrir as contas, já que um clareamento caseiro feito por mês já pagava minha parte do aluguel. Trabalhar em uma clínica por 20% do tratamento feito também dá um bom retorno, mas você tem que se trabalhar muito mais.

Segunda Vantagem:


Já que o dentista é um profissional autônomo, ao ter um consultório, você cuida do próprio nariz. E ser dono do seu negócio te proporciona uma sensação de liberdade ótima, já que você mesmo pode fazer os seus horários, principalmente se contar com a ajuda de uma secretária.

Um dos pontos negativos de se trabalhar em uma clínica que não era minha, era de que eu não tinha tempo para fazer NADA. Pagar contas em banco, ou resolver alguma outra coisa durante o horário comercial era simplesmente impossível. Mas, por 2 meses com o consultório, tive a ajuda de uma secretária o que me proporcionou uma certa tranquilidade, já que os horários sem pacientes podiam ser usados para outras coisas fora do consultório, caso fosse necessário resolver algo.

Terceira Vantagem:


Ao ter um consultório o dentista pode demorar o tempo que quiser para fazer o tratamento. Hoje em dia é muito comum as clínicas exigirem dos dentistas que os tratamentos sejam feitos em 20 ou 30 minutos, tempo extremamente curto para grande parte dos procedimentos na odontologia.

Ao ter o próprio negócio, o dentista define o tempo de atendimento e pode fazer tudo com calma em busca de melhores resultados para o paciente. Claro que o tempo de atendimento tem um limite, principalmente para idosos e para crianças, mas ao ajeitar a própria agenda, você consegue ter muito mais tranquilidade nos atendimentos.
Não tem nada melhor do que atender com tranquilidade

Quarta Vantagem:


Esta vantagem está ligada diretamente à terceira, pois o tempo maior de atendimento e organização da agenda permitem que você dê uma maior atenção aos pacientes, criando um vínculo com eles que é extremamente importante para a saúde do seu negócio.

Em 20 minutos, seria praticamente impossível dar essa atenção extra, ainda mais quando tem mais 30 pacientes (literalmente) te esperando do outro lado da porta, algo extremamente comum em clínicas populares. 

Ao criar uma relação de amizade com os pacientes, você passa confiança, o que torna mais fácil o fechamento dos tratamentos além de fazer com que cada os pacientes te indiquem para conhecidos.

Em um país onde grande parte das clínicas atende de maneira corrida e ansiosa, para atrair pacientes com um preço mais barato e apenas se manter, dar atenção para as pessoas e atende-las com tranquilidade pode ser um diferencial importante.

Quinta Vantagem:


A última vantagem, mas não menos importante é o potencial de escalabilidade do consultório. Apesar de isso não ser regra, no início é muito comum o consultório dar prejuízo ou dar dinheiro apenas para pagar as contas. 

No entanto, ao realizar um bom trabalho e possuir diferenciais, com o passar dos meses os ganhos do consultório crescem de maneira quase exponencial e caso a demanda pelos seus serviços for muito elevada, você pode ampliar a oferta, instalando mais cadeiras e contratando dentistas para trabalhar na sua clínica.