Quantos Dentes Uma Pessoa Adulta Tem em Boca? Qual o Nome dos Dentes?


Uma pergunta muito frequente que sempre me fizeram durante os atendimentos e também me fazem direto aqui na internet é: "Quantos dentes uma pessoa adulta tem?". Isso fez com que eu pesquisasse se existiam muitas pessoas procurando por isso no Google e me deparei com outra dúvida muito comum, a procura pelo nome dos dentes.

Por isso, já que os assuntos estão relacionados, decidi unir os dois temas em um vídeo só, onde eu esclareço exatamente, quantos dentes um adulto tem em boca e quais os nomes desses dentes. Você pode assistir este vídeo em formato de podcast logo abaixo:

Quantos Dentes Tem Um Adulto?


As dúvidas em relação a troca da dentição e número de dentes começam pelos 6 anos de idade, época na qual inicia a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Esta fase deve durar até os 14 anos, quando os 20 dentes de leite dão espaço para 28 dentes permanentes, os quais, vão ser levados pelo resto da vida, inclusive durante a fase adulta, caso os cuidados com os dentes sejam feitos da maneira correta, claro.

No entanto, vale lembrar que, aos 17 anos, ainda se pode ter o aparecimento de 4 dentes do siso, totalizando 32 dentes. Por isso, se o processo de erupção acontecer da forma esperada, um adulto pode ter 28 dentes, caso não se tenha a erupção de nenhum siso; 30 dentes caso se tenha a erupção de dois sisos; ou 32 dentes, caso ele seja azarado e tenha a erupção de todos os 4 sisos.

Resumindo tudo: Um adulto pode ter de 28 a 32 dentes, número que vai variar de acordo com o aparecimento dos sisos.

Abaixo você pode ver a representação dos números de dentes superiores e inferiores. Infelizmente, apesar do dente do siso (número 8) aparecer nos desenhos, eles estão ausentes nas fotos, mas estas representações são ótimas para que você conheça como uma dentição normal, com todos os dentes, se parece.
Número de Dentes Superiores
Número de Dentes Inferiores

Qual o Nome Dos Dentes?

Nomes dos Dentes
Esta imagem é ótima para explicar o nome dos dentes, pois ela divide os quatro grupos dentais de uma maneira bem fácil de ser entendida. Como você pode ver, existem quatro grandes grupos de dentes na nossa boca: Os incisivos, os caninos, os pré-molares e os molares.

Os incisivos são os dentes mais anteriores e, assim como os caninos, são bastante evidentes no sorriso. Caso um destes dentes tenha alguma fratura, cor diferente, restauração pigmentada, isso pode ser facilmente percebido na fala ou ao sorrir.

Já os pré-molares aparecem menos no sorriso e junto com os molares, formam o grupo dos dentes responsáveis pela mastigação.

Ao observar no espelho, você deve ver os seus dentes mais ou menos da seguinte maneira:
É assim que você enxerga os dentes ao olhar no espelho
Da esquerda para a direita, estão apontados os dentes: Incisivo Central Superior, Incisivo Lateral Superior, Canino Superior, 1º Pré-Molar Superior, 2º Pré-Molar Superior, 1º Molar Superior, 2º Molar Superior e 3º Molar Superior (siso).

Se te pareceu complicado, é só dar uma olhadinha nas imagens abaixo, que elas vão te esclarecer certinho qual dente é qual. Usei as mesmas fotos de antes para ficar mais claro.


Nomes dos Dentes Superiores
Nomes dos Dentes Inferiores
Como você pode ver nas imagens, os quatros grandes grupos de dentes serão nomeados de acordo com a sua posição em boca, caso os dentes estejam na arcada superior, serão nomeados de superiores e caso estejam na inferior, serão nomeados como inferiores.

Assim teremos no arco superior os Incisivos Centrais Superiores, Incisivos Laterais Superiores, Caninos Superiores, 1º's Pré-Molares Superiores, 2º's Pré-Molares Superiores, 1º's Molares Superiores, 2º's Molares Superiores e 3º's Molares Superiores (sisos).

Na arcada inferior teremos os Incisivos Centrais Inferiores, Incisivos Laterais Inferiores, Caninos Inferiores, 1º's Pré-Molares Inferiores, 2º's Pré-Molares Inferiores, 1º's Molares Inferiores, 2º's Molares Inferiores e 3º's Molares Inferiores (sisos).

Cada um destes dentes ainda é nomeado de acordo com o lado que está em boca. Por exemplo, teremos o Incisivo Central Superior Esquerdo e o Direito, assim como teremos o 1º Pré-Molar Inferior Direito e Esquerdo. Isso servirá para todos os dentes.

Bom, por hoje era isso, espero que as fotos e os vídeos esclareçam todas as suas dúvidas em relação ao assunto. Mas, caso tenha alguma pergunta para fazer, deixe nos comentários que nós conversamos!

Obrigado e até a próxima!