Aula de Anatomia Dental - Canino Superior - Dente 13 e 23

Aula de Anatomia Dental - Canino Superior

Olá, tudo bom com  você?

Hoje nós iremos estudar a anatomia do dente 13 e 23, o Canino Superior, que é o maior dente de toda a arcada. Assim como nas aulas anteriores, antes de estudar a anatomia do Canino Superior em detalhes, nós temos que diferenciar este dente de outros dentes anteriores da arcada.

Como Diferenciar o Canino Superior de Outros Dentes:


O Canino Superior tem algumas semelhanças com o Incisivo Central Superior e o Incisivo Lateral Superior, no entanto, como iremos ver daqui a pouco, ele irá ser bastante parecido com o Canino Inferior.

Se você já acompanhou as aulas anteriores, você já conhece bem a imagem abaixo:
Face vestibular dos dentes superiores anteriores - Incisivos e Canino
Formatos das faces vestibulares dos Incisivos Superiores e do Canino Superior

Nelas, é possível observar que o Canino Superior tem uma face vestibular em formato pentagonal (devido a presença de uma cúspide), enquanto o Incisivo Central e Lateral Superior possuem uma face vestibular com formato trapezoidal.

Em alguns casos, dependendo do padrão de desgaste do dente, o Canino Superior pode ser bastante parecido com o Incisivo Lateral Superior, contudo o Incisivo Lateral superior terá um ângulo disto incisal muito mais arredondado, o que causa uma inclinação da borda incisal da face vestibular para a distal. Isto não é observado no Canino Superior, devido ao formato pentagonal da face vestibular. Além disso, o Canino Superior é o maior dente da arcada e se apresenta como um dente mais robusto do que o Incisivo Lateral Superior.
Diferenças entre o canino superior e o canino inferior
Como você pode ver nas imagens acima, o Canino Superior apresenta grandes semelhanças com o Canino Inferior. No entanto, o Canino Inferior é um dente mais estreito, com face vestibular mais convexa e que terá as bordas mesial e distal da face vestibular mais retilíneas. Note na imagem como o Canino Superior tem curvaturas mais acentuadas nas bordas mesial e distal da face vestibular. Além disso, o Canino Inferior terá uma raiz mais achatada no sentido mesio distal, enquanto que no Canino Superior esta raiz é cônica e bastante volumosa, sendo em média 2mm maior. Caso fiquem dúvidas se o dente é um Canino Superior ou Inferior a partir da análise da coroa, avaliar as características da raiz é uma boa ideia.

Agora que você já sabe que tem em mãos um Canino Superior, precisa conhecer as características de cada face deste dente para que possa dizer se ele é o dente 13 ou 23.

Canino Superior – Face Vestibular:


Como mencionado anteriormente, a face vestibular do Canino Superior terá um contorno pentagonal, o que ocorre devido a presença de uma cúspide, que divide a borda incisal em duas inclinações, uma mesial e outra distal. Analisar estas inclinações é essencial para descobrir se o que temos em mãos é um Canino Superior Direito ou Esquerdo, visto que a inclinação mesial é mais curta e menos inclinada, enquanto a inclinação distal será maior e muito mais arredondada, fazendo  com que o ângulo disto incisal também tenha um arredondamento bem característico e se posicione de forma mais cervical que o ângulo mesio incisal.
Note como a aresta distal e mesial partem da cúspide, indo até os ângulos incisais
Localização dos ângulos disto e mesio incisal

Assim como nos incisivos, as bordas mesial e distal irão convergir para a cervical do dente e irão divergir em direção a incisal. Ao comparar a convergência das bordas mesial e distal, nota-se que a distal possui uma convergência mais perceptível.

Como mencionado na nossa aula de Características Comuns a Todos os Dentes (que você pode acessar CLICANDO AQUI), o Canino Superior seguirá a regra de ter uma borda mesial mais alta e retilínea que a distal, que será mais baixa (mais para cervical como  mencionado no parágrafo anterior) e arredondada.
Aspecto trilobado da face vestibular do canino superior
Além de tudo isso, vale lembrar que a face vestibular do Canino Superior terá uma elevação no seu centro, que termina na ponta de cúspide, o que confere um aspecto trilobado a vestibular, como você pode ver na imagem acima. Por ser uma representação, talvez esta característica não fique tão clara na imagem apresentada, sendo mais fácil de ser observada em um dente natural durante os seus estudos práticos.

Canino Superior – Face Lingual:


A face lingual do Canino Superior é mais estreita que a vestibular, principalmente devido a convergência das bordas mesial e distal para a cervical. Na face lingual deste dente, é possível observar estruturas que também estão presentes nos Incisivos Superiores, como o Cíngulo e as Cristas Marginais, no entanto, a fossa lingual do Canino Superior irá ser dividida em uma porção mesial e outra distal, visto que teremos uma crista (elevação) que irá cortar a face lingual, indo da cervical até a ponta de cúspide, na incisal.

Face Lingual/Palatal do Canino Superior
Note na imagem acima, o cíngulo marcado em azul, enquanto as cristas marginais estão marcadas com linhas vermelhas. A crista que divide toda face lingual está sobreposta pela linha verde, dividindo a fossa lingual em duas porções.

Canino Superior – Faces Proximais – Mesial e Distal:


Assim como nos incisivos, as faces proximais do Canino Superior serão triangulares, no entanto, devido a maior largura vestíbulo lingual da coroa, as linhas cervicais do Canino Superior serão mais abertas, com a linha cervical mesial sendo mais fechada (mais curvada) que a linha cervical distal. Contudo, muita atenção ao analisar as linhas cervicais aqui, pois a diferença entre elas pode ser mais sutil do que nos Incisivos Superiores.

A linha cervical do Canino Superior é mais aberta devido a maior largura da coroa

Apenas reforçando o que foi dito nas outras aulas: Caso a face vestibular deixe em dúvida em relação ao lado em que o dente se posiciona na arcada, ai sim é indicado partir para análise de outras características como a curvatura da linha cervical e da raiz, contudo estas duas não devem ser avaliadas individualmente, visto que podem ter características anatômicas variáveis. A análise destas outras características também pode servir como confirmação do que foi observado na face vestibular.

Canino Superior – Raiz:


A raiz do Canino Superior é bastante robusta, cônica e longa, podendo apresentar o dobro do tamanho da coroa. No entanto, ela costuma ser bastante reta, não apresentando curvatura tão acentuada para distal como a raiz do Incisivo Lateral Superior.

Nas imagens abaixo você pode ver como é a anatomia radicular do Canino Superior.


Note que a raiz é praticamente retilínea, devido a sua robustez

Anatomia do Canino Superior – Videoaula:


Caso seja de sua preferência, nós também temos um vídeo com todas as informações anatômicas do Canino Superior descritas em detalhes, que você pode acessar logo abaixo:



Resumo de Anatomia Dental – Tire 10 na Prova Prática:


Além disso, você também pode fazer o download de tabelas prontas para impressão, que possuem as principais características de cada dente organizadas para facilitar o seu estudo e fazer você mandar muito bem na prova prática. São mais de 50 tabelas, que vão tornar o estudo da anatomia dental muito menos cansativo.

Abaixo, deixo a tabela com as características da face vestibular e lingual do Incisivo Central Superior, para você ter uma ideia de como este conteúdo é organizado:
Uma das tabelas disponíveis no material resumido

Gostou? Faça o download de todas as tabelas clicando no botão abaixo:
.
Obrigado por acompanhar até aqui. Te vejo na próxima aula, onde iremos estudar a anatomia do Incisivo Central Inferior.

Abraços, André Martins – Arriba Dentista