Pericoronarite: O Motivo Pelo Qual o Seu Dente do Siso Dói Tanto


A pericoronarite (foto acima) é uma condição na qual o tecido gengival recobre parte do dente do siso quando este está erupcionado, o que resulta em inflamação e muita dor. E você sabia que a pericoronarite é o motivo pelo qual grande parte das pessoas precisam extrair o dente do siso? Muitas vezes o terceiro molar não é o problema, mas sim a inflamação causada pela pericoronarite que aparece em alguns momentos e desaparece em outros, igual a dor que você sente nestes casos, que acompanha o quadro inflamatório; Vale lembrar que este artigo tem apenas aspecto informativo e a visita ao dentista é sempre indicada.

O que pode causar a pericoronarite?

Esta condição está presente principalmente em casos onde o terceiro molar está erupcionado ou pré-erupcionado, devido a bactérias que se acumulam entre o tecido gengival e o dente, o que ocorre principalmente por a área ser de difícil limpeza, visto que o siso se localiza em uma região muito posterior da boca. E é , por ser de difícil higienização, que você tem mais chance de ter uma lesão de cárie no siso, juntamente com a pericoronarite, o que pode levar a um maior desconforto e dor.


Além disso, o dente antagonista (de cima) pode bater e traumatizar a gengiva que está por cima do siso, como você pode observar na foto abaixo.


Diagnóstico e Sintomas - Como saber se a pericoronarite está presente?


Em alguns casos, de maneira bem simples, dá pra você abrir a boca e tentar olhar no espelho se existe uma parte da sua gengiva que recobre a coroa do seu siso, semelhante as fotos deste artigo. No entanto, os sintomas da pericoronarite envolvem uma dor que vai e volta (como citado anteriormente), mal hálito, gosto ruim, presença de pus, sangramento gengival,  dificuldade pra abrir a boca e, em casos menos comuns, febre.
Dente pré-erupcionado com pericoronarite. Observa-se que a gengiva recobre apenas uma pequena parte do dente, o que já é suficiente para causar desconforto e dor.


Tratamento - Como me livrar do problema?


O tratamento da pericoronarite vai depender da sua gravidade. A dica que eu sempre dou pra quem está em casa e não tem acesso imediato ao dentista, é um bochecho com água morna e sal, entre 3 ou 4 vezes ao dia.

É um pouco desconfortável, mas caso você queira, é possível molhar um cotonete com água oxigenada e aplicar ele entre o tecido gengival da pericoronarite e o dente, limpando a área e diminuindo a inflamação.

Se o seu caso é mais grave e a sua dor não diminuir, você deve procurar uma clínica odontológica, onde eles vão avaliar a sua situação e em alguns casos podem ser receitados antibióticos e antiinflamatórios, além de se ter a possibilidade do profissional fazer uma limpeza da região com um jato de água oxigenada no local inflamado.

Vale citar que estas medidas são temporárias, visto que não removem a causa da dor (o siso e a gengiva inflamada), assim o seu dentista irá lhe orientar da melhor maneira, podendo indicar a extração do siso ou até mesmo uma ulectomia (remoção apenas da gengiva que fica por cima do dente).
Tenho um artigo que vai te ajudar bastante em relação a isso, que fala de 4 motivos para você extrair o dente do siso, que você pode acessar clicando aqui.