Questão Comentada #5 - Lista de Exercícios FGV #1 - Concurso Odontologia


E ai tudo bom com você??!!

Neste post você irá encontrar a quinta questão comentada de uma lista de exercícios, elaborada para inscritos do Youtube e leitores do blog, com 10 questões de concurso público de odontologia da banca FGV. Para download direto e sem cadastro da lista em PDF, é só CLICAR AQUI!

Mas hoje, a nossa questão fala sobre as pigmentações dentárias, as quais podem ser classificadas de diferentes maneiras dependendo da sua origem.

Só lembrando antes de começar que a questão de número 4 da nossa lista fala sobre lesões periodontais em pacientes diabéticos não compensados e, você pode encontrar a resposta comentada dela CLICANDO AQUI! 

BONS ESTUDOS!

Questão 5.
Dentista – TJ (SC) – 2015 – FGV.
Os dentes podem apresentar alterações de cor por uma série de fatores. Elas podem ser
localizadas ou generalizadas. As alterações presentes no íntimo da estrutura dental,
provenientes de fatores pré e pós-eruptivos, decorrentes de traumatismos, infecções
periapicais no antecessor, pigmentações pelo amálgama, tratamento endodôntico
inadequado, e que representam a principal indicação para o clareamento dental são as
manchas:

A) Intrínsecas
B) Por bactéria
C) Extrínsecas
D) Cromogênicas
E) De Koplik

RESPOSTA.
As pigmentações dentárias podem ser classificadas em intrínsecas ou extrínsecas
O escurecimento dental ocorre por cromóforos (pigmentos) impregnados na estrutura dental. Quando esses pigmentos formam uma molécula capaz de refletir luz em comprimento de onda visível pelo olho humano e cuja intensidade é superior à luz refletida pela estrutura dental, predomina então a cor do pigmento, e o dente fica escurecido.

As pigmentações dentárias podem ser divididas em intrínsecas ou extrínsecas.

As pigmentações intrínsecas ocorrem por condições orgânicas, inerentes ao próprio dente e podem estar ligadas a fatores como genética, idade, alterações na formação dos dentes, traumatismos dentais, uso de antibióticos específicos, níveis elevados de flúor e até a algumas restaurações.

Estas manchas se localizam mais internamente na estrutura dental e podem ser divididas em congênitas, quando associadas a questões genéticas, como a Dentinogênese ou Amelogênese Imperfeita, ou adquiridas, que por sua vez se dividem em pré-eruptivas ou pós-eruptivas.

Como exemplos de manchas intrínsecas adquiridas pré-eruptivas podemos citar o manchamento por Tetraciclina, Fluorose Dental e até infecções periapicais no antecessor decíduo, que afetam o germe do permanente.

E, como exemplos de manchas intrínsecas adquiridas pós-eruptivas, podemos citar a idade, iatrogenia e traumatismos dentários.

As manchas intrínsecas são tratadas principalmente a partir do clareamento dental e, por isso, a Letra A é a resposta correta para a nossa questão.

Para encerrar, vale destacar que o manchamento extrínseco se localiza mais superficialmente no dente e se forma devido ao contato com fatores externos à estrutura dental. Geralmente as pigmentações extrínsecas estão associadas ao tabagismo e a ingestão de alimentos ricos em pigmentos, como o café, coca-cola, vinhos e chás.

RESPOSTA CORRETA: Letra A

Concurso Público de Odontologia - Conquiste sua Aprovação!

Antes de trabalhar no sistema público de saúde, eu não sabia por onde estudar para as minhas provas de concurso, o que me deixava extremamente ansioso e desmotivado. Por isso, foi pensando em facilitar a vida de outros concurseiros que iniciei a produção de conteúdo na internet e, depois de 2 anos, terminei de escrever meu primeiro ebook com 101 questões comentadas de concurso público de odontologia.

Este ebook tem questões de dentística, endodontia e periodontia e foi escrito com o objetivo de te guiar entre os assuntos mais cobrados destas disciplinas nas provas de concurso, para que você conquiste a tão sonhada aprovação. As questões são explicadas de forma simples e os temas não se repetem!

Lembrando que os leitores do blog tem 25% de desconto neste material com o cupom "arribablog" (sem aspas) e que através deste código, o livro sai por menos de 10 reais! Para fazer o download do ebook, é só clicar na imagem abaixo!