Como se Recuperar de Uma Extração Dental - Diminua o Seu Desconforto


Atualmente, os dentistas fazem o máximo possível para manter um dente natural em boca. No entanto se o prognóstico é ruim, talvez seja necessário a extração do elemento dental.
O procedimento em sí é feito com o uso de anestésico local e o dentista irá manusear o dente de uma maneira que ele perca a sua sustentação no osso e na gengiva. Após isso, é dado um pedaço de gaze para você morder, o que ajuda a formar um coágulo na área, o qual irá prevenir sangramentos excessivos e começar o processo de reparo na região.

Cuidados Pós-Extração:

Após a remoção do dente é normal sentir um leve desconforto, o qual vai cessar em poucos dias. Se sentir dor, você deve tomar os remédios e seguir as orientações do seu dentista, que geralmente envolvem:

  • Evitar atividades físicas (cerca de 2 dias)
  • Aplicar Gelo no local
  • Evitar alimentos quentes, opte sempre por comidas pastosas/macias e frias
  • Não ficar no sol por grandes períodos de tempo (cerca de 2 dias)
  • Ingestão dos remédios indicados, se necessário
No entanto, além de tudo isso, ainda existem algumas coisas que você pode fazer que aceleram o período de recuperação e evitam complicações, como o desenvolvimento de infecções, por exemplo.

Cigarro: 

O "Arriba Dentista" sempre adverte você sobre o hábito do fumo por diversas razões. Se você é um fumante, nós recomendamos fortemente que você não fume no primeiro dia após a extração (se você ficar sem fumar por mais tempo que isso, enquanto ocorre a cicatrização, melhor). O tabagismo diminui o fluxo sanguineo na região operada, fazendo com que a cicatrização demore mais e se tenha um risco maior de infecção.

Não "Cutuque" a Área: 

Nós sabemos que pode ser bem tentador ver o que você sente quando encosta no local da extração com a língua.Infelizmente isso pode desestabilizar o coágulo sanguineo (que irá ajudar no reparo da região), causando sangramentos. Se isso acontecer faça pressão ou morda uma gaze para conter o sangramento. Caso a hemorragia continue, entre em contato com o seu dentista.

Água Levemente Salgada: 

Faça uma solução de água salgada morna (não quente). Isso irá ajudar  a manter a região limpa e livre de infecções. Pegue uma pequena quantidade e faça um LEVE bochecho na sua boca, não faça isso com uma quantia grande da solução, ou vigorosamente, pois isto pode, também, desmanchar o coágulo sanguíneo.
Faça isso por 2~3 dias.


Continue Escovando: 

Mesmo que seja desconfortável, você deve continuar a escovar e passar fio dental nos seus dentes. Isso irá ajudar a manter os seus dentes saudáveis, como de costume, e também irá reduzir o número de bacterias na sua boca, diminuindo o risco de infecções.

Após a extração você deve seguir todas as orientações do cirurgião dentista, sendo normal a presença de um certo desconforto e, as vezes, dor, no entanto, o profissional deve ser procurado no caso de infecções e/ou sangramentos por longos períodos.
Fonte: mhdental