Periodontite - Você Tem ou Não?


Alguns sintomas da doença periodontal são facilmente identificáveis, mas mesmo assim, muitas vezes esta enfermidade demora a ser detectada.
Muitos de vocês que estão lendo este artigo, já devem ter visto comerciais na TV sobre pastas de dente que protegem contra a gengivite e a doença periodontal e que mostram gengivas inflamadas e sangrantes, passando uma falsa informação de que a atenção deve ser dada apenas após o aparecimento de sangue ou que este é o único problema.
Mas fique esperto, pois a periodontite pode se manifestar de diferentes maneiras, mesmo com a ausência de sangramento.


Sintomas:

Existem inúmeros fatores que pode indicar a presença de doença periodontal, independente do estado de desenvolvimento que esta se encontra. Entre os sintomas, podemos citar:

Gengiva Dolorida ou Avermelhada: 

Uma gengiva muito vermelha ou dolorida não é sinal de uma saúde bucal boa. Mesmo que existam outras causas para a periodontite, é aconselhável que você visite o seu dentista, o qual estará apto para identificar as causas e sintomas da doença periodontal, tratando você de acordo.

Recessão Gengival:

Isto é mais comum em pessoas com mais idade, mas também é sinal de doença periodontal. Assim que a recessão ocorre, o seu dente fica com dentina exposta, deixando o seu dente mais propenso a cárie dentária, já que aquela região não estará coberta pelo esmalte dental (presente na coroa).
Além disso, você provavelmente irá sofrer episódios de sensibilidade dentária na região da recessão.

Mal Hálito:

Temporariamente, o mal hálito pode ser causado por comidas e bebidas ingeridas. No entanto, um mal halito persistente é frequentemente causado por gases expelidos pelas "bactérias ruins" que existem na sua boca e afetam os tecidos de suporte do dentel (gengiva e osso).
Refrescantes bucais podem mascarar o cheiro, no entanto a doença periodontal, que causa o mal hálito continuará presente. Dependendo do caso, uma terapia periodontal pode ajudar você a eliminar esta causa, melhorando a sua vida social e saúde bucal.


Mobilidade Dental:

Quando a doença periodontal avança, ela causa perda óssea, o que pode ocasionar na perda do dente. Se o osso da sua mandibula/maxila for perdido, os seus dentes irão começar a se mover.


Sinais e Sintomas de Difícil Diagnostico:

Muitas pessoas não experimentam os sintomas da doença periodontal, especialmente quando esta se encontra no seu estágio inicial. Nestes casos o achado pode surpreender. A boa noticia é que ao visitar o seu dentista regularmente, a cada 6 meses (ou o período que for determinado para o seu caso), a doença periodontal pode ser prevenida e os seus sintomas a longo prazo podem ser evitados.

Para finalizar, vale destacar que a chave para prevenir e curar a periodontite é ter uma boa higiene/saúde bucal, o que irá ser facilitado caso você vá regularmente ao seu dentista e seja orientado da maneira correta.