Medo de Dentista? Isto Pode ser Genético!


Dois pesquisadores da universidade de West Virginia, chamados Cameron Randall e Daniel Mcneil relataram que o medo e ansiedade ao ir ao dentista, pode ter influências genéticas, herdadas dos pais. O estudo é um dos primeiros que sugere que a genética, unida a fatores ambientais (que ocorrem durante a vida da pessoa) pode determinar se uma pessoa irá ter medo de dentista ou não.


O artigo ao demonstrar que o medo da dor pode ser hereditário proporciona novas informações que esclarecem como o medo da dor pode influenciar no desenvolvimento do medo de dentista.

Randall diz que o estudo permite um entendimento melhor de como as pessoas sentem dor e de que este conhecimento pode melhorar os cuidados odontológicos no futuro.

"O achado mais importante deste estudo é que os nossos genes podem predispor algumas pessoas a serem mais susceptiveis a desenvolver medo de dentista, devido a variáveis relacionadas a dor em geral." Destaca Randall.

O medo da dor de dentista é algo relativamente comum, afetando nos Estados Unidos cerca de 10 a 20% dos adultos, que devido a isso muitas vezes evitam a procura de um tratamento dental adequado, o que pode trazer consequências não só a saúde bucal.
Sabendo disso, os pesquisadores estão tentando entender o porque de tantas pessoas sofrerem deste medo, para que as medidas para a resolução deste problema sejam tomadas.

O artigo conclui:
"As informações obtidas no estudo, junto com dados que já foram documentados são importantes para que se detectem as causas deste medo, o que irá ajudar a desenvolver novos tratamentos dentais, evitando ou diminuindo esta fobia."

Fonte: https://www.sciencedaily.com/releases/2016/10/161013111707.htm