O Chá Verde Escurece Os Dentes?


Atualmente, muitas pessoas bebem chás para manter a saúde, no entanto elas não tem ideia de como isto pode afetar a saúde oral. Se o seu sorriso não é tão branco quanto você gostaria, pense no que você consome. Nós sabemos que o café pode causar pontos escurecidos nos dentes, mas e o chá verde?


O Chá Verde Escurece Sim o Seu Dente:
O chá verde atualmente é consumido com grande frequência entre jovens-adultos, especialmente mulheres que procuram uma vida mais saudável, visto que esta bebida possui nutrientes essenciais, sendo rico em anti-oxidantes e pobre em calorias.
Algumas xícaras de chá verde durante o dia são saudáveis, mas ao virar hábito, isto pode trazer alguns prejuízos. Um consumo excessivo não danificará os dentes, mas pode mudar a cor natural do seu dente para um tom mais manchado/amarelado.

Como isso Acontece?
Além do chá verde, outros chás, como o preto e os com ervas, também possuem propriedades que escurecem os dentes.
O chá verde contem um componente conhecido como "tanino" que aumenta o potencial de pigmentação do dente.
Estas bebidas possuem uma natureza acidica, que aumentam a porosidade do esmalte dentário, o que faz com que as moléculas de pigmentação presente nos chás se juntem com o esmalte, causando o amarelamento.

Seja Cuidadoso com Estas 3 Coisas na Sua Comida:
Taninos: Compontente encontrado em plantas que facilita a aderência dos pigmentos no esmalte dentário
Ácidos: Deixa o esmalte dentário mais poroso, facilitando o estabelecimento da pigmentação
Corantes: Compostos ricos em pigmentos que podem alterar a cor do esmalte.


Outros Alimentos que Amarelam os Dentes:
Como os taninos no chá, a cafeína presente nos cafés também auxilia na aderência dos pigmentos ao esmalte dental. Além disso, o café é uma bebida de caracter ácido, o que ajuda a aumentar a porosidade dental, expondo o dente aos pigmentos presentes nas bebidas.
Outras bebdias que também são ácidas e você deve tomar cuidado: Suco de laranja, coca-cola, vinhos, molho de soja.
Vale lembrar também que se deve ter cuidados com o cigarro, visto que a nicotina presente nele causa descoloração e manchamento dentário.


Tratando as Manchas:
As colorações adquiridas podem ser removidas com o clareamento dental, o qual deve ser feito com a orientação e supervisão do seu cirurgião dentista. No entanto, tenha sempre em mente que os resultados do clareamento podem variar e o procedimento pode funcionar melhor em uma pessoa do que em outra.
Os custos deste procedimento são diferentes de acordo com o dentista escolhido, da dificuldade e severidade do caso.

NUNCA tente métodos caseiros com o uso de bicarbonato de sódio e limão. A ácidez da solução formada irá desmineralizar o seu dente, podendo levar a sensibilidade severa.