4 Razões para Você Tirar o Dente do Siso


Atualmente muitas pessoas ficam com medo de fazer a extração do dente do siso (conhecido como terceiro molar), devido ao trans e pós operatório, no entanto, se você está com dúvidas se deve ou não tirar o dente do siso, aqui vão 4 motivos para extraí-lo.
Ah! Caso te interesse, temos o conteúdo deste post todo em vídeo, pra acessar é só clicar no "Play" logo abaixo.


1- Dificuldade de Limpeza

O dente do siso é de difícil acesso, dificultando a sua limpeza, tanto no ato da escovação, quando o de passar fio dental. Falando nisso, você sabia que deve passar fio dental na "parte de trás" do último dente que tem em boca? Pois é, isso é algo extremamente difícil de se fazer no terceiro molar.
Além disso, pode-se criar lesões de cárie também no segundo molar, devido também a essa dificuldade de limpeza da região mais posterior da boca, fazendo com que você tenha problemas não apenas no siso, mas também no dente anterior a ele. E olha que tratamento de canal de segundo molar não é algo tão simples de se fazer, então cuidado viu!

2- Pericoronarite


A pericoronarite é a principal causa de dor e necessidade de extração do dente do siso. Ela ocorre quando o terceiro molar é parcialmente coberto por tecido gengival, dificultando o ato de limpeza do dente e permitindo o acumulo de restos de alimentos (e consequentemente bactérias) entre o tecido gengival e o dente. Devido a isto, ocorre uma inflamação no local, causando dor intensa, a qual "vai e volta" pois a inflamação regride periodicamente.
É devido a dor intensa causada pela pericoronarite que muitas pessoas decidem ir ao dentista para extrair o siso.
Quer saber se você tem pericoronarite e como diminuir a dor que ela te causa? É só clicar aqui.

3- Dor por Causas Não Infecciosas

Em alguns casos, o terceiro molar pode estar em contato íntimo com o nervo alveolar inferior (que passa por dentro da mandíbula), causando dor, nestas situações a extração é de maior risco, visto que pode tirar parte da sensibilidade da língua, caso o cirurgião não tome os devidos cuidados. Para resolver isto, geralmente é feita uma coronectomia, onde se retira apenas a coroa do dente, deixando as raízes dentro do osso, visto que elas tendem a se afastar do nervo alveolar inferior quando isso é feito.
Além disso, o siso também pode causar desconforto ao fazer pressão no segundo molar, sendo indicada a sua extração nestes casos para que não seja causado maiores problemas aos dentes já presentes em boca.
As setas em Branco Apontam para a Proximidade da Raiz do Siso com o Nervo Alveolar Inferior
Coronectomia Realizada devido a Proximidade das Raízes com o Nervo Alveolar Inferior. Parte do dente não é retirada para evitar danos ao nervo.

Ah! Também temos um vídeo que irá te passar 5 métodos para diminuir a dor do dente do siso! Pra acessar ele é só clicar aqui.

4- Prevenção

Muitas vezes, quando requisitada a radiografia panorâmica, o cirurgião dentista identifica a possibilidade de futuras complicações em decorrência do desenvolvimento do terceiro molar. Todos os problemas citados acima podem ser prevenidos, se o dente for tirado antes que eles ocorram. Além disso também pode-se evitar a Formação de cistos, tumores e problemas periodontais. Visto isso, o cirurgião dentista deve ter raciocínio clínico suficiente para analisar todos os prós e contras de uma extração preventiva. Converse com ele, relate os sintomas e decidam juntos a melhor conduta clínica.

Lembrando também que a época ideal para remoção do siso é quando ele está com 2/3 das suas raízes formadas, o que ocorre geralmente entre os 16 e 18 anos. Após isso a extração se torna mais dificultosa, mas ainda pode ser feita sem maiores dificuldades até os 25 anos.