Qual Escova de Dentes Comprar? - Evite a Abrasão Dentária

Na clínica onde eu trabalho é frequente aparecerem casos de abrasão dentária como os das fotos abaixo:





Mas depois de examinar clinicamente e conversar com a pessoa pra ver o que ela esta sentindo, a primeira pergunta que eu faço é: Qual escova de dentes você usa?

Casos onde a gengiva regride e expõe áreas desgastadas da raiz dental são chamados de abrasão dentária. E a principal causa de abrasão dentária é o uso de escovas médias/duras ou uma escovação com muita força. A higiene bucal tem muito a ver com jeito/técnica e pouco a ver com força. E os principais sintomas da abrasão dentária envolvem a retração gengival, a sensibilidade dental, além de uma questão estética.

Por isso, pra evitar a abrasão dentária eu sempre indico escovas de dentes macias e o uso de pouca força na escovação. Reforço novamente, o que importa na hora de escovar os dentes é o jeito e não a força.

As principais marcas de escova de dentes que eu gosto e indico bastante são a Curaprox e a Colgate Slim Black. As duas tem uma faixa de preço bem parecida, por volta de 20 a 25 reais e são ótimas. Mas eu particularmente prefiro a Colgate Slim, porque ela tem cerdas mais finas que se adaptam entre a gengiva e o dente e limpam de uma maneira mais eficiente. Contudo, independente da sua escolha, as duas escovas são ótimos produtos. E você vai sentir um conforto enorme quando largar a escova de dentes dura e começar a usar uma dessas. Só cuidado com essas escovas "macias" de 2 a 3 reais, que elas muitas vezes são mais duras do que macias e ajudam mais ainda a desgastar os dentes e machucar a sua gengiva. Invista em um produto bom e evite depois gastar com restaurações no dentista.



Mas e se você já sofre de abrasão dentária, qual o tratamento? Nestes casos, te indico novamente a escova macia somada com o uso de pastas dessensibilizantes. Se a estética te incomodar ou a sensibilidade dentária continuar, apenas um dentista que vai fazer uso de restaurações de resina composta pra resolver o problema de vez.
Abaixo uma foto de um antes e depois de um caso de Abrasão Dentária que foi resolvido com o uso de restaurações de resina composta.

Tem mais alguma dúvida? É só deixar nos comentários. Até a próxima!