Evite a Dor no Dente do Siso - O Guia Absolutamente Completo



O dente do siso, também conhecido como terceiro molar é um órgão do corpo extremamente controverso (sim, dente também é considerado órgão). Algumas pessoas tem, outras não, em alguns casos ele incomoda e em outros não. Por isso nesse artigo, eu vou te falar tudo o que você precisa saber sobre o dente do siso, pra chegar no seu dentista e, junto com ele, decidir a melhor forma de tratamento, desde a extração até a manutenção deste dente em boca. Junto com o artigo irei colocar vídeos do meu canal do Youtube, para complementar o conteúdo [pra se inscrever é só clicar aqui]! Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários.

Quantos Dentes do Siso Uma Pessoa Pode Ter?


Esta é uma dúvida bem comum, pois o número de dentes do siso varia de pessoa para pessoa. Uma pessoa pode ter até quatro dentes do siso, sendo dois superiores, direito e esquerdo e dois inferiores, direito e esquerdo. No entanto algumas pessoas vão ter apenas os dentes do siso da parte inferior, outras terão apenas os sisos superiores, outros terão todos os quatro sisos e, acredite, os mais sortudos não terão nenhum.

Grande parte dos adultos possuem de 28 a 32 dentes, quantia essa que vai variar de acordo com o número de dentes do siso que essa pessoa vai ter.

Quando o Dente do Siso Aparece em Boca?

O dente do siso inicia a sua formação dentro dos ossos maxilares por volta dos 5 anos de idade. Note aqui que eu falo da formação intra-óssea do dente do siso, no entanto o seu aparecimento em boca irá acontecer entre os 18 e 21 anos de idade. Abaixo deixo um vídeo no Youtube que vai ajudar você a saber se tem ou não o dente do siso de acordo com a sua idade.


Como Saber se Você tem o Dente do Siso?

Você pode esperar a idade de erupção (dos 18 aos 21 anos) para ele aparecer em boca, no entanto, o mais indicado é fazer uma radiografia panorâmica, que é um raio x que vai mostrar se o siso está presente ou não, assim como o seu posicionamento antes de ele erupcionar. Esta radiografia pode ser feita durante a adolescência e a partir dela o dentista já consegue ver o número de dentes do siso que você tem, assim como o posicionamento e espaço necessário para que siso erupcione.


Meu Dentista Falou Que Tenho o Dente do Siso, Mas Não Sinto ele na Minha Boca.

Isso ocorre quando a presença do dente do siso é diagnosticada via radiografia panorâmica, como citado anteriormente. Contudo, existem alguns casos onde o siso não surge em boca mesmo após a idade da erupção (18 aos 21 anos) e isso ocorre porque algumas vezes o dente do siso não possui espaço ósseo para erupcionar e está em um ângulo ou posição que impedem a finalização deste movimento eruptivo. É interessante neste caso, o acompanhamento contínuo do dentista, que vai avaliar a proximidade com nervos e outras estruturas importantes e vai analisar se a extração é indicada ou não.

Exemplo de Radiografia Panorâmica de paciente jovem, onde os dentes do siso ainda estão em formação (note a ausência das raízes).
Os Meus Dentes do Siso Apareceram Pela Metade na Boca, Isso é Normal? [Pericoronarite]
A erupção parcial do dente do siso é extremamente normal, mas caracteriza um quadro conhecido como pericoronarite.
Caso clássico de Pericoronarite
A pericoronarite ocorre quando o dente do siso é recoberto parcialmente por tecido gengival. Ela não representa um quadro grave, mas cerca de 70% dos dentes do siso são extraídos por causa da pericoronarite, pois nestas situações, ocorre um acumúlo de comida entre o tecido gengival e o dente, causando uma inflamação acompanhada de dor. Quando o tecido inflama, a região onde está o dente dói, quando ele desinflama, a dor passa, é por causa desta inflamação causada pela pericoronarite que a dor no dente do siso muitas vezes é cíclica e vai e volta.

Além da dor, a pericoronarite pode vir acompanhada de outros sintomas, como o sangramento gengival, febre, mau hálito e gosto ruim na boca.

Apesar da pericoronarite ser a principal causa de indicação de extração do dente do siso, ela também pode ser resolvida por uma ulectomia, onde o tecido gengival que recobre o dente é retirado e o dente pode ser mantido de maneira saudável em boca. Contudo, a ulectomia não é muito comum, pois mesmo que o siso possa ficar em boca, ainda se tem um risco alto de cárie por ele estar posicionado mais atrás em boca e ser de difícil higienização.

A seguir deixarei um mais um vídeo meu do Youtube (esse com mais de 50 mil visualizações) onde eu detalho exatamente o que é a pericoronarite e o que você pode fazer para aliviar a dor dela em casa.



Porque eu Deveria Extrair o Dente do Siso? Quando a Extração Está Indicada?

O dente do siso deve ser extraído por vários motivos, entre eles estão:

Cárie e Dor de Dente Recorrentes: Como o dente do siso se encontra em uma região muito posterior na boca, ele é de difícil higienização, fazendo com que as cáries se tornem frequentes e repetitivas, iniciando um ciclo "cárie->restauração->cárie..." interminável. A extração resolve o problema e impede que você sinta dor novamente.

A falta de espaço faz com que o dente do siso empurre outros dentes, alterando a mordida. Sim, você pode precisar de aparelho para corrigir uma mordida alterada pelo siso

A falta de espaço, também pode fazer com que o siso  reabsorva a raiz do dente logo a frente (o 2º molar) para arranjar espaço, como você pode ver na imagem abaixo. Quando isto ocorre, ambos os dentes devem ser extraídos. Assim, a extração do siso também previne a reabsorção e perda do 2º molar.
Note como o dente do siso invade o espaço do segundo molar e reabsorve parte dele.

Outras Causas Não Infecciosas: O siso pode estar perto do nervo alveolar inferior, que passa logo abaixo do terceiro molar, por dentro da mandíbula. Devido a esta proximidade, pode-se ter dor e nestes casos a extração é indicada, contudo, tenho que alertar que ela envolve um risco mais elevado pois caso o nervo alveolar inferior sofra algum dano durante a cirurgia,  o paciente pode perder sensibilidade de parte da língua. Assim, para resolver isso com maior segurança o dentista pode optar por uma coronectomia, onde se retira apenas a coroa do dente, deixando as raízes dentro do osso, visto que elas tendem a se afastar do nervo alveolar inferior e não causar mais incomodo.
Na coronectomia, as raízes são mantidas, enquanto a coroa do dente é removida

Prevenção:
Os problemas citados logo acima podem ser prevenidos pelo cirurgião dentista caso ele identifique a possibilidade de desenvolvimento de algum deles em radiografia panorâmica (mais uma razão pra você ir fazer esse raio-x). Além disso, caso o siso seja retirado de maneira preventiva, pode-se evitar a formação de cistos, tumores e doenças na gengiva. É melhor ficar tomando sorvete por uns 3 dias seguidos do que passar por um desses problemas depois; Concorda?

O único caso onde não vai ser necessária a extração dos sisos, vai ser quando estes dentes aparecerem com espaço e de maneira saudável em boca, podendo ser usados normalmente na mastigação. No entanto, se este for o caso, ainda deve-se ter atenção com a higienização, para evitar o ciclo de cáries citado anteriormente. 

Abaixo irei deixar mais um vídeo onde eu mostro 4 motivos para você extrair o dente do siso.



A Cirurgia para Extração do Dente do Siso Dói?

A extração do dente do siso é considerada uma cirurgia de pequeno porte e é feita sobre o efeito de anestesia local. Assim, após a aplicação do anestésico, você não sente mais nada. É normal, apenas, um pequeno inchaço que pode durar até 4 dias após a extração dos dentes, mas esse inchaço pode ser evitado seguindo as orientações pós-cirurgícas do seu dentista, como a aplicação de gelo no local durante as primeiras 48 horas e a ingestão de comidas pastosas.


Eu tive apenas os dois sisos inferiores e tive que extraí-los por causa da pericoronarite, mas a minha cirurgia foi tão tranquila e eu segui as orientações do meu dentista tão "a risca", que dois dias depois eu já estava no Bobs comendo um hambúrguer. Estou apenas exemplificando o meu caso que foi extremamente tranquilo, mas a ingestão de comidas mais sólidas pode causar rompimento dos pontos e sangramento. Então, fique esperto!

Mas... Você Está com Dor no Siso? Saiba o que Fazer!

A maneira mais eficaz e definitiva pra se acabar com a dor no siso envolve a extração deste dente, no entanto, existem algumas coisas que você pode fazer em casa para aliviar a dor enquanto você não encontra um dentista.

Bochecos com água morna e sal: Isso pode ser feito umas 3 ou 4 vezes ao dia, visto que existem estudos que afirmam que a água morna com sal é eficiente para aliviar a dor da inflamação, além de combater as bactérias presentes na cavidade bucal.

Enxaguantes Bucais: Os enxaguastes bucais são anti-bacterianos e vão impedir que as bactérias se multipliquem e causem algum tipo de inflamação nos tecidos gengivais. Você pode fazer bochechos com estes enxaguantes de 3 a 4 vezes ao dia, durante 1 minuto após a escovação.
Esse é o enxaguante bucal que eu mais indico pra controle da flora bacteriana bucal

Limpeza com Cotonete: A pericoronarite, como dito anteriormente, é a principal causa de extração do dente do siso, devido aos alimentos que se acumulam entre a gengiva e o dente e causam uma multiplicação bacteriana e inflamação cíclica dos tecidos gengivais. Assim, para aliviar os seus sintomas, pode ser feita uma limpeza com um cotonete molhado com enxaguante bucal ou água oxigenada; Faça o uso de um espelho e tente limpar a região. Se não for possível tente cortar o algodão do cotonete, para que ele se adapte de uma maneira melhor entre a gengiva e o dente.

Higiene Bucal: O dente do siso, como discutido repetidamente neste artigo, é de difícil limpeza, assim é muito importante que você faça o máximo possível para escovar este dente e passar fio dental na região, assim a dor da inflamação causada pelo acumúlo de bactérias pode ser aliviada.

Analgésicos e Anti-inflamatórios: Não é algo que eu costumo indicar na internet, então ese essa dica por sua conta e risco, mas é inegável que o uso de analgésicos e anti-inflamatórios trazem um bom alívio na dor. Só cuidado pois a ingestão excessiva deles pode irritar o estômago e causar problemas no fígado, assim, se for seguir essa dica, o faça sobre indicação do seu dentista.
Vá ao dentista: Todas as dicas para alívio de dor vão ser melhor aplicadas pelo seu dentista. Os métodos passados aqui são temporários e só o cirurgião dentista pode resolver a dor de maneira permanente. Por exemplo: Em casos de pericoronarite, o dentista pode fazer uma irrigação com água oxigenada diretamente na região, limpando de maneira eficaz o dente.

Além disso, o dentista também pode de indicar o medicamento correto e se necessário realizar a extração do dente. O que eu mais indico, é que você não escolha o seu dentista apenas pelo preço, mas o escolha pela qualidade do trabalho realizado, pois é pela sua saúde que você estará pagando. 

Então, discuta a melhor forma de tratamento com ele e o questione, caso ainda te reste alguma dúvida.

Quer um Resumo Deste Artigo?
Se você quiser uma "versão mais curta" de tudo o que eu passei aqui, o vídeo abaixo vai te ajudar.
Ele resume muita coisa que eu falei aqui e te passa 5 métodos para diminuir a dor do dente do siso



Dente do Siso - Curiosidades e Estatísticas:

Por último irei deixar algumas curiosidades e estastísticas bem curiosas (haha) sobre o dente do siso:

As chances de você ter pericoronarite diminuem com a idade. É comum que ela ocorra até os 30 anos, mas depois disso, é mais provável que o siso se mantenha intra-ósseo pelo resto da vida ou até ser extraído.

Nos Estados Unidos, cerca de 50% de toda a população terá os sisos extraídos antes de chegar aos 20 anos.

Complicações relacionadas ao dente do siso ocorrem apenas em cerca de 4,6% dos casos.

É comum a língua ficar dormente e com pouca sensibilidade após um dia de cirurgia (aconteceu quando eu tirei meus sisos), mas após o período de um ano, isto só vai estar presente em 0,6% dos casos.

A idade de uma pessoa pode ser dada apenas pelo estágio de desenvolvimento do siso em uma radiografia panorâmica

Menos de 2% dos adultos de até 65 anos conseguem manter o dente do siso em boca sem a incidência de cárie

Obrigado por ler esse artigo até aqui. Espero que ele tenha te ajudado de alguma maneira e se você tem algum amigo/parente que está morrendo de dor no siso, compartilha esse artigo com ele! Assim você me ajuda na divulgação do meu trabalho também! Obrigado e até mais!