3 Lugares que Oferecem Dentista Gratuito - Para Você Dar Aquela Melhorada no Sorriso e na Auto-Estima



Dentes brancos, sem uma manchinha, simétricos, extremamente bem posicionados e que combina com cada característica do seu rosto. Esse é o sorriso de cinema que com certeza você quer ter. E por isso, eu estou aqui para te dar uma ótima notícia: Você não precisa vender a casa, o carro, o cachorro ou um rim, para conseguir um bom tratamento no dentista, pois no Brasil, existem instituições que oferecem esse serviço de graça, cobrando quando necessário, apenas o material de custo.

Existem 3 maneiras principais de conseguir este tipo de atendimento: Posto de Saúde, Universidades, Programa Brasil Sorridente em ação conjunta com os  Centros de Especialidades Odontológicas (CEO's). Neste artigo, eu irei falar de cada uma destas opções. E vou te mostrar os procedimentos que esses lugares realizam e como, de maneira simples, você pode marcar uma consulta para ser atendido.

Posto de Saúde, Também Conhecido Como Unidade Básica de Saúde


Posto de Saúde:

Milhares de consultas e procedimentos são realizados nos postos de saúde anualmente. Além disso, os dentistas dos postos de saúde visitam escolas, residências e fazem grupos para orientar diabéticos, fumantes, grávidas, idosos quanto aos cuidados necessários para se ter uma boa saúde bucal.

Para conseguir atendimento em uma destas instituições ou participar de um destes grupos, você deve se dirigir ao posto de saúde responsável pelo bairro/região onde você reside. Lá, será passado data e horário de todos os grupos disponíveis, além de ser marcada uma consulta para realizar uma avaliação da sua condição bucal. Assim, dependendo do resultado deste exame, o procedimento dental pode ser feito no próprio posto de saúde, ou você pode ser encaminhado para atendimento no 
Centro de Especialidades Odontológicas ou alguma universidade próxima (falarei disso mais para frente).

No posto de saúde pessoas de todas as faixas etárias podem receber atendimento. Mas apesar de ser extremamente eficiente e resolutivo, os tratamentos feitos nos postos de saúde são voltados para a atenção básica. Por isso, na unidade básica de saúde, são feitos procedimentos como: Limpezas, extrações, restaurações, provisórios, atendimentos de urgência e tratamento de canal. Caso seja necessária a confecção de uma prótese, implante, coroa ou tratamento ortodôntico (aparelho), o paciente será encaminhado para o centro de especialidades odontológicas ou para uma Universidade, onde lhe será cobrado apenas o material de custo, com condições bem acessíveis.

Eu já tive várias experiências, em diversos postos de saúde diferentes espalhados por Florianópolis e posso te confirmar que a equipe de saúde bucal, realmente se envolve e se engaja com a comunidade para prevenir doenças bucais e melhorar a condição dental de todos os moradores.

Imagem Antiga da Clinica da Universidade Federal de Santa Catarina. Não Foi Possível Encontrar uma Imagem Mais Recente, Mas Atualmente os Equipamentos Foram Substituídos por Cadeiras mais Novas e Modernas


Universidades:

Tanto universidades públicas quanto particulares oferecem atendimento gratuito à população. Nestes casos, as vantagens de ser atendido em uma universidade é que o paciente não precisa de encaminhamento (ele pode colocar o seu nome em uma lista de espera disponibilizada pelo setor de triagem da instituição) e que nestas instituições são realizados praticamente qualquer procedimento, desde exames simples de rotina a implantes.

O valor do tratamento? Como dito acima, os procedimentos e consultas são de graça , no entanto, tratamentos como próteses, implantes e aparelhos, tem o custo laboratorial acertado em ótimos preços e condições com o paciente.

Além do preço, da acessibilidade e do grande número de procedimentos realizado, uma das principais vantagens é que os alunos, orientados e acompanhados pelos professores (cujo currículo e experiência são muito extensos), realmente se preocupam e se esforçam para trazer ao paciente o melhor resultado possível de cada tratamento, cuidando de cada paciente de maneira única.

Ah, vale lembrar, claro, que as universidades de todas as opções dadas aqui, é a única instituição que oferece clareamento dental gratuíto.

Programa Brasil Sorridente e CEO's:

O Programa Brasil Sorridente foi criado no ano de 2004 e possui com o objetivo realizar e integrar uma série de ações para ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento do programa Brasil Sorridente é feito através de Centros de Especialidades Odontológicas, que estão espalhados em grande número por todo o país.

Para conseguir atendimento você deve obter encaminhamento a partir do posto de saúde, a partir de uma consulta com o dentista, o que ocorre quando você precisa realizar um procedimento que não é feito pela unidade básica.

A principal vantagem de ser atendido em um CEO é que estes locais, assim como as universidades, realizam um grande número de procedimentos, como: Tratamento de canal, tratamento de gengiva (periodontia), próteses parciais e totais, confecção de aparelhos,  atendimento de pacientes em condições especiais, entre vários outros.

Além disso, os CEO's também trabalham com medidas preventivas, realizando a adição de flúor em estações de tratamento de água e procurando ampliar a acessibilidade da população ao atendimento odontológico.

Para saber onde se encontra o CEO mais próximo de você acesse: http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_brasil_sorridente.php?conteudo=cidades_bs

Ou digite "Centro de Especialidades Odontológicas" no google para pesquisar a unidade mais perto de você.


Você Com Dentes Lindos

Há alguns anos atrás a acessibilidade ao dentista não era tão ampla. No entanto, nos dias de hoje, isso mudou para melhor e existem várias opções para que você cure qualquer problema dental e realize, inclusive, tratamentos estéticos, que podem dar um up na sua sua auto-estima e melhorar muito a sua qualidade de vida.

Então, o que você está esperando? Entre logo em contato com algum desses lugares e marque a sua consulta.