Colocar uma Aspirina no Dente Cura a Dor de Dente? - Qual o Melhor Remédio Para Dor de Dente?

Aspirina em cima do dente, a nova moda da internet

Atualmente, com a popularização da internet, surgiram várias técnicas caseiras para cura dos problemas bucais em casa. Por exemplo, é comum se encontrar técnicas de clareamento caseiro com uma simples busca no Youtube, onde são indicadas várias loucuras. Sim, LOUCURAS! Porque grande parte dos jeitinhos ensinados por ai, além de não trazerem os resultados prometidos podem acabar com a saúde dos dentes.

O clareamento dental com bicarbonato de sódio e limão, ou com carvão ativado são duas técnicas bem populares para deixar os dentes mais brancos. As pessoas que ensinam estes métodos possuem milhões de visualizações nos seus vídeos. No entanto, enquanto o carvão ativado e o bicarbonato de sódio são extremamente abrasivos e este, ao ser somado com a acidez do limão deixa, de início os dentes mais brancos por desgaste. Com o uso a médio/longo prazo destas substâncias, os dentes vão ficando amarelados e absurdamente sensíveis, a ponto de tomar um simples copo da água gelado ser uma tarefa impossível, sem falar no tecido gengival que é quase triturado.

Após ler os dois parágrafos iniciais, você deve estar se perguntando, "mas este post era para ser sobre aspirina, não?". Exatamente. Eu apenas citei as loucuras do clareamento caseiro, para te mostrar que com a dor de dente não é diferente.

Assim como no clareamento, existem diversas técnicas disponibilizadas online que prometem acabar com a dor de dente, algumas indicam óleo de coco e outras dentes de alho, posso falar destas técnicas em outro artigo inclusive, mas o foco deste post aqui vai ser a dica da aspirina. Onde os criadores de conteúdo não especializado de odontologia simplesmente indicam para que a pessoa que está sofrendo com dor de dente coloque um comprimido de aspirina sobre o dente afetado. Simples assim! Um comprimido em cima do dente e os seus problemas acabaram.

Assim como usar carvão ativado para clareamento, colocar um comprimido de aspirina no dente também é loucura!
As pessoas desconfiam quando eu, como dentista, falo que é uma pena que as coisas não são tão fáceis quanto aparentam. Infelizmente, a técnica de aspirina para a dor de dente é tão furada quanto qualquer outra na internet.

Antes de te mostrar o porque a ideia de se colocar um comprimido de Aspirina em cima do dente é algo absurdo, eu gostaria de te fazer uma pergunta: Você colocaria este mesmo comprimido de Aspirina na cabeça, para aliviar uma dor de cabeça? Pois é...

Mas... a primeira razão que irei te dar para não usar esta técnica é simples: A Aspirina é um analgésico. Sim, ela ser um analgésico não é exatamente uma vantagem nestes casos. Uma coisa que as pessoas que indicam este método não falam é que a infecção no interior do dente continua evoluindo, independente da Aspirina trazer ou não um alívio da dor. Então, enquanto as pessoas tentam colocar Aspirina em cima do dente para resolver o problema, o que antes era uma cárie pequena, pode aos poucos se tornar um tratamento de canal e quem sabe até ocasionar a perda de um dente.

Outro problema bem comum ao se usar a técnica da Aspirina é o aparecimento de queimaduras. Pois é, em muitos casos, o comprimido de Aspirina (que também é conhecida como Ácido Acetilsalicílico) ao ficar em contato com a gengiva, bochecha e língua, pode ocasionar em queimaduras extremamente doloridas nestas regiões. Eu sublinhei a palavra "ácido" neste parágrafo, porque pense bem, você estará deixando uma substância de características ácidas em contato com os tecidos moles da boca, o que pode fazer com que a dor de dente venha acompanhada de uma queimadura tão dolorida quanto.

Queimadura na bochecha, causada pela Aspirina
A foto acima foi extraída do site de um dentista inglês (créditos no final do meu artigo), onde é relatado o caso de um paciente que foi recebido no seu consultório com uma lesão esbranquiçada na gengiva. Ao questionar a pessoa sobre o que estava acontecendo e fazer um raio x, o dentista pode perceber que o paciente tentou tratar o dente com um comprimido de Aspirina durante semanas, o que não lhe trouxe alívio nenhum e além disso, ainda lhe causou uma queimadura ENORME que tornava a fala e da alimentação atitudes simplesmente impossíveis de serem realizadas.

Vale lembrar que a Aspirina é um analgésico e a sua disposição em forma de comprimido, faz com que seja necessária a sua ingestão para que ela faça efeito. No entanto, para casos de dor de dente, que é uma dor extremamente intensa, mesmo que a Aspirina seja tomada da maneira correta, ela vai trazer pouco resultado para o alívio do desconforto, sendo mais indicada para dores de cabeça leve a moderadas.

E para dar destaque a esta informação, volto a repeti-la. Mesmo que você tenha o melhor comprimido do mundo para dor e mesmo que ele traga um alívio, a infecção da cárie irá continuar evoluindo. Analgésicos possuem apenas uma função: O alívio da dor. Por isso, para que o seu problema seja realmente resolvido, uma consulta no dentista é extremamente necessária, pois só assim a infecção da cárie será removida e você poderá voltar a ter boas noites de sono.

Enfim, depois de ler tudo isso, espero que pelo menos a ideia de colocar um comprimido de aspirina sobre o dente tenha sido descartada da sua mente. Ao ver este tipo de dica na internet, sempre se pergunte: "Quem está produzindo isso?", "Essa pessoa testou esse método nela mesma". Sempre peça a opinião de um dentista de sua confiança quanto a este tipo de coisa, ele estudou mais de 5 anos para poder lhe orientar.