Como Cuidar dos Dentes do Seu Filho e Transformar Ele em Um Adulto SEM CÁRIES



Olá, tudo bom com você? O meu nome é André Martins, tenho 26 anos, sou dentista formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e eu tenho uma história para te contar que vai mudar totalmente o jeito que você enxerga a condição dos dentes do seu filho, além de te ensinar o que você pode fazer para cuidar dos dentes dele da melhor maneira possível e fazer com que o seu filho crie hábitos de higiene bucal que ele vai levar para a vida toda, evitando o aparecimento de doenças como a cárie e a periodontite.

Para começar essa história, eu tenho que voltar alguns anos da minha vida, na época que eu estava no 7º semestre da faculdade. Neste período do meu curso, foi quando eu comecei a atender crianças na clínica da universidade e, além disso, os alunos iam em grupos em escolas de Florianópolis para examinar a boca das crianças e ensinar elas a cuidarem dos dentes.

Era muito comum nós usarmos manequins semelhantes ao da foto para ensinar as crianças a escovar os dentes
E foi ai que eu percebi uma coisa que me impactou de um jeito inimaginável. Era MUITO comum de se encontrar crianças novas de 5 ou 6 anos com os dentes TODOS cariados e não era só os dentes de leite que tinham cárie não, pois os poucos dentes permanentes que essas crianças tinham em boca já possuiam ou tinham pelo menos uma lesão inicial de cárie.

Apesar de ter noção de que a cárie no Brasil é algo comum de se encontrar, eu não esperava diagnosticar tantos casos em um período tão curto de tempo.

E eu comecei a me perguntar: "Com acesso gratuito ao dentista em postos de saúde e escolas, porque essas crianças tinham tanta lesão de cárie?" e "O que eu posso fazer para mudar isso?"

A resposta para a primeira pergunta era clara: Essas crianças não tinham o hábito de higienizar os dentes em casa, além de ter uma alimentação rica em açucares e de estar sem o acompanhamento de um dentista. 

Isso acontecia porque os pais não cobravam que a criança escovasse os dentes (o que é muito importante para crianças por volta dos 6 anos) ou não acompanhavam a escovação dos filhos, que quando iam escovar, faziam isso da maneira errada.

Mas isso quer dizer que essas pessoas são péssimos pais? Claro que não. Isso só mostra um problema extremamente comum no nosso país, onde as pessoas estão muito mais acostumadas e tem a cultura de deixar doenças como cárie e periodontite aparecer para tratar depois, do que prevenir o aparecimento destas doenças, o que seria algo muito mais eficaz.

Sem falar, que era comum encontrar situações onde os pais não cobravam a higienização dos dentes dos filhos "porque os dentes de leite iam ser substituídos, então não tinha problema a criança ter cárie". Mas o que essas pessoas não sabiam e, inclusive, era o que nós alunos tentávamos ensinar, era que se uma criança não criar o hábito de higienizar os dentes desde cedo, ela provavelmente nunca vai ter esse costuma, sofrendo com doenças como cárie e periodontite também durante a fase adulta.
Escovar os dentes junto com o seu filho é algo extremamente importante. Isso deve ser feito até os 10 anos de idade

Ao analisar toda essa situação, eu percebi que apenas o diagnóstico e o tratamento dos problemas dessas crianças não era suficiente, pois depois de 4 a 6 meses, elas voltavam no dentista novamente com os mesmos problemas para tratar. Isso acontecia, porque elas continuavam higienizando os dentes da mesma maneira, ou as vezes nem higienizavam, porque estavam acostumadas com isso.

Depois de meses atendendo e tendo contato com essas crianças, eu realmente confirmei, que a principal causa de todas essas cáries era a ausência do hábito de higienizar os dentes e que isso acontecia principalmente porque nem os pais dessas crianças sabiam como fazer isso da maneira correta e nem como educar os seus filhos para que eles criassem e levassem esse hábito para o resto da vida.

Foi ai que, com uma pesquisa na internet, eu encontrei a resposta para a minha segunda pergunta "o que eu podia fazer para mudar isso?"
Internet, extremamente importante, mas pouco usada na odontologia 
Como você sabe, nos dias de hoje, a internet é usada praticamente pelo mundo todo e ao procurar por orientações de higiene para crianças na internet, eu encontrei MUITO pouco conteúdo produzido por dentistas. Grande parte dos vídeos e artigos indicados pelo Google eram de sites não especializados e, os métodos que eles ensinavam, eram totalmente prejudiciais para os dentes das crianças. 

Por isso, eu resolvi criar um canal no Youtube, chamado de "Arriba Dentista", que hoje tem mais de 2600 inscritos e mais de 300 mil visualizações, onde eu ensino tudo que as pessoas precisam saber para evitar as principais doenças que podem aparecer em boca.
Alguns vídeos disponíveis no meu canal do Youtube

Mas, depois de um tempo, eu percebi a necessidade de ampliar os horizontes e colocar todo o meu conhecimento em um lugar só e foi ai que, por causa de toda a situação impactante que eu vivenciei nas escolas e na clínica de odontopediatria, eu decidi escrever um livro que ensina tudo que os pais precisam saber para cuidar dos dentes dos filhos e fazer com que eles criem hábitos de higiene que vão durar pelo resto da vida.

E como você leu este post até aqui, eu sei que você está comprometido com a saúde do seu filho e irá fazer o máximo possível para que ele tenha dentes saudáveis. Por isso, eu estou disponibilizando um capítulo gratuito do meu livro para que você veja como este conteúdo é VALIOSO e como ele vai mudar a sua concepção em relação a higiene dos dentes.
Como Transformar o Seu Filho em Um Adulto Sem Cáries

Eu simplesmente sou apaixonado pelo alcance que a internet me dá. Sem ela não seria possível eu atingir 300 mil pessoas com um ano de trabalho. Mas, eu quero multiplicar esse número por 10 ou quem sabe 1000, pois eu acredito que a prevenção dos problemas bucais é mais importante do que o tratamento e é sempre o melhor e o mais barato remédio a que uma pessoa pode ter acesso.

Pra ampliar o meu público e escalar a divulgação do meu conteúdo, que é TRANSFORMADOR para a vida das pessoas, eu comecei uma nova faculdade, de marketing digital, na Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Esse é o grau de comprometimento que eu tenho com o conteúdo que eu produzo.

E eu assumo o compromisso de mudar a sua vida e a vida do seu filho junto com você, clique no link, acesse o meu livro e veja a mudança acontecer. Faça diferente e não deixe o seu filho ser apenas mais uma pessoa cheia de cáries e traumatizada por ir ao dentista.

Para acessar o capítulo gratuíto que mostra quais os sintomas do aparecimento dos primeiros dentes é só CLICAR AQUI.
Sorria junto com o seu filho :)