Como Estudar Para Concurso Público e Provas da Faculdade Sem Estresse - O Método Que Funciona Para Mim



A postagem de aulas para dentistas no meu canal do Youtube, o Arriba Dentista, é algo bem recente, que comecei a fazer a pouco tempo, mas, como sempre falo nos meus vídeos, o alcance que o Youtube me dá é muito bom e isso fez com que eu receba MUITAS perguntas.

Uma das perguntas que está se tornando mais comum é: "Qual o melhor jeito de estudar para as provas da odonto?".

E, para responder esta pergunta, eu costumo ser sincero, e falo que desconheço o melhor método de se estudar, mas como o estudo foi algo que sempre foi muito cobrado pelos meus pais desde pequeno (tirar 8 em uma prova era só obrigação), eu costumo passar o jeito que eu uso para estudar e que mais funcionou para mim.

Durante todo o ensino médio eu estudava na base da "decoreba". Decorar as coisas me passava uma segurança imensa, além de não me obrigar a raciocinar para resolver uma questão, porque quando você estuda decorando as coisas, ou você sabe ou você não sabe; Não se tem muito o que raciocinar.

Mas, o principal problema de tentar gravar tudo que se lê é que quando você sai da prova, parece que você deu de cara com aquela luz vermelha do homens de preto. Lembra? Aquela luz que faz você esquecer tudo.

Quando entrei na faculdade, continuei estudando do mesmo jeito, até o 4º semestre mais ou menos, só que o conteúdo era muito mais denso que no ensino médio e decorar tudo que era passado era uma tarefa realmente exaustiva. E foi depois de uma prova de terapêutica medicamentosa que eu decidi mudar. Essa prova me fez virar a noite acordado de tanta expectativa (talvez ansiedade seja uma palavra melhor), porque o professor fazia os alunos gravarem o nome de mais de 50 medicamentos e todas características deles, inclusive a quantidade em miligramas. Você tinha que ter o cérebro com a mesma capacidade de um computador da NASA para gravar tudo.

Depois dessa prova e do final do 4º semestre, decidi "arriscar" e parei de fazer resumos em tópicos para decorar tudo depois. Agora, eu tinha muito mais tempo para ler as minhas anotações e capítulos de livros por várias vezes, até que eu ENTENDESSE o conteúdo. Além disso, depois de entender a matéria, eu buscava questões de concurso sobre o tema para resolver depois e isso comprovava se eu estava preparado para fazer a prova ou não. Responder uma ou outra questão errada também não tinha problema, porque eu APRENDIA com isso.

Inclusive, é por isso, que no final dos meus vídeos eu sempre resolvo e comento questões de concurso junto com você.
Café, sem ele minha graduação não seria possível
Decorar as coisas na fase final da faculdade (do 7º semestre para frente), onde o foco era a prática clínica, seria impossível, porque o conteúdo que era cobrado nas provas era simplesmente a matéria passada no curso todo. Os professores simplesmente chegavam e falavam "nessa prova vai cair tudo que vocês aprenderam sobre dentística, endodontia, prótese, etc, se virem."

Imagina tentar decorar a matéria passada durante toda a faculdade. Seria enlouquecedor. É muito mais fácil entender o conteúdo, assim você consegue raciocinar sobre as questões e identificar se algo em determinada alternativa é suspeito ou não.

No começo, foi complicado não depender mais da decoreba e isso me trazia uma certa insegurança, mas em pouco tempo esse processo de estudo se tornou natural pra mim, o ato de estudar ficou menos estressante e as minhas notas deram uma boa melhorada.

Hoje sou totalmente avesso a ideia de decorar alguma coisa, a não ser que seja EXTREMAMENTE necessário, mas por causa disso, eu sempre procuro, nas minhas aulas do meu canal do Youtube, fazer com que os inscritos entendam o que é passado. Abaixo você pode ver uma das minhas aulas. Se gostar, SE INSCREVA no canal, muito mais conteúdo como este está para ser postado!


Espero que este post tenha ajudado você de alguma maneira. Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar sobre qualquer coisa, é só deixar um comentário.