[OPINIÃO] A Odontologia Está Falhando em Passar Confiança aos Pacientes e Agregar Valor aos Tratamentos

Gengiva queimada em tentativa de clarear os dentes em casa
Este post irá ser direcionado tanto para pacientes quanto para dentistas, pois acredito que um debate saudável do tema é extremamente necessário, tanto para alertar os primeiros dos perigos de se clarear os dentes em casa e avisar os segundos de que mudanças são necessárias para que a odontologia resgate o seu valor.

Por isso, irei iniciar este texto falando sobre um vídeo [você pode assistir logo abaixo] que postei no meu canal do Youtube alertando as pessoas sobre os perigos de se clarear os dentes utilizando o clareamento de 30 reais que pode ser comprado em sites como o Mercado Livre e o Aliexpress.

Neste vídeo apresento todas as desvantagens e o que este clareamento pode fazer com os dentes e o tecido gengival. Por exemplo, por fazer uso de um ácido de peróxido de hidrogênio extremamente concentrado (44%), o clareamento do Aliexpress pode causar uma sensibilidade grave nos dentes; Além disso, o gel clareador irá causar queimaduras, caso entre em contato com a gengiva, e estas queimaduras podem evoluir para a necrose do tecido gengival, o que irá fazer com que a gengiva fique escurecida, trazendo um problema estético gravíssimo, que muita vezes só pode ser resolvido com cirurgia plástica.

O que acaba acontecendo em grande parte das vezes, mas ninguém na internet posta vídeos ou artigos falando quando isto acontece, é que muitas pessoas vão no dentista para curar os problemas causados por este tipo de clareamento. É extremamente comum de se receber casos onde o paciente está com sensibilidade porque tentou clarear os dentes com bicarbonato de sódio e limão, carvão ativado e até com o famoso método chinês do Aliexpress.

Eu estudei mais de 5 anos para poder escrever este artigo para você.

E, sabendo de tudo isso, você arriscaria usar um destes produtos nos seus dentes? Algumas pessoas sim!

No meu vídeo sobre o clareamento do Aliexpress, recebi o seguinte comentário:
Comentário deixado no meu vídeo
Caso a imagem esteja pequena, o comentário fala o seguinte: "Só os do dentista presta kkk isso tudo ai é para ter lucro e ganhar 900% nas custas dos outros".

E pasmem, este tipo de comentário é EXTREMAMENTE COMUM, quando dentistas alertam sobre os perigos do jeitinho caseiro de clareamento dental. Pude perceber isso nos vários vídeos ensinando a clarear os dentes de forma caseira. 

Por exemplo, li vários comentários de dentistas alertando sobre os perigos do clareamento caseiro em um vídeo onde uma pessoa ensinava a clarear os dentes com carvão ativado. Todos os dentistas que comentavam eram praticamente linchados na sessão de comentários pela audiência. As respostas eram bem parecidas com a que você leu acima e uma delas dizia: “Porque dentista só pensa em dinheiro?”.
Outro exemplo de um clareamento caseiro que deu errado

Ao passar por esse tipo de experiência na internet, passei a refletir: Onde nós, dentistas, erramos para merecer esse grau de desconfiança? Porque é extremamente difícil vender um tratamento um pouco mais custoso, pelo bem do paciente? Porque muitos pacientes escolhem o dentista apenas pelo preço? Afinal, se você tivesse um problema no coração, você não iria escolher o médico mais barato para fazer a sua cirurgia.

“Ah, mas um problema no coração pode matar uma pessoa”

Tenho novidades para você: Um abscesso dental não tratado ou tratado da maneira errada também pode!

Por isso, se você NÃO é dentista, eu te peço uma reflexão sobre tudo o que escrevi aqui. Afinal, de que adianta economizar no clareamento e depois ter que gastar uma fortuna em uma cirurgia plástica gengival mais tarde? Quando, explico este tipo de coisa não é porque quero seu dinheiro, muito pelo contrário.

E se você É dentista, também de peço uma reflexão. Como chegamos a ponto de as pessoas preferirem acreditar em um vídeo de um “estranho” na internet, do que nos dentistas? Porque muitos ainda escolhem o dentista pelo preço? Você pode argumentar comigo que muitas pessoas não tem dinheiro para pagar por um tratamento no dentista. E, sim, isto é verdade. Mas, como acompanhei em CENTENAS de casos, muitas delas tem uma boa condição financeira e mesmo assim preferem economizar até o último centavo.