Diferenciais na Odontologia: O Sucesso do Seu Consultório Depende Disso


Não, preço não é diferencial...

E ai tudo bom com você?

Bom, no último post aqui do blog falei da rotina que dividi entre meu consultório próprio e uma outra clínica. Na época, um negócio proporcionava segurança para o outro. Se o consultório ficar com pouco movimento, eu conseguia tirar algum dinheiro na clínica.

Mas, logo ao abrir meu próprio negócio, percebi que precisava de diferenciais para me destacar dos outros dentistas que tinham na região. Como já relatei em outro vídeo, qualidade deixou de ser diferencial e passou a ser obrigação; Enquanto competir diminuindo os preços é dar um tiro no próprio pé.

Infelizmente no lugar onde meu consultório estava localizado, a competição por preços reinava. Algumas pessoas visitavam literalmente 10 consultórios, antes de aparecer no meu com um preço impossível de ser batido. No fim, ao atender pessoas que buscavam preços menores, eu apenas gastava materiais de consumo e tempo, pois independente do valor passado por mim, estes pacientes iam em outros dentistas até acharem um que batesse o meu preço.

Ao me sentir incomodado com isso, mesmo sem muito capital para investir em equipamentos ou reformas, passei a tentar agregar valor ao meu atendimento de uma maneira simples. Em um primeiro momento isso veio na forma de explicar aos pacientes detalhadamente os produtos que iriam ser usados na boca deles, fazendo com que eles enxergassem a importância de um bom tratamento, feito com bons materiais. Isso funcionava, as vezes.
Agregar valor aos materiais usados pode ser uma boa ideia.

Depois de um tempo, passei a conversar com as pessoas que deixavam o carro no estacionamento do meu consultório. Nunca me incomodei com isso, mas achava que era uma troca justa: A pessoa coloca o carro no meu estacionamento e eu fazia a minha propaganda para ela depois, de uma forma descontraída e sem compromisso. Consegui alguns pacientes assim também.

Em muitos consultórios, as pessoas marcam as consultas primeiramente com a secretária e só tem contato com o dentista em um segundo momento. Mas acredito que tenha transformado o fato de eu fazer a marcação das consultas em uma vantagem ao ter essa conversa inicial com os pacientes.

Assim, o fluxo de pacientes melhorou um pouco e, logo depois disso, iniciei os atendimentos na outra clínica, que ficava a 5 km do meu consultório. Apesar da rotina de 14 horas, uma das coisas que não posso me queixar é do aprendizado que tive lá.

Ao entrar na clínica pela primeira vez, me deparei com um número INFINITO de diferenciais. Era exatamente o que eu precisava. A cada dia eu descobria um jeito diferente de manter e atrair pacientes. E uma das coisas que não dei muita atenção no começo foi a programação que passava na TV da recepção.
Deixar a TV em qualquer canal pode ser um desperdício

Em vez da televisão estar ligada na Globo, ou qualquer outro canal, a TV fazia propaganda dos vários tipos de tratamento disponibilizados na clínica e mostrava vídeos rápidos de como cada um deles funcionava. 

"Duvido que isso vá fazer alguma diferença". Pois é, eu também duvidava.

Até perceber que os pacientes traziam dúvidas frequentes quanto aos tratamentos apresentados na televisão. Eles realmente prestavam atenção no que era passado e se eles não precisavam daquele tipo de tratamento específico, eles conheciam alguém que estava com aquela necessidade.

Claro, a TV não fazia milagres sozinha, mas era uma parte importante da estrutura da clínica. 

Quando cheguei em casa, comecei a pesquisar vídeos semelhantes no Youtube e fiz uma montagem com alguns deles. Coloquei tudo em um pen drive que transmitia os vídeos na televisão do meu consultório. 

Ao começar o meu negócio próprio, não tinha noção de que existe quase uma ciência em torno da atração e retenção de pacientes e as grandes clínicas dominam e seguem isso a risca.

Se você não tiver a oportunidade de trabalhar em um desses lugares, como eu tive, recomendo que pelo menos visite eles com o objetivo de analisar os procedimentos e a rotina de atendimento adotada, você vai ficar de cara com as coisas que vai aprender.

Obrigado,
André Martins - Arriba Dentista