Final de Ano, É Melhor Abrir o Consultório ou Ir Para a Praia?

Eis a questão...

Final de ano é uma época maravilhosa. Natal, festa de virada do ano e uma bonanza que se estende até o carnaval. Supermercados, lojas de roupa, lojas de carro e, qualquer outro estabelecimento que venda algo para ser dado de presente, conseguem atrair um bom número de clientes neste período.

Apesar do consumo crescente nesta época ser algo ótimo para o comércio em geral e para a economia, nós ainda vivemos em uma cultura onde é priorizada a compra de uma TV 32' em detrimento da saúde bucal. Claro, que estou generalizando e estes costumes estão em transformação, mas esse ainda é o comportamento predominante.

No final de 2017, quando estava com meu consultório, o mês de Novembro foi ótimo. Os espaços na agenda eram preenchidos de maneira fácil e fiz todo tipo de procedimento, desde próteses até tratamento de canal. Nesta época a ausência de uma secretária chegou a ser um incômodo, pois eu tinha que parar o procedimento que estava fazendo para atender algumas pessoas que chegavam; Alguns pacientes levavam isso de forma tranquila, outros não.

Mas, eu mal podia esperar para chegar Dezembro, afinal, o movimento de um consultório costuma ser crescente, principalmente depois que você faz seu nome e as coisas começam a fluir. Mero engano.

Apenas esse Bob Esponja descreve minhas expectativas com Dezembro
Em Dezembro, terminei o tratamento dos pacientes que eu já atendia, mas entre o dia 03 ao 24 entrou apenas um paciente novo no consultório. Os pacientes tinham parado de vir, mas as contas não tinham parado de chegar. No entanto, mesmo com o negócio meio estagnado, ainda decidi abrir após o recesso de natal, no dia 26, afinal, eu não ia resolver meu problema deixando o consultório fechado.

Meu sócio, decidiu pegar uma folga até o dia 02, o que significava que eu poderia ficar no consultório com o período cheio durante todos esses dias.

Apenas posso dizer que abrir o consultório após o natal foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado. Os outros dentistas tiraram férias nesse período e praticamente todas urgências da região foram parar no meu colo.

Esvaziamento de molar, fixação de coroa provisória e algumas exodontias simples.

Antes do dia 26 eu não tinha muita ideia de como ia pagar o custo fixo do aluguel, mas a velha lei da oferta e da demanda resolveu o problema para mim, o que me surpreendeu de verdade, porque em feriados de meio de semana o fluxo de pacientes também não era bom.

Após isto, abrir em datas comemorativas, passou a ser normal para mim, pois nestas épocas são poucos os dentistas que estão atendendo e isto pode ser extremamente vantajoso para você e o seu negócio.

Abraços!
André Martins - Arriba Dentista