O Início da Minha Jornada em Busca de Uma Vida Mais Feliz e da Realização Pessoal

Viajar desta maneira é uma experiência indescritível

No final da graduação, início de 2017, várias dúvidas passavam pela minha mente: Quero ficar em Florianópolis? Devo fazer especialização? Trabalhar em clínica popular vale a pena? Vai ser difícil conseguir o primeiro emprego?; Junto de todas essas perguntas pairavam as sombras do prazo de entrega do tcc e da produção clínica, que me acompanhavam 24 horas por dia.

O problema é que além disso tudo, já fazia algum tempo que vinha me questionando quanto aos hobbies e coisas que tinha deixado de lado para me formar. Como relatado em outros posts, sempre gostei de música, desenho, fotografia, computação, mas deixei tudo isso de lado durante a faculdade.

Assim como os dois primeiros parágrafos deste artigo, a minha mente era uma confusão total.

Por causa de tudo isso e da vontade crescente de ganhar meu próprio dinheiro, comecei a estudar educação financeira e, apesar de não ser a única área da minha vida que precisava de mudanças, hoje penso como foi "engraçado" começar pela educação financeira, pois isso mostra como achava que o simples fato de ganhar dinheiro ia mudar minha vida.

Iniciei com livros como "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos", "Os segredos da Mente Milionária", "O Homem Mais Rico da Babilônia" e "Pai Rico, Pai Pobre"; que transformaram o meu jeito de pensar em relação as finanças.


A educação financeira foi o primeiro contato que tive com o desenvolvimento pessoal
Depois destes e vários outros livros de educação financeira, acabei, meio que sem querer chegando no desenvolvimento pessoal, com livros como "Quem Pensa Enriquece", "Solanin", "Mindset" e "O Monge e o Executivo". Fiquei em êxtase; Até hoje não tenho palavras para descrever do jeito que me senti, depois de descobrir todas as coisas que descobri. Era como se, durante 24 anos eu estivesse dormindo e estes livros me apresentavam os caminhos corretos para todas as áreas da vida.

Neste época, tentava me organizar para aplicar as ideias dos livros que tinha lido, afinal, o que mais eu poderia aprender?

A resposta veio quando comprei o livro "Trabalhe 4 horas por semana" do Tim Ferris. Sempre fui cético em relação a promessas milagrosas que lotam a internet nos dias de hoje, por isso, comprei o livro baseado nos comentários da Amazon, mas com uma desconfiança enorme.

Quando comecei a ler pude ver porque o livro era tão bem recomendado.

O autor aprofunda o conceito de renda passiva, de uma maneira espetacular. Nos livros de educação financeira, pude aprender como obter renda passiva a partir de investimentos, mas no livro do Tim Ferris, várias opções diferentes de renda passiva foram postas à minha frente.

Por exemplo, ao passar vários exemplos de pessoas que tinham um negócio online e viviam viajando o mundo, o autor cita um colega que criou um site de venda de transições de áudio e sons (como sons de animais, carros e tudo que você pode imaginar) para edição de vídeo. Como a empresa não era presencial, o dono podia administrar ela de qualquer lugar do mundo.

Tim Ferris, o mito, autor do Trabalhe 4 Horas por Semana
Além disso, o autor mostra diversos jeitos de viajar e morar em outros países com custos reduzidos.

Isso é utopia! Impossível! Não existe essas coisas!

Pois é, eu concordava com tudo isso, até ler o livro.

Ao acabar de ler o "Trabalhe 4 horas na semana", nunca me senti tão motivado para aplicar tudo que aprendi. As minhas economias cresciam a cada dia, me senti mais motivado para terminar a faculdade, fiquei empolgado com tudo que fazia; Até me formar.

Minha formatura foi perfeita: Festa, comida, bebida, as pessoas que eu mais gosto reunidas; Mas logo eu me encontrava formado, depois de 5 anos de faculdade e sem emprego. Nesta época, metade de 2017, o que eu tinha aprendido nos livros apenas me deixou mais confuso, pois muitos autores tinham um discurso desfavorável em relação a longas jornadas de trabalho e em trabalhar 5 dias da semana para ter 2 dias livres.

Depois de algum tempo pensando se iria seguir o "caminho comum" e arranjar um emprego ou formar fontes de renda passiva, como ensinava Tim Ferris, me decidi. EU IRIA FAZER AS DUAS COISAS. Montei o plano perfeito, eu conseguiria um emprego em uma clínica, cumpriria minhas horas e a noite trabalharia no meu "side hustle", com o objetivo de criar fontes de renda passiva, ao mesmo tempo que economizava dinheiro e aumentava meus rendimentos com investimentos.
Fazer várias coisas ao mesmo tempo, porque não?
Depois de alguns meses abri um consultório em sociedade com um colega, o que facilitou ainda mais as coisas para mim, pois eu trabalharia apenas 6 horas por dia. No início tudo andou bem, até chegar no mês de Dezembro, quando, por causa das datas comemorativas, nosso movimento estagnou. Usei minhas modestas economias no negócio e entrei sem capital giro (o que considero hoje meu principal erro), por isso dependia do fluxo de pacientes para pagar as contas.

Com medo que a situação se estendesse até fevereiro, por causa do carnaval, abracei mais uma rotina de 6 horas em outra clínica e, junto com o tempo gasto no transito, minha rotina foi ampliada para 14 horas diárias.

Foi ai que a casa caiu.

No primeiro dia de trabalho na clínica nova deixei de lado meu projeto pessoal (o que naqueles dias, envolvia apenas o canal no Youtube e este site), que na época, já significava MUITO para mim, pois nele eu conseguia aplicar um pouco de cada uma das áreas que eu gostava junto com a odontologia. Só isso por si só, me deixou um pouco agoniado.

E, apesar da minha situação financeira ter melhorado um pouco, a rotina casa->trabalho era extremamente cansativa. Eu chegava em casa, comia alguma coisa, arrumava o apartamento e caia na cama, dormindo na mesma hora por causa do cansaço. 

Todo dia, eu pensava que isso não era o que queria para mim, independente de quanto dinheiro estivesse fazendo.

Eu tinha estudado tudo aquilo e ainda usava o pouco tempo livre para continuar estudando desenvolvimento pessoal e, ao fazer isso, era apresentado as ideias mais maravilhosas que você pode imaginar. Os conceitos eram simples: Se livre dos passivos, guarde dinheiro, invista em ativos e SUCESSO!
Sim, eu adoro Bob Esponja e esse GIF descreve a minha rotina de 14 horas quase que perfeitamente haha
A inércia é algo que me agonia profundamente e sou extremamente prático, por isso, o fato de estar na rotina tão criticada pelos autores, estacionado em todas as áreas da minha vida, inclusive na financeira e na pessoal, me deixava louco.

A ideia de ficar entre quatro paredes, por 14 horas diárias, durante 30 anos da minha vida, para comprar uma casa e um carro se tornou assustadora para mim. Eu queria mais e precisava retomar contato com as coisas que importavam tanto para mim.

Por isso, vendi o consultório, ao mesmo tempo que sai da outra clínica e me mudei para Criciúma, cidade com um custo de vida infinitamente menor. Tudo aconteceu de forma extremamente rápida. 

Ao chegar na minha cidade natal, apesar de ter dentistas conhecidos, que poderiam me ajudar a remoçar, optei por ajudar meu pai, cuidando da recepção da empresa dele. Como o trabalho é bem tranquilo, pude voltar a trabalhar nas minhas fontes de renda passiva; Voltei com meu canal no Youtube, lancei um ebook e retomei meus investimentos.

Ainda trabalho 14 horas diárias, as vezes mais, mas agora uso todo esse tempo para crescer meu negócio e sinto um orgulho indescritível ao ver que as coisas estão crescendo aos poucos, no seu ritmo natural.

Acredito que a união e conhecimento de várias áreas é essencial nos dias de hoje e como amo a odontologia, optei por unir todas as coisas que sempre gostei com a minha área de formaçã e, além disso, iniciei uma nova faculdade de Marketing Digital, para que eu direcione as minhas ações e saiba quais caminhos seguir. 

Sem falar, que estou planejando uma nova viagem, semelhante a que fiz no início de 2016, quando coloquei uma mochila nas costas e dei a volta na Europa, do jeito mais low cost possível, visitando 8 países em 20 dias.
Sim, este sou eu, no Coliseu em Janeiro de 2016!
 Isso é liberdade para mim, é a razão para eu sair de casa e fazer o que faço cada dia; Todas as minhas ações atualmente giram em torno disso e, por isso, defini na minha mente que cada real que invisto esta sendo investido na minha liberdade.

A curto prazo ainda considero voltar a trabalhar como dentista (isto passa pela minha cabeça quase todo dia), mas se o fizesse, o faria com o mesmo objetivo em mente: O de viver uma vida cheia de experiências valiosas e não de boletos para pagar.

Pretendo falar disso no meu canal do Youtube em um futuro próximo, ainda não o fiz por ser uma pessoa MUITO introvertida, mas essa é uma das minhas metas de 2019. Será que sai do papel?

Obrigado por ter lido as mais de 1400 palavras deste post. Espero você no próximo artigo!

André Martins - Arriba Dentista