O Que Fazer Caso Sentir Dor de Dente na Gravidez? Será que Mulheres Grávidas Podem Ir Ao Dentista?



Hoje em dia, ainda se existe a crença popular de que mulheres grávidas não podem ir ao dentista. Inclusive, isso é algo extremamente comum de se ouvir de pessoas próximas, como amigas, vizinhos, pais e até aquela tia que você não gosta muito.

Este mito surgiu pois há alguns anos atrás nós não tínhamos as mesmas informações e conhecimentos que temos hoje. A odontologia e a medicina evoluíram. Muito.

Por isso, não existem estudos que comprovem que o anestésico usado pelos dentistas cause algum mal para o bebê. Assim, a consulta e realização de procedimentos como a extração de dente, estariam liberados para a mulher grávida, contudo, alguns pontos merecem atenção.

A gravidez é dividida em três trimestres. O primeiro trimestre é o período onde estão se formando os ossos e órgãos do bebê, fazendo com que esta seja uma época de muitas mudanças, ao contrário do segundo e terceiro trimestres, onde estes processos já estão mais estabilizados.

Apesar de nunca ter sido encontrada a relação entre anestésicos locais e problemas e desenvolvimento nos fetos, a recomendação da ADA (American Dental Association) é que os dentistas evitem a aplicação de anestésicos neste período da gravidez. No entanto, podem ser abertas exceções em procedimentos que não exigem uso de medicação e em casos de muita dor, onde a mulher necessita de um tratamento de urgência, não sendo possível aguardar muito tempo.
Os tratamentos podem e devem ser feitos, mas o primeiro trimestre é o menos indicado

Já o segundo trimestre, é a época onde a consulta no dentista está liberada para a mulher grávida. Isto ocorre pois o segundo trimestre é um período de estabilidade para o bebê e já ocorreram grande parte dos processos de formação mais importantes, fazendo com que a criança não esteja susceptível a alterações causadas por bebidas, drogas ilícitas e remédios, como os anestésicos locais.

Contudo, mesmo que a aplicação de medicação e anestésicos locais não tenha contra-indicação durante a gravidez, vale lembrar que o melhor a se fazer é visitar o dentista antes de engravidar (caso a gravidez seja planejada).

Durante esta primeira consulta, qualquer problema bucal que a mulher tenha, pode ser resolvido antes, com tranquilidade quanto ao uso de anestésicos e conforto durante o tratamento. Mas, o mais importante nesta ida ao dentista é a orientação recebida, que ajuda a mulher a prevenir qualquer problema que possa aparecer nos dentes e na boca durante a gravidez.

Foi pensando nesta primeira consulta preventiva que escrevi o meu ebook "Como Transformar o Seu Filho em Um Adulto Sem Cáries".
Como transformar o seu filho em um adulto sem cáries
.
Neste livro tem tudo o que você, mãe ou futura mãe, precisa saber para cuidar dos dentes do seu filho da melhor forma possível, para que ele crie hábitos de higiene bucal que serão levados pelo resto da vida, evitando os principais problemas bucais como cárie, gengivite e periodontite.

Por isso, nesse livro eu falo de coisas como: Quais os melhores jeitos de higienizar a boca das crianças (divisão por idades), época de nascimento dos dentes de leite e dentes permanentes, importância da amamentação para o desenvolvimento dental, como diminuir a dor do aparecimento dos primeiros dentes, será que o meu filho vai precisar de aparelho?; E muitos outros temas.

Para ter acesso a um capítulo grátis deste ebook é só clicar no botão abaixo.
.
Este livro vai transformar o jeito que você enxerga a saúde dos dentes do seu filho.