Metas e Planos Para 2019 - Porque Neste Ano NÃO Irei Priorizar o Lado Profissional

Isto foi o que fiz por 12 horas diárias durante 2018. Outras 2 horas eram gastas no trânsito

Este ano de 2018 foi uma época de transição para mim. Fechei meu consultório, sai da clínica onde estava trabalhando, me mudei da cidade onde morava fazia nove anos. Períodos difíceis, mas que me permitiram enxergar as coisas de uma maneira diferente.

Durante toda a minha vida sempre priorizei o lado do estudo, o lado profissional. Desde pequeno, fui ensinado que estudar era a coisa mais importante na vida e segui isso a risca. Durante a escola, durante a faculdade e agora depois de formado.

Quando sai do ensino médio, com 18 anos, prometi a mim mesmo que começaria a fazer exercícios, iria dar mais atenção para o lado social e aumentar o contato com as coisas que sempre valorizei, como música, desenho, fotografia, viagens e muito mais. Ao entrar na faculdade, cumprir essa promessa me pareceu impossível, pois me deparei com uma carga horária extremamente pesada e diversas atividades que tinham que ser feitas além de estudar para as provas, como marcação de pacientes, organização de materiais e prontuários, planejamento de tratamentos e muito mais. Diante disso, resolvi adiar meu projeto "socialização saudável" para depois que me formasse.
Este sou eu, em Roma, no Coliseu, em Janeiro de 2016
Ao me formar, abri um consultório em sociedade com um colega e como iniciei o negócio com um capital de giro quase nulo (não recomendo que você faça isso, independente da sua profissão), logo tive que trabalhar em outra clínica para cobrir os custos do consultório. O tempo de trabalho, com as horas gastas no transito somavam 14 horas diárias, rotina que era cumprida enquanto a minha saúde se deteriorava com as cervejas tomadas no final de semana.

Depois de 6 meses trabalhando quase 80 horas semanais resolvi dar um basta. Ao estudar e ter contato com desenvolvimento pessoal (que sempre me deu esperança e me manteve motivado durante este período), percebi que o lado profissional não iria se desenvolver da maneira correta caso o social e a minha saúde fossem deixados de lado, da maneira que fiz durante a vida toda.
Seis meses, foi o tempo que levou para eu ter um Burnout
Assim resolvi fazer o que relatei no início do post: Vender meu consultório e me mudar para cidade onde a minha família está. Ao chegar aqui, apesar de ter vários conhecidos dentistas, resolvi tirar umas férias da profissão. Estou fazendo isso ajudando meu pai na recepção da empresa dele, enquanto uso o tempo sem movimento para resgatar o contato com meus projetos pessoais e as coisas que sempre gostei.

Por isso, em 2019, o que eu quero para mim é um equilíbrio entre saúde -> profissional -> social. Entrarei na academia, mudarei a alimentação, farei cursos de fotografia, irei organizar uma nova viagem com uma mochila nas costas (igual fiz no início de 2016) e retomar minhas aulas de guitarra, instrumento parado no meu quarto por mais de um ano.

Para mim a união de todos esses conhecimentos e experiências é essencial para o sucesso da tríade mencionada acima e também para uma vida feliz em todos os sentidos.

Tudo isso será registrado no Youtube, no Instagram e neste site; Espero ter você junto comigo nesta jornada. ;)

Abraços.
André Martins - Arriba Dentista