Será Que a Odontologia é a Profissão Certa Para Você?

Será que vale a pena fazer odontologia?

E ai, tudo bem com você? Espero que sim, afinal, apesar da vida não ser fácil, nós (pelo menos grande maioria) procuramos ser felizes.

Na sua mente deve estar passando a seguinte frase “Estranho um cara que fala de odontologia começar um post desse jeito”. Pois é, estou lendo os seus pensamentos e concordo com eles.

Nos últimos dias venho pensando em uma reformulação do conteúdo do meu canal no Youtube. Eu sempre fui uma pessoa que gosta de música, fotografia, desenho, empreendedorismo e leitura. E hoje, com o modelo e trabalho que adotei, vejo que tenho a possibilidade de aplicar tudo isso à odontologia.

Durante a faculdade a única coisa que eu enxergava, pensava e respirava era odontologia. 24 horas. 7 dias na semana. Tentei tocar guitarra, fazia isso pensando nas provas. Tentava ler, fazia isso pensando no laboratório que levava séculos para devolver as próteses, enquanto a data final para entrega da produção estava logo ali.

Parece que, ao esquecer todas as coisas que era apaixonado, algo mudou dentro de mim. Eu me formei doido para trabalhar, mas doido para resgatar tudo que tinha deixado de lado. O problema foi que isso se tornou impossível quando abracei uma rotina de 14 horas diárias, divididas entre consultório próprio e uma outra clínica.

Ainda tem alguns parágrafos para ler, mas prometo que isso não vai demorar 14 horas

Resumindo: Fui tomado por uma agonia gigantesca por estar esquecendo quem eu era e quase enlouqueci.

Diante disso, alguns pensamentos não muito agradáveis, começaram a aparecer na minha mente: “Será que escolhi a profissão certa?”, “Porque estou fazendo tudo isso?”.

Depois de meses refletindo sobre, posso dizer que encontrei a resposta para a primeira pergunta, que é “SIM”, eu escolhi a profissão certa. O principal problema foi uma  rotina quase massacrante que acabou comigo, sem falar no esquecimento de todas as coisas citadas acima que sempre admirei.

E a resposta para a segunda pergunta? Simples. “NÃO SEI”. Realmente não sei porque deixei tudo que me fazia feliz de lado. Sempre achei que ia me sentir livre ao ganhar meu próprio dinheiro, mas nunca me senti tão limitado e preso na minha vida. Eu estava longe da minha família, tinha me afastado dos amigos, não conseguia fazer nenhum hobby e nem pensar em outra coisa a não ser nos pacientes que iriam aparecer no outro dia para serem atendidos.

Tudo isso para que? Pra conseguir comprar um carro em 60 vezes? Pra grudar uma TV na parede, e ficar definhando enquanto assisto Faustão?

Não era isso que queria para mim.

60 parcelas depois....
Por causa disso, vendi o consultório, o que coincidiu com a saída da outra clínica e acabei me mudando para Criciúma, cidade onde nasci.


Logo depois comecei uma faculdade de marketing digital e resgatei o contato com todas as coisas que sempre significaram tanto para mim. Aos poucos, estou unindo isso com meus textos, vídeos e podcasts. 

Você irá ver a diferença com o passar do tempo (esta vendo neste artigo já), mas, acredito que essa união de conhecimentos é essencial para fazer dar certo e, hoje, pensando melhor sei que tentaria a mesma coisa em qualquer profissão.

Obrigado,
André Martins – Arriba Dentista