Porque os Jeitinhos Caseiros​ se Tornaram Tão Populares? - 5 Razões Para Não Clarear os Dentes em Casa

O famoso sorriso da Samara, de "O Chamado"

Atualmente, com a popularização da internet e uma cascata de produção de conteúdo, que cresce a cada dia, é comum que as pessoas procurem a solução para qualquer problema da vida em ferramentas de pesquisa. Quer aprender a fazer uma receita de frango indiana? Procure no Youtube; 

Precisando de uma ajuda para escrever o próximo best seller da Amazon? Existem milhões de blogs falando sobre o tema.

Esta disseminação de conteúdo é algo bom e, se usada da maneira correta, pode ser extremamente enriquecedora. Afinal, eu já perdi a conta de quantas vezes achei análises de produtos, solução de problemas e fiz contatos pela internet.

No entanto, é muito importante saber selecionar o que se consome na web, visto que no meio desse mar de conteúdo é possível encontrar textos e vídeos que, além de não ajudar em nada, confundem e prejudicam a vida dos leitores.

Isto é extremamente comum quando o assunto pesquisado é odontologia. Ao sentir uma dor de dente, no desespero, a primeira coisa que a pessoa faz é pesquisar pelo exato termo "como diminuir a dor de dente em casa". Se o problema for dentes escurecidos, o termo pesquisado é "como clarear os dentes em casa sem gastar nada".
Quando o preço é a única preocupação

A demanda para estes métodos caseiros se tornou tão grande que muita gente sem o conhecimento especializado necessário começou a produzir conteúdo do tipo. E este tipo de material é extremamente prejudicial para a saúde das pessoas, mas é disponibilizado como  "a melhor maneira de se cuidar da saúde e economizar ao mesmo tempo, sem precisar ir em um dentista mercenário".

Além de ensinar algo totalmente equivocado, o conteúdo não especializado de odontologia na internet, demoniza dentistas que ao alertar sobre os perigos de se clarear os dentes com bicarbonato, por exemplo, são praticamente linchados nas redes sociais.

Ao perceber isto, comecei a produzir conteúdo em torno dos jeitinhos caseiros mais comuns, principalmente dos métodos de clareamento. O meu conteúdo ganha visibilidade a cada dia, mas ainda está longe de ter os milhões de acessos dos métodos alternativos.

Por isso, este post faz parte da minha missão de disseminar conteúdo odontológico confiável e de qualidade, para que os leitores e seguidores não sejam atraídos por tratamentos milagrosos que a médio/longo prazo destroem a saúde dental.

Abaixo você encontra 5 motivos para não usar os famosos métodos alternativos de clareamento caseiro:
Bicarbonato de sódio, um dos métodos e clareamento mais conhecidos na internet

Motivo 1: Sensibilidade Dental


Alguns métodos de clareamento indicam o uso de substâncias extremamente abrasivas, como o bicarbonato de sódio e o carvão ativado. Estes componentes, ao serem usados durante a escovação clareiam os dentes, mas fazem isso POR DESGASTE. Com o uso frequente, o esmalte dental (tecido mais externo, de proteção do dente) fica desgastado, permitindo que estímulos do frio, ar ou quente cheguem ao nervo do dente, trazendo aquele desconforto breve conhecido como sensibilidade dental.

Muitas vezes o bicarbonato de sódio ainda é misturado com limão, combinando o efeito abrasivo com a acidez, aumentando a perda de mineral dos dentes; A receita perfeita para uma sensibilidade insuportável.

Motivo 2: Amarelamento


O esmalte dental, como já relatado, é a porção mais externa e mais resistente dos dentes, possuindo características como o brilho e a translucidez. No entanto, logo abaixo do esmalte, nós temos a dentina, tecido opaco e amarelado. Assim, a médio prazo, com o desgaste do esmalte por causa do uso de substâncias abrasivas, a dentina é exposta e a sua cor amarelada fica visível durante o sorriso e a fala.

O objetivo de usar substâncias como bicarbonato e carvão ativado é clarear os dentes, mas o que muita gente não sabe é que o resultado final pode ser uma sensibilidade muito forte, com dentes amarelados.
Métodos de clareamento caseiro abrasivos podem deixar os dentes mais amarelados ainda

Motivo 3: Machucados na Gengiva e Retração Gengival


Um dos efeitos negativos que pode ser sentido logo no início do uso de substâncias abrasivas (antes da sensibilidade e amarelamento) é a formação de machucados na gengiva, os quais são mais comuns e mais doloridos ainda se a escovação for feita com o uso de escovas médias e duras.

Com o passar do tempo, o tecido gengival sente a necessidade de "fugir" da agressão  mecânica e temos a formação do quadro de retração gengival, com a exposição da raiz dos dentes, situação que vem sempre acompanhada de sensibilidade e de um desconforto estético.

Motivo 4: Queimaduras Gengivais


Caso o método de clareamento escolhido envolva a compra de um kit com moldeiras e ácidos em um certo site chinês, nós teremos o mesmo problema citado no motivo um e isto irá se somar com a possibilidade de queimaduras gengivais.

Os ácidos que acompanham estes kits (que não tem nem marca) possuem uma concentração de Peróxido de Hidrogênio 44%, que é extremamente elevada para o uso indiscriminado, visto que se o gel entrar em contato com o tecido gengival, teremos o aparecimento de queimaduras bem graves.

Além disso, o kit não vem com nenhum tipo de barreira gengival, fazendo com que o gel colocado nas moldeiras extravase de forma fácil para a gengiva.
Na foto da esquerda, um caso de retração gengival e na da direita, um caso de queimadura que evoluiu para necrose gengival na tentativa de clarear os dentes em casa

Motivo 5: O "Jeitinho Caseiro" É Mais Caro do Que o Clareamento no Dentista


E o último motivo, mas não menos relevante é: Em vez de gastar com um dentista de confiança, atendimento personalizado e clareamento seguro com acompanhamento, você irá ter que ir no dentista e gastar dinheiro para resolver o problema causado pelos métodos caseiros nos seus dentes.

A gengiva retraiu em alguns dentes? Restaurações de resina resolvem, ou uma cirurgia plástica gengival.

Os dentes ficaram super sensíveis e amarelados? Um tratamento dessensibilizante com restaurações de resina composta para recuperação da estética pode ajudar.

A gengiva necrosou por causa do clareamento chinês de 30 reais? Nada que uma plástica gengival não resolva.

Apenas lembre-se: As pessoas só postam nas redes sociais os resultados milagrosos dos clareamentos caseiros quando eles "dão certo" (geralmente na primeira ou segunda aplicação). Ninguém vai querer postar uma foto no Instagram com os dentes amarelados e a gengiva queimada; Mas estes casos existem e são mais comuns do que se pensa.

Quer clarear os dentes? Procure um dentista de sua confiança, faça o tratamento e siga as orientações dele, assim você terá resultados satisfatórios e duradouros.

Antes de acabar apenas queria destacar que não escrevi este post porque "quero todo o seu dinheiro", muito pelo contrário, o meu objetivo aqui é que você não apareça no consultório de um dentista com os dentes amarelos e sem conseguir tomar um gole de água (ou cerveja) gelada no verão.