Mais de 14 Horas Diárias: Como foi Minha Experiência ao Trabalhar em Uma Clínica Odontológica com Um Grande Fluxo de Pacientes

Comecei entregando currículos antes de abrir meu consultório

Recebi uma pergunta por email sobre como foi trabalhar em uma clínica fora do meu consultório e por isso, estarei contando minha experiência através deste texto.

Logo depois de me formar, por não ter muitos contatos dentistas em Florianópolis, entreguei currículos por quase toda a cidade em vários lugares, que tinham propostas diferentes. Alguns locais eram clínicas populares, outros eram clínicas que priorizavam as vantagens competitivas e outros eram consultórios particulares.

Fiquei 2 meses sem resposta até que surgiu a oportunidade de comprar um consultório em conjunto com um colega; Conseguimos um bom ponto com um ótimo preço. Mas, por não ter muito capital, já que era estudante e todo dinheiro que tinha vieram de economias e aplicações, investi todo o meu dinheiro na compra do negócio e dos materiais necessários para os atendimentos.
Ser dono do próprio consultório passa uma sensação de liberdade

O fluxo de pacientes foi bom nos meses de Outubro e Novembro, no entanto, estagnou em Dezembro e Janeiro, em decorrência das comemorações de ano novo e natal. Diante disto, não vi outra opção a não ser complementar o meio período que fazia no consultório com o trabalho em outra clínica.

E para a minha surpresa, antes mesmo de sair em busca de um novo trabalho, recebi a ligação de uma clínica em que eu tinha entregado currículo dois meses antes. De todos os lugares em que entreguei currículo este foi disparado o que mais me agradou, pois a estratégia para atração de pacientes girava em torno de um atendimento personalizado que priorizava tornar a experiência do convidado na clínica algo especial. Isto seguia o caminho contrário das clínicas populares que tem o preço como principal diferencial.

De começo, posso te dizer que o trabalho era cansativo, pois entre consultório, deslocamento e clínica, eu estava trabalhando cerca de 14 horas diárias, no entanto, a experiência foi muito enriquecedora. 
No fim do dia, depois de 14 horas trabalhando, a ergonomia era esquecida, igual nesta foto
Ao atender um grande número de pacientes ao dia, aprendi a trabalhar e interagir com as diferentes personalidades das pessoas, o que é essencial para qualquer dentista. Tive um pouco de dificuldade no começo, pois não estava acostumado com o ritmo de atendimento, mas com o tempo isso se tornou natural.

Além disso, aprendi como atrair e reter pacientes, oferecendo a eles uma experiência diferenciada de atendimento; As grandes clínicas tem toda uma ciência desenvolvida em torno disso. Assim, passei a usar alguns destes métodos no meu consultório também (os que não exigiam investimentos grandes de capital) e pude perceber que para o negócio ter sucesso ele não pode ter a qualidade como principal diferencial, como eu acreditava no começo, visto que isto hoje em dia é obrigação, pois sem qualidade, o mercado de trabalho te seleciona.

Apesar de ter me envolvido em uma rotina puxada, não posso negar que o trabalho em outra clínica e contato com vários dentistas foi essencial na minha curva de aprendizado e uma experiência muito válida que me agregou muita coisa. 

Espero que este texto tenha te ajudado e agregado valor! Deixe sua opinião nos comentários! ;)

Abraços e até a próxima!
André Martins - Arriba Dentista