Hábito: O Segredo Para o Seu Filho Não Ter Cárie e Crescer com Dentes Saudáveis

A higiene bucal deve ser feita desde cedo, antes dos 6 meses de idade!

A infância é uma fase onde o seu filho necessita de atenção plena, para crescer com bons costumes e de maneira saudável; As demandas para isto são as mais variadas possíveis: Uma boa escola, boa alimentação, exercícios, estimular hobbies/interações sociais e, não menos importante, cuidar dos dentes.

O sorriso é o cartão de visitas de qualquer pessoa e apesar das crianças enxergarem o mundo de forma inocente e leve, uma saúde bucal negligente, além do desconforto de problemas recorrentes como a cárie, pode afetar a auto-estima e trazer problemas psicossociais durante a infância.

Por isso, muitos pais me fazem a seguinte pergunta: Como cuidar dos dentes do meu filho e evitar que ele tenha tenha problemas bucais?

Diante deste panorâma, sempre dou a mesma resposta clichê: Escova de dentes, fio dental e enxaguante.

No entanto, uma coisa que poucos dentistas falam sobre é que nada disso irá adiantar se for feito na frequência indevida ou de maneira errada. Se a higiene bucal for feita da forma errada, não importa quantas vezes o fio dental ou a escova de dentes forem utilizados, o resultado vai ser o mesmo: O aparecimento de cárie, dor de dente e perda dental.

Por isso, fazer com que a criança faça tudo da maneira correta acaba sendo um desafio para muitos pais.

No entanto, existem três coisas que você pode fazer para acostumar o seu filho a cuidar dos dentes e fazer com que ele estabeleça hábitos de higiene para a vida toda.

O acompanhamento da higiene bucal é muito importante no estabelecimento de hábitos

1. Acompanhe a Escovação do Seu Filho

Até os 10 ou 12 anos de idade, é extremamente importante que a higiene bucal das crianças seja acompanhada de perto, principalmente antes de dormir.

Isso acontece porque, com a pouca idade, algumas crianças ainda não desenvolveram completamente a coordenação motora para o uso satisfatório da escova de dentes e, principalmente, do fio dental.

Além disso, as crianças tendem a deixar atividades para depois e ,se não forem cobradas/acompanhadas, o mesmo irá acontecer com a higiene bucal. Sem falar que, durante a escovação acompanhada, os pais podem ensinar e corrigir o jeito que a higiene é feita, ensinando a criança aos poucos.

Por isso, é extremamente importante que você esteja presente durante a higienização e torne isso algo divertido, assim, o seu filho irá começar a cobrar a escovação de você e não ao contrário. Rigidez e brigas não funcionam neste momento e acabam tendo o efeito contrário. 

2. Faça a Higiene Bucal da Criança Desde Cedo

É interessante que a higiene da boca e dos dentes seja feita desde cedo, inclusive antes dos 6 meses, com o uso de gaze umedecida.

Isto é importante, pois assim a criança se acostuma desde cedo com o ato da intervenção bucal e passa a não se queixar quando ela é feita.
O acompanhamento de um dentista é MUITO importante!
3. O Seu Filho Deve ter o Acompanhamento de um Dentista

O acompanhamento de um dentista é essencial durante a infância.

Apesar da procura pelos dentistas ser feita normalmente diante de um caso de dor de dente ou queixa estética, os dentistas são essenciais para acompanhar a saúde bucal do seu filho.

Ao se fazer o exame bucal, o dentista consegue prevenir eventuais problemas e acompanhar a ordem e posicionamento da erupção dos dentes de leite e permanentes.

Hábito, O Segredo!

Seguindo estas 3 dicas  da maneira descrita neste artigo, o seu filho precisará comparecer no dentista apenas para avaliações e exames de rotina, procedimentos simples e que ele não terá medo de fazer.

Muitas pessoas tem medo de ir no dentista e caem em um ciclo de problemas bucais, porque tiveram uma experiência traumática no consultório quando crianças, visto que necessitavam de procedimentos desconfortáveis como a retirada de uma cárie ou extração de dente. 

Ao prestar atenção na higiene dos dentes do seu filho, você evita que ele cresça com este trauma e, além disso, isto também fará com que ele estabeleça HÁBITOS de higiene, que serão levados pelo resto da vida.

Então, a mensagem mais importante deste texto é: Quando uma pessoa aparece no dentista com os dentes perfeitos, é porque ela conseguiu estabelecer hábitos de higiene durante a infância e, como grande parte das coisas aprendidas durante esta fase da vida, estes costumes serão levados para a fase adulta e repassados para futuros filhos.

Abraços e até a próxima!
André Martins - Arriba Dentista