Como Um Simples Contato Com a Natureza Pode Curar o Estresse e a Ansiedade

Acampar em um lugar desses deve ser mágico

Através da produção de conteúdo na internet, tenho um alcance ótimo, consigo conhecer muita gente e construir um debate saudável em torno dos assuntos que falo sobre. Sempre fui apaixonado por esse tipo de coisa e percebi a oportunidade de unir a produção de conteúdo com a odontologia, área que necessita urgentemente de informação online confiável e de qualidade.

No entanto, muitas vezes a produção de conteúdo pode ser um pouco traiçoeira. "Traiçoeira", com certeza essa é a palavra que eu buscava, pois é comum a produção de uma aula para dentistas no Youtube durar mais do que 10 ou 15 horas. Tudo começa com a definição do tema, que se segue com roteiro, produção dos slides, gravação do áudio, edição e postagem.

Quem me acompanha sabe que as aulas são postadas no meio da semana, mais especificamente na quarta-feira, por isso, sempre estabeleço a quarta como o prazo máximo de postagem. Contudo, além do Youtube também faço a produção de vídeos e artigos para o Linkedin, Instagram, Blog e lista própria de emails e as vezes tenho que correr para entregar tudo a tempo.

Lembro de uma segunda-feira na qual trabalhei das 7 da manhã até as 18 horas, praticamente sem parar. Os meus olhos, afetados pela miopia, ardiam por causa do tempo gasto no computador. Escrevi artigos, gravei áudios, produzi slides e editei vídeos, ao mesmo tempo que atendia na recepção da empresa do meu pai. Neste dia, no fim do expediente, decidimos comprar umas cervejas e ir para uma lagoa que fica próxima de Criciúma (o trajeto todo leva meia hora de carro).

Trabalhar em algo por conta é ótimo, mas exige disciplina
Quando entramos no mercado, o sol ameaçava baixar, mas o dia todo tinha sido um daqueles dias maravilhosos de praia. No entanto, 30 minutos depois, quando estávamos a caminho o tempo fechou completamente. Sabe aquelas tempestades de verão super fortes? Pois é. Nuvens pretas nos cercaram, a chuva veio forte e raios caiam próximos de nós.

Como estávamos perto do lugar e tínhamos alguns ansiolíticos (cervejas), resolvemos continuar e esta foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado.

Ao chegar na beira da lagoa, percebemos que a tempestade nos cercava, mas o lugar onde ficamos estava calmo, sem vento e com uma temperatura agradável de fim de tarde. Eu estava cansado e estressado pelo dia longo de trabalho; Quem passa o dia todo trabalhando no computador sabe como o cansaço mental pode ser grande as vezes. Além disso, o escritório onde passei o dia fica ao lado de uma movimentada e barulhenta avenida.

Ao chegar na lagoa, só era possível ouvir o barulho da água, dos animais e das folhas das árvores balançando em reação ao pouco vento.

O ambiente era bem parecido com esse, mas cercado por nuvens mais escuras

O silêncio e a sensação de paz em que fui imerso, logo após descer do carro, são indescritíveis. Eu fui aceito por aquele ambiente no mesmo momento. Para mim foi marcante como um simples contato com a natureza pode curar as minhas ansiedades de forma tão rápida.

Ao chegar lá, não existiam prazos, não existiam clientes mal educados, não existiam fontes intermináveis de barulho e o mais importante de tudo, não existia uma tela azul na minha frente, aquilo era real.

O  contato com a natureza é escasso nos dias de hoje e extremamente necessário. Muitas vezes ficamos imersos em atividades cansativas, trancados no mesmo lugar por dias, sem perceber que não precisamos de muito para sermos felizes e nos livrarmos dos estresses da rotina.

Apenas posso dizer que depois deste dia, estas ideias foram agregadas à minha filosofia de vida.

Abraços! André Martins - Arriba Dentista