Desenvolvimento Pessoal, Renda Passiva e Viagens - 4 Livros Que Vão Mudar a Sua Vida em 2019

Leitura, o melhor hábito que existe

O hábito da leitura já estava junto de mim no início de 2017. Livros de suspense como os do Sidney Sheldon, Agatha Christie, Harlan Coben e James Patterson eram devorados por mim em uma velocidade anormal.

No entanto nesta época comecei a ter contato com livros de educação financeira. Com o passar do tempo, sem perceber, da educação financeira, passei para o desenvolvimento pessoal, estabelecimento de renda passiva e livros que falam sobre viagens e como viver uma vida livre e sem amarras.

Conteúdos diferentes entre sí, mas que abriram a minha mente de uma maneira indescritível e, principalmente, mudaram o meu jeito de agir nos últimos anos.

Estou fazendo esta lista pois estes livros tiveram um significado ENORME para mim e acredito que terão influência parecida em você.


1. Os Segredos da Mente Milionária - T. Harv Eker

Os Segredos da Mente Milionária - T. Harv Eker

Foi o segundo livro de educação financeira que li e posso dizer que até hoje, depois de ter contato com várias outras obras, este livro foi um dos que mais me influenciou.

O autor divide o livro em duas partes.

Na primeira ele debate o porque você tem certos comportamentos e crenças em relação ao dinheiro e como você adquiriu tudo isso quando era criança. Segundo o livro, estas crenças irão moldar as suas ações perante a questão financeira pelo resto da sua vida e, principalmente se elas forem crenças negativas.

Na segunda parte, o autor passa as principais crenças e comportamentos que pessoas bem sucedidas em todas as áreas da vida possuem em relação ao empreendedorismo e bem-estar financeiro, para que, a partir disso, você reprograme as possíveis crenças destrutivas adquiridas na sua infância.

2. Quem Pensa Enriquece - Napoleon Hill

Quem Pensa Enriquece - Napoleon Hill
Não poderia estar fora da lista. "Quem Pensa Enriquece" é um clássico do desenvolvimento pessoal e um dos meus favoritos. Sem falar que foi escrito por uma pessoa que estudou os hábitos de pessoas bem sucedidas durante 25 anos, antes de escrever o relato.

Neste livro, Napoleon Hill descreve em detalhes o que pode ser feito para que o leitor alcance a realização pessoal em todas as áreas da vida, principalmente na financeira.

Basicamente ao definir um propósito e mudar os seus padrões de pensamento, você se torna implacável e molda as suas ações em busca de um objetivo.

Chega a ser uma piada, mas paguei o preço de um x salada neste livro, que é uma leitura transformadora. A única coisa que o x salada iria transformar é a minha saúde; para pior.

3. Trabalhe 4 Horas na Semana - Tim Ferris

Trabalhe 4 Horas Por Semana - Tim Ferris
Título mentiroso! Sensacionalista! Pois é, eu também acreditava nisso...

Apenas posso dizer que este livro foi um "Brainstorm" para mim, pois ele junta tudo que já aprendi no desenvolvimento pessoal e educação financeira com o estabelecimento de renda passiva e construção de uma vida livre.

No livro, o autor realmente ensina métodos para obtenção de renda passiva e mostra casos conhecidos de sucesso, que mudaram as vidas dessas pessoas e não foram coisas complexas de serem aplicadas.

Ao chegar no final da leitura, podem ser encontrados capítulos que mostram como viajar e morar em outro país é barato e como você pode fazer isso apenas com a renda passiva de um negócio online.

4. Livre - Cheryl Strayed 

Livre - Cheryl Strayed
A primeira indicação desta lista fala de educação financeira, a segunda sobre desenvolvimento pessoal, a terceira sobre renda passiva e a quarta sobre viagem e realização pessoal.

"Livre" é um drama escrito por uma mulher que fez a Pacific Crest Trail (PCT), uma trilha com mais de 2 mil quilômetros e passa pelos estados da Califórnia, Oregon e Washington. Na obra, são exploradas as razões da autora ter feito a trilha, que são muito mais profundas e complexas do que a simples vontade de "caminha por ai".

O  livro mostra trambém a coragem necessária para que a jornada fosse iniciada e toda a dedicação que ela exigiu. Além disso, durante a descrição da caminhada, Cheryl fala sobre a morte da mãe, o fim do seu casamento e o seu vício em heroína; Em um relato quase espiritual ela fala como a PCT  fez com que ela enfrentasse cada um destes problemas da maneira mais corajosa possível.

Por causa da sua notoriedade, este livrou ganho um filme em 2014, com o mesmo título da sua capa. Já assisti esse filme mais de uma vez e posso dizer que a jornada pela PCT foi descrita com uma precisão cirúrgica. Algo raro quando a história de um livro vai para os cinemas. Vale a pena.

Bom, espero que esta lista tenha sido valiosa para você. Livros são uma fonte interminável de conhecimento e, na minha opinião, permitem que as informações sejam absorvidas no ritmo correto, ao contrário do excesso desorganizado de informação publicado na internet.

A leitura é um hábito gostoso e transformador. Para mim não tem nada melhor do que tomar um vinho e ler um livro; Com certeza este hábito pode agregar muito para você também! Enfim, feliz 2019 e que este ano seja cheio de mudanças para mim e para você!

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista