Meus Dois Principais Erros Ao Administrar Meu Consultório Odontológico e Como Evitá-los!

Error...

Em resposta aos emails que envio semanalmente, recebi uma mensagem que me questionava quais foram os meus maiores erros em relação ao consultório que tive. Por gostar de contar a minha experiência, adorei a pergunta e inclusive, esse será tema de um vídeo no meu canal do Youtube, que irá ao ar na semana que vem, no entanto, estou adiantando exclusivamente o conteúdo para você neste email. ;)

Ao pensar bem sobre o assunto, respondi foram dois principais erros.

O primeiro foi ter entrado no negócio com pouco capital de giro. Na época, logo depois da formatura, eu tinha uma quantia pequena investida e mesmo comprando o consultório por um preço ótimo e em sociedade com um colega, acabei gastando todo o meu capital ao entrar no negócio, comprar os materiais e colocar a plotagem na porta.

Eu sabia que isso iria acontecer e que por causa disso dependeria dos ganhos do consultório logo de cara para me manter com ele.


O sucesso do empreendedor é definido de acordo com a sua capacidade de aguentar pressão

Pressão? Total, mas apesar de estressante, quem empreende tem que estar habituado a resolver problemas e aguentar a pressão. Aprendi isso com meu pai, que tem uma micro empresa por mais de 30 anos e já passou por todo tipo de situação. Isso fez com que eu tivesse coragem de entrar no negócio mesmos sem muito dinheiro.

Mas depois de um Novembro de 2017 muito bom, tivemos uma queda no movimento em Dezembro e Janeiro, o que fez com que eu precisasse assumir mais meio turno em uma outra clínica.

Ao fazer isso, passei a ficar confortável financeiramente, mas abracei a famosa rotina de 14 horas, que (se você me acompanha) conhece bem. Resumindo o que já falei em outros posts, fui sugado por essa rotina e optei por vender o consultório e me mudar de cidade, em busca de algo mais tranquilo.

Mas isso aconteceu, principalmente, por ter entrado com pouco capital de giro no negócio. Não recomendo que você faça isso.

Já o segundo "grande erro" aconteceu antes da abertura do consultório. Quando estávamos pensando em comprar o ponto, eu e o meu sócio analisamos toda a concorrência da região. Fizemos o estudo pela internet e visitamos alguns lugares fisicamente. Ao fazer isso observamos duas coisas: Poucos consultórios ficavam perto do nosso e grande parte deles não era tão bem estruturado.

Não foque apenas na concorrência!
No entanto, focamos apenas na concorrência e não analisamos o público que ia ser atendido. Não demorou muito para perceber que isso foi um erro, pois grande parte dos pacientes na região selecionavam o consultório pelo preço.

Os pacientes iam de consultório em consultório pesquisando os preços dos tratamentos.

Ao receber estes pacientes eu tinha duas opções: Mantinha o meu preço e perdia o tratamento ou baixava o meu preço e perdia o tratamento igual.

Diminuir o valor do meu tratamento não adiantava nada, pois estes pacientes continuavam a pesquisa e buscavam outros dentistas para bater o meu preço. Por isso costumo dizer que competir por preço é dar um tiro no próprio pé.
Promoção de natal!

Diante disto, tentei começar a agregar valor ao meu tratamento para competir o mínimo possível por preço. Passei a marcar um tempo extra de atendimento, apenas para conversar com o paciente; Comecei a falar mais sobre as qualidades dos materiais que iria utilizar na boca dos pacientes; E sempre quando alguém usava o estacionamento do consultório, eu entregava um cartão para a pessoa e fazia minha propaganda, nada mais justo não?.

Consegui alguns pacientes assim, no entanto muita gente ainda aparecia em busca de tratamentos menos custosos.

Apenas esclarecendo que não tenho nada contra isso, muitas pessoas não tem condições nem de ir em um dentista ou não podem pagar por um tratamento super caro.

Então, as duas principais dicas deste post são: Abra o consultório com um capital de giro satisfatório e faça uma análise do seu público alvo antes de entrar no negócio.

Se quiser conversar sobre o assunto, me envie um email em: arribadentista1@gmail.com ; Ou deixe um comentário aqui neste post!

Abraços!
André Martins - Arriba Dentista