Renda Passiva e Renda Extra, Os Caminhos Para uma Vida Com Mais Significado e Tranquilidade em 2019

Eu em Roma durante o meu mochilão em 2016. Note o coliseu ao fundo

Já expliquei em outros posts aqui no blog, o porque não pretendo focar no lado profissional neste ano de 2019. Para mim, a felicidade, auto-estima e confiança, vem quando estamos em harmonia com a tríade saúde -> profissional -> social. Ao entrar em uma rotina de trabalho exaustiva de 14 horas diárias, deixei a saúde e o social de lado, focando apenas no profissional e mesmo assim não me encontrava totalmente satisfeito onde me encontrava na profissão.


Nesta época eu já vinha estudando desenvolvimento pessoal e educação financeira há dois anos e depois de meses pensando e criando coragem, resolvi ir atrás de uma vida com mais tranquilidade e significado. Diante disto, abandonei a rotina exaustiva em que me encontrava e resolvi usar meu tempo para criar fontes de renda extra e renda passiva.

Atualmente, o Brasil está em recuperação econômica, mas a situação desesperadora da crise, fez com que muitas pessoas fossem atrás de fontes de renda extra. Contudo, ao fazer uma breve pesquisa no Google Keywords (serviço de pesquisa de palavras chave) pude perceber que no nosso país, o conceito de renda passiva ainda é muito pouco explorado.
Renda Passiva x Renda Extra

Renda passiva, é quando você consegue automatizar a sua fonte de renda e ganhar dinheiro sem estar presente no trabalho ou sem estar fazendo determinada atividade. Existem fontes de renda passiva que são mais tradicionais, como por exemplo, a venda de um livro, pois depois que a obra está pronta, a editora se encarrega de vender e o autor recebe a sua parte pelo trabalho, sem precisar estar trabalhando diariamente para receber uma certa quantia.

Mas, apesar de ser pouco explorado, acredito que a busca por fontes de renda passiva será crescente no nosso país nos próximos anos, visto que, com a internet, estamos atualmente na melhor época possível para a construção destas fontes de renda.

Diante disto, como relatado, abandonei a rotina exaustiva em que me encontrava e passei a dedicar o meu tempo na construção de fontes de renda extra e renda passiva. Atualmente trabalho na recepção da empresa do meu pai e quando não tem clientes para serem atendidos, uso o tempo livre para produção de conteúdo na internet.

Por isso, hoje possuo 4 fontes de renda principais: O trabalho na recepção, monetização do Youtube (hoje meu canal se encontra com 3410 inscritos), meu ebook "Como Transformar o Seu Filho em Um Adulto Sem Cáries" e os meus investimentos, visto que guardo 40% de tudo que ganho e invisto semanalmente. Quando os ganhos de todas as outras fontes de renda se tornarem satisfatórios pretendo abandonar o serviço na recepção e viver uma vida livre.


Cada real economizado é um empregado que trabalha para mim

Meu foco gira 100% em torno disso e ao mesmo tempo em que construo estas fontes de renda passiva e renda extra, tenho tempo e capacidade mental para me concentrar em áreas da minha vida que deixei de lado por anos, como a música, fotografia, desenho, viagens e os exercícios que hoje são essenciais para mim e não sei como passei tanto tempo em uma vida sedentária.

Estou sem dúvidas mais satisfeito com a minha vida agora do que quando estava trabalhando 14 horas diárias, entre quatro paredes. Na época era verão, eu morava em Florianópolis e começava o expediente as 8 horas. Era comum olhar pela porta do consultório/clínica e ver aquele dia perfeito de praia, no entanto, eu saia da clínica as oito da noite e a única coisa que queria fazer era chegar em casa e dormir, para repetir tudo denovo.

Praia? Só Sábado, Domingo e olhe lá. Parando para pensar, eu trocava cinco dias por dois.

Aguentei esta rotina por 6 meses, tempo suficiente para perceber que não era isso que queria para a minha vida, independente da profissão e de quanto de dinheiro estaria fazendo.
Trabalhar como dentista por 14 horas e aproveitar praia? Só se fosse dessa maneira

No momento ainda não ganho muito dinheiro de forma passiva, no entanto, me sinto extremamente realizado quando vejo que as coisas estão crescendo no seu ritmo natural. Hoje enxergo propósito no que faço, algo que não acontecia quando tinha meu consultório e me virava para pagar as contas do negócio.

Enfim, resolvi agir desta maneira e adotar isto como meta de vida, pois a formação de fontes de renda passiva permite com que a vida seja vivida de forma livre, tranquila e sem as amarras de uma rotina que pode ser massacrante. A ideia de trabalhar entre quatro paredes por 30 anos, para comprar um carro e um apartamento é assustadora para mim. Essas coisas são importantes, e quero conquistá-las, mas primeiro a minha energia, atenção e dedicação estão voltadas para a obtenção de liberdade.

Na minha visão, cada real investido é um empregado que irá trabalhar para mim e me ajudar a alcançar meus sonhos.

Em Março deste ano, irei acampar em um camping que fica praticamente na beira do mar em Garopaba, Santa Catarina. Pretendo ficar 10 dias, gastando o mesmo que as pessoas gastam em apenas uma diária em uma pousada e grande parte da viagem será paga com os meus ganhos no Youtube.

Em um futuro próximo, colocarei uma mochila nas costas novamente e darei a volta pela Europa.
Camping na praia de Garopava, onde pretendo acampar em Março. O mar é logo ali.

Durante todo este tempo, o meu ebook continuará a venda, o Youtube irá gerar receita, assim como os meus investimentos. Mágica.

Mas é essa mágica que quero para mim. Vai dar certo? Talvez. Se não der, as clínicas de paredes brancas e hipnotizantes ainda serão iguais e estarão esperando por mim. Nada terá mudado.

Fique ligado no blog e no meu canal do Youtube, com o passar do tempo irei falar em detalhes sobre cada uma destas fontes de renda passiva e renda extra e como estou me saindo nesta jornada.

Abraços e feliz ano novo.
André Martins - Arriba Dentista