[Dentista Responde #1] 3 Questões de Concurso Público de Cirurgia, Periodontia e Cariologia Comentadas - Concurso Público Para Dentistas

Cirurgia bucomaxilofacial é um tema bastante cobrado nas provas de concurso público para dentistas
Quem me acompanha sabe que no meu canal do Youtube tenho vários vídeos onde resolvo e comento questões de concurso público para dentistas. Apesar deste tipo de vídeo ser postado uma vez por semana, decidi ampliar o conteúdo e pretendo responder algumas questões de concurso público aqui no blog também.

Por isso, para o primeiro post nesse estilo, separei três questões de concurso público para dentistas sobre cirurgia, periodontia e cariologia, temas bastante cobrados nas provas. Bons estudos!

PS: Logo depois da explicação da questão você encontrará o gabarito da pergunta, por isso, cuidado ao descer a tela. ;)

Só antes de ir para as questões, não se esqueça de CLICAR no botão abaixo e SE INSCREVER no meu novo canal do Youtube, para ter acesso a mais questões comentadas de odontologia EM VÍDEO!
Venha estudar comigo no Youtube Também!

Questão 1.
Cirurgião Bucomaxilofacial - Secretaria de Estado da Saúde ES (SESA) - 2013

Assinale a opção que apresenta a associação correta entre os atos operatórios e os instrumentos cirurgícos.

A) Diérese - Bisturi / Exérese - Alavanca
B) Diérese - Bisturi / Síntese - Fórceps
C) Síntese - Bisturi / Hemostasia - Pinça Hemostática
D) Diérese - Tesoura / Hemostasia - Porta-agulhas
E) Hemostasia - Pinça Backhaus / Síntese - Porta-agulhas

RESPOSTA QUESTÃO 1.
A cirurgia se divide em quatro tempos, a diérese, hemostasia, exérese e síntese.

Diérese: É o início da cirurgia com a separação dos campos anatômicos/tecidos, o que permite o acesso a um determinado órgão ou região. Para isto são utilizados instrumentos cortantes.
Hemostasia: Processo realizado para prevenir ou deter sangramento. Pode ser feita através de pinçamento de vasos, ligadura de vasos, eletrocoagulação e compressão.
Exérese: Tempo conhecido como "cirurgia propriamente dita", sendo o momento no qual é realizado o procedimento cirúrgico
Síntese: Momento da sutura, onde se busca a junção dos tecidos, com a aproximação dos bordos de uma lesão, facilitando o processo de cicatrização.
Exemplo de síntese

Apenas a explicação dos tempos cirúrgicos já é suficiente para resolução da questão. A sutura dos tecidos não é feita com um fórceps ou um bisturi, como relatam as letras B e C. Além disso, a hemostasia não é feita com o porta-agulhas, instrumento utilizado na síntese, e a Pinça Backaus é utilizada para o pinçamento de campos cirúrgicos, informações que eliminam as letras D e E.

Gabarito Questão 1: Letra A

Questão 2.

Cirurgião Dentista - Analista Legislativo - GO - 2019

Quanto ao diagnóstico das doenças periodontais, é correto afirmar que a perda de inserção clínica se trata:

A) Do resultado da soma das medidas de profundidade de sondagem e recessão gengival.
B) Da distância entre a junção cemento-esmalte (junção amelocementária) e a margem gengival.
C) Da quantidade de raiz exposta ao meio bucal, causada por perda óssea.
D) Da profundidade de sulco/bolsa com presença de sangramento à sondagem.
E) De critério clínico pouco referido em literatura para o diagnóstico das alterações periodontais.


RESPOSTA
Gostei muito desta questão porque ela envolve uma questão básica que é muito cobrada em provas de concurso e da faculdade na tentativa de confundir as pessoas.

Por isso, vale lembrar que a perda de inserção se dá pela soma da retração gengival (que vai da junção cemento esmalte até a margem gengival) com a profundidade de sondagem, na foto abaixo exemplificada através de uma bolsa periodontal.

Inserção Clínica: Soma da retração gengival com a profundidade de sondagem 

Conhecer a anatomia do periodonto é essencial para ir bem em qualquer prova de concurso, por isso, tenha sempre estes conceitos estudados.

Gabarito Questão 2: Letra A

Questão 3.
Analista Judiciário - Odontologia - Tribunal Regional do Trabalho - FCC - 2017

Ao realizar a anamnese e o exame físico em um paciente, o cirurgião-dentista deverá estar atento aos seguintes fatores, relativos à etiopatogenia da cárie dentária:

A) Utilização de antibióticos na infância; acesso e utilização de produtos fluoretados e frequência de consumo de produtos açucarados.
B) Aumento da salivação; acesso e utilização de produtos fluoretados e frequência de consumo de produtos açucarados.
C) Utilização de antibióticos na infância; nível de higiene bucal e diminuição da salivação.
D) Nível de higiene bucal; acesso e utilização de produtos fluoretados e utilização de antibióticos na infância.

E) Nível de higiene bucal; acesso e utilização de produtos fluoretados e frequência de consumo de produtos açucarados.
O que causa cárie não é o antibiótico, mas sim o açúcar presente no medicamento

Questões de cariologia e atenção básica são extremamente comuns em provas de dentista ESF, por isso resolvi trazer esta questão, na qual a alternativa que melhor descreve a etiopatogenia da cárie é a letra E.

O consumo de antibióticos, por si só não faz parte da etiopatogenia da cárie. Atualmente, se sabe que a ingestão de antibióticos pode causar algum problema dental caso contenha açucar na sua composição para melhorar o gosto e a aceitação pelas crianças. Apenas esta informação já elimina as letras A, C e D.

Já em relação a salivação, a saliva é extremamente importante no processo DES-RE, possuindo efeito tampão e auxiliando na limpeza da cavidade bucal. Como a saliva é benéfica para a manutenção da saúde bucal, o seu excesso não influenciaria negativamente no aparecimento de lesões de cárie. No entanto, este excesso pode causar uma sensação de sufoco e também feridas/infecções ao redor da boca.

A letra E se torna a opção correta nesta questão, pois uma higiene bucal deficiente, somada com o consumo de alimentos açucarados se torna determinante para o aparecimento das cáries, pois permite que as bactérias se multipliquem e se mantenham aderidas ao tecido dental, onde irão produzir os ácidos responsáveis pela lesão de cárie, a qual teria maior dificuldade de se formar e prejudicar a estrutura do esmalte caso o dente esteja em contato com o flúor.

Gabarito Questão 3: Letra E

Bom, espero que estas questões de concurso público para dentistas realmente te ajudem a esclarecer estes assuntos e complementem os seus estudos!

Para resolver mais questões de concurso público junto comigo, é só assistir o vídeo abaixo. Lembrando que no meu canal do Youtube, também tenho vídeos onde resolvo questões de endodontia, dentística e cirurgia também.

Obrigado pela sua companhia e até a próxima!
André Martins - Arriba Dentista