Herpes na Boca - Tratamento, Transmissão e Sintomas - A Herpes Pega no Beijo? A Herpes Tem Cura?

A frustração de acordar com as bolhas amareladas da Herpes na Boca
Herpes Labial - A Descoberta:
Um dia você acorda, olha no espelho e percebe que apareceram umas bolhas amarelas nos seus lábios. Além de não serem bonitas, estas bolhas coçam demais e, por isso, você tenta estoura-las, mas isso faz com que fiquem marcas avermelhadas nos lábios e a região começa a doer e coçar mais ainda.

As bolhas que sobram continuam coçando e não somem nunca, assim, você tenta de tudo pomada, chás, antibióticos, mas nada resolve. Contudo, o problema some naturalmente com o passar do tempo, depois de 15 dias. A alegria é tanta que você chega a abrir um vinho para comemorar.

"Adeus e até nunca mais bolhas amarelas!" "Deve ter sido aquela pomada que ajuda na cicatrização que resolveu o problema!" 

Você acorda em um dia lindo de sol três meses depois, se olha no espelho e.... LÁ ESTÃO AS BOLHAS AMARELAS DE NOVO!! COMO PODE ISSO?

Lamento ser estraga prazeres, mas não foi a pomada que resolveu as irritantes bolhas e infelizmente elas são causadas por uma doença que não tem cura e que é bastante prevalente e comum nos dias de hoje: A Herpes Labial.
Sim, a Herpes Labial pode ser transmitida através do beijo

Herpes Labial - Transmissão:
Ao saber que está com herpes na boca, você se desespera: "Como isso pode acontecer?" "O que eu faço para não ter mais isso?" "A herpes tem cura?". Estes pensamentos se seguem com uma pesquisa no Dr. Google, o que te desespera mais ainda, pois cada texto ou vídeo assistido passa uma informação diferente.

No entanto, a herpes labial é uma doença viral extremamente comum porque ela é transmitida através do contato salivar, e sim, isto quer dizer que a herpes pega no beijo! Inclusive, este é um dos motivos desta doença ser tão comum.

Por exemplo, uma pessoa que está com as bolhas amareladas nos lábios apresenta concentrações do vírus da herpes na saliva de 100 a 1000 vezes mais do que quando não está com as lesões.

"Então quer dizer que se uma pessoa tiver herpes, mas não estiver com as bolhas amareladas nos lábios, não tem problema beijar ela" Nada disso. Apesar da quantidade do vírus da herpes na saliva serem menores na ausência das bolhas, o vírus eventualmente aumenta a sua concentração salivar em alguns períodos, aumentando, claro as chances de transmissão.

No entanto, a presença do vírus da herpes na saliva nestes casos não chega nem perto da situação em que as bolhas estão presentes, por isso a transmissão é mais difícil.

Vale destacar que, além do beijo, a herpes na boca também pode ser transmitida através do compartilhamento de talheres, copos e outros objetos pessoais contaminados.

A transmissão da herpes ocorre de maneira fácil, por isso, qualquer contato com o líquido no interior das bolhas amareladas, já pode significar a transferência da doença. Isto, inclusive é muito comum quando se tem o contato das mãos com uma lesão de herpes, visto que isto pode transferir o problem para outras partes do corpo.

Caso se tenha o contato com o vírus da Herpes, os primeiros sintomas devem aparecer em até duas semanas.
Além do beijo a herpes labial também pode ser transmitida com o compartilhamento de talheres, copos e até lâminas de barbear!

Herpes Labial - Sintomas:
A herpes na boca apresenta duas fases: A assintomática e a sintomática.

Ao se ter contato com as famosas bolhas amarelas da Herpes Labial, a transmissão da doença é quase certa, no entanto, muitas vezes, a pessoa contaminada não sabe que pegou a doença, visto que o vírus da Herpes possui um período de latência, onde não manifesta nenhum sintoma e fica quietinho por um tempo. Esta fase, onde a Herpes não causa problema nenhum, é conhecida como assintomática.

Contudo, o "sono da Herpes" pode ser interrompido caso o portador apresente alguma alteração ou queda na função imune, o que pode acontecer por diversas razões, como estresse, menstruação, outras doença e até exposição ao sol.

A perceber a diminuição da imunidade, o vírus da Herpes vê uma oportunidade para se manifestar e é durante estes períodos, onde o nosso corpo está com as defesas em baixa, que aparecem as bolhas amareladas. Este período é conhecido como fase sintomática.

Na fase sintomática, nós teremos inicialmente uma coceira ou um formigamento que dura pelo período de mais ou menos um ou dois dias. Logo após este período surgem as bolhas amareladas, as quais contém líquido no seu interior e coçam bastante, além de afetar a questão estética. Por último, depois do desaparecimento destas bolhas, nós teremos a fase de cicatrização, que se manifestará na forma de úlceras avermelhadas somadas com crostas amareladas ou amarronzadas.

Vale lembrar que as lesões da Herpes também podem aparecer na gengiva, boca, garganta ou rosto.
Na foto "A" é possível observar a fase inicial da manifestação da Herpes, fase onde se tem a coceira/formigament. Já a foto "B" demonstra as bolhas amareladas cheias de líquido e a foto "C" mostra a fase de cicatrização que pode ocorrer na forma de úlceras avermelhadas cobertas por uma crosta amarelada ou amarronzada

Herpes Labial - Tratamento:
Logo após a pesquisa no Dr. Google e o período de auto-medicação com pomadas e todo tipo de remédio, normalmente temos o período de aceitação, onde a pessoa acometida visita um dentista ou um médico para tratamento da doença.

Ao chegar na consulta, é descoberto que a Herpes não tem cura, ao contrário do que foi lido e indicado em vários jeitinhos caseiros no Youtube.

Infelizmente, a Herpes é uma doença viral, que "mora" no tecido nervoso da coluna, conhecido como gânglio dorsal. Não se preocupe, a Herpes não traz prejuízos para os nervos desta região, no entanto, o vírus se armazena e multiplica neste local, esperando a próxima oportunidade para aparecer.

Apesar da Herpes não ter cura, os sintomas dela podem ser tratados, o que faz com que as irritantes bolhas amarelas sumam muito mais rapidamente.

O medicamento mais utilizado para o tratamento das lesões de Herpes é o Aciclovir, o qual pode ser receitado na forma de pomada ou comprimido, o que irá depender do seu médico e da sua condição clínica.

O Aciclovir e outros medicamentos anti virais só podem ser adquiridos com a apresentação de uma receita. Além disso, a visita ao dentista ou a um médico é essencial para que se consiga uma orientação e diagnóstico precisos.

O Aciclovir é um medicamento anti viral, que faz com que as lesões de Herpes desapareçam mais rapidamente, no entanto, uma dica de ouro que irei te dar agora é que você sempre tenha em mãos o Aciclovir em comprimido ou em pomada, visto que este medicamento é muito mais eficaz quando usado na primeira fase de manifestação da Herpes, no momento em que se sente a coceira e o formigamento. Portanto, ter este remédio em casa é essencial para a eliminação rápida dos sintomas da Herpes.

Infelizmente aplicar calor ou frio nas bolhas, tomar antibiótico ou ficar passando qualquer pomada não ajuda em nada e recomendo que você não tente estourar as lesões, visto que isto vai causar muito mais dor e coceira ainda.

Caso não tenha o Aciclovir em casa e não é possível a visita a um médico ou dentista, recomendo que você simplesmente acompanhe as lesões até que elas sumam naturalmente. Isto costuma acontecer no período de 7 a 14 dias.

Outras Informações Importantes:
Por motivos bastante evidentes, a transmissão do vírus da Herpes aumenta bastante durante o carnaval. Caso veja alguém no carnaval com alguma "feridinha" nos lábios, não se empolgue de beijar a pessoa!

Além disso, nesta época, o clima costuma ser bastante quente e como já relatado neste artigo, a exposição ao sol prolongada pode facilitar a manifestação do vírus. Algo que pode ajudar a evitar a lesões em épocas quentes é o uso de protetor labial.

Herpes na Boca - Tratamento, Transmissão e Sintomas - Vídeo Explicativo:
Gravei um vídeo no meu canal do Youtube onde falo tudo o que você precisa saber sobre a herpes labial. Neste vídeo explico em detalhes como ocorre a transmissão da Herpes, quais os seus sintomas e como deve ser feito o tratamento desta condição.

Espero que este artigo tenha tirado as suas dúvidas e te ajudado a compreender melhor a Herpes. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários!

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista