Como Tirar Tártaro dos Dentes em Casa - Descubra Como Evitar o Tártaro e Se Livrar Deste Problema

Como tirar o tártaro dos dentes em casa - Em menos de 5 minutos! Será?

Como Se Forma o Tártaro?
Para entender como que funciona o tratamento de remoção, é essencial que você conheça como que acontece o processo de formação do tártaro.

Quando comemos algo, restos de alimento ficam entre os dentes. Se estes restos de comida não forem removidos dos dentes através da escovação e do fio dental, bactérias presentes na boca irão se alimentar de tudo isso, o que permite com que elas se multipliquem e fiquem aderidas aos dentes, formando algo que conhecemos como placa bacteriana.

A placa bacteriana é uma pasta branca e amolecida que fica sobre e entre os dentes. No entanto, a placa ainda tem uma adesão relativamente fraca ao tecido dental e pode ser removida com o restabelecimento dos hábitos de higiene, ou seja, o uso da escova e do fio dental, como falei no paragrafo anterior.
Placa bacteriana (pasta branca/amarelada) causando inflamação da gengiva

No entanto, se a placa bacteriana não for removida, os minerais presentes na saliva, como o cálcio e o fosforo causam um endurecimento da placa bacteriana, formando o tártaro dental, que é muito mais aderido aos dentes.

Apesar de ser possível a remoção da placa bacteriana de forma simples, o tártaro exige uma atenção extra, visto que é muito mais resistente.

O Perigo dos Tratamentos Caseiros:
Você acha que uma simples escovação com bicarbonato resolve um caso assim?

O tártaro dental, assim como a cárie é um dos problemas bucais mais comuns nos dias de hoje. Como o tártaro não causa dor, ele não leva aquela situação de urgência que uma dor de dente traz, no entanto, a remoção do tártaro é bastante importante, visto que ele dificulta a higiene e auxilia no acúmulo de placa bacteriana, podendo ajudar assim na progressão da doença periodontal.

Contudo, ao ter consciência da necessidade de tirar o tártaro dos dentes, a primeira coisa que muita gente faz é procurar por tratamentos caseiros na internet; É ai que mora o perigo.

Praticamente todos os tratamentos caseiros encontrados atualmente na internet para tirar o tártaro dos dentes em casa, fazem uso de métodos totalmente prejudiciais para os dentes. Por exemplo: Um dos jeitinhos caseiros mais indicados é a escovação com bicarbonato de sódio, substância extremamente abrasiva.

A abrasividade do bicarbonato de sódio faz com que o dente perca mineral, causando um desgaste do esmalte dental, além de machucados na gengiva. Com o passar do tempo, a escovação com o bicarbonato de sódio irá trazer uma sensibilidade dental bastante desconfortável, assim como o amarelamento dos dentes. 

Limão e vinagre também são indicados como "métodos perfeitos" para tirar o tártaro dos dentes, no entanto estas substâncias também causam perda mineral dos dentes, pois possuem uma acidez excessiva.

Assim, na tentativa de evitar o dentista e economizar dinheiro, muita gente acaba indo parar no consultório para um tratamento de sensibilidade ou para restaurar a estética do sorriso. E ainda precisa tirar o tártaro dos dentes, por causa da ineficácia do que foi tentado em casa.

Como REALMENTE Tirar o Tártaro dos Dentes:

O ultrasom quebra o tártaro e separa ele dos dentes

Ok, então se não é possível tirar o tártaro dos dentes em casa, o que você recomenda?

Recomendo uma visita ao dentista, que irá tirar o tártaro dos dentes com o uso de ultrasom, um aparelho que separa o tártaro dos dentes através de vibração. Ou seja, o dentista não faz uso de substâncias abrasivas ou ácidas para tirar o tártaro dos dentes, mas para isso, usa um aparelho que não prejudica em nada a saúde dental, visto que ele quebra o tártaro com facilidade.

Como relatei no início deste post, a placa bacteriana ainda pode ser removida em casa com o uso de escova de dentes e fio dental, no entanto o tártaro tem uma adesão muito maior aos dentes e para a sua remoção é necessária uma visita no dentista.

Indico também que ao ir no dentista, peça dicas de escovação para ele, visto que uma higiene bucal eficiente pode evitar o aparecimento do tártaro. Eu sempre orientei meus pacientes quanto a isto, mas conto nos dedos o número de vezes que alguém me trouxe este tipo de questionamento, que é muito importante.

Portanto, extraia o máximo do seu dentista e não foque apenas no tratamento da remoção de tártaro. peça dicas e converse com ele sobre o que é possível fazer para prevenir o aparecimento de tártaro.

Importante:
"Você só quer dinheiro" Será?

Quando alerto sobre os tratamentos caseiros na internet para clarear os dentes, tratar dor de dente e tirar o tártaro dos dentes, recebo milhões de críticas, dizendo que estou produzindo este tipo de conteúdo apenas porque quero que as pessoas apareçam no dentista para gastar dinheiro.

Sou taxado como o dentista mais mercenário do mundo.

Mas, se isto fosse verdade, eu indicaria o bicarbonato de sódio, o limão e a compra do kit de clareamento do Aliexpress, que acabam com a saúde dos dentes, visto que tratamentos para sensibilidade e plásticas gengivais são tratamentos bem mais lucrativos do que uma simples limpeza ou clareamento dental.

Saiba Mais:
Para complementar este artigo, fiz um vídeo no Youtube que fala mais sobre os métodos milagrosos para tirar o tártaro dos dentes em casa e fala com mais detalhes sobre o papel no dentista no tratamento do tártaro. Assista abaixo:

Espero que este artigo tenha te ajudado. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários.

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista