Dentista, o Que a Sua Aprovação em Concurso Público e as Patas de Uma Galinha Tem em Comum?

Não é preciso de esforço para pensar nisso, pois a sua máquina associativa responde facilmente a pergunta para você
"Nova York é uma grande cidade nos Estados Unidos." "A lua gira em torno da Terra." "Uma galinha tem quatro patas." Em todos esses casos, você relembrou rapidamente uma boa dose de informação associada, quase toda ela apontando numa direção ou em outra. Você soube logo depois de ler as três frases que as duas primeiras afirmações são verdadeiras e que a última é falsa.

Isto ocorre pois a máquina associativa no seu cérebro peneirou a informação sobre as galinhas terem duas patas, apesar de grande parte dos animais terem quatro, levantando também a questão de Nova York e analisando o significado de "gira."

Ao fazer a prova teórica para carteira de motorista, você relembra de várias coisas que aprendeu na prática e a sua mente consegue distinguir respostas certas das erradas através da associação de informações obtidas com a experiência de dirigir.

Por exemplo: "É verdade que você precisa de uma carteira especial para dirigir um veículo que pesa mais que 3 toneladas?" Se você estudou a sério talvez consiga lembrar até a página onde esta informação se encontrava, no entanto, o mais provável é que você responda essa pergunta através da associação de experiências e informações já adquiridas, mesmo que nunca tenha pensado exatamente nessa questão.

Do mesmo jeito que você sabe o número de patas de uma galinha, também sabe que é preciso de carteira especial para dirigir um caminhão
O nome disso é "Relação de Familiaridade" e este princípio pode ser aplicado à odontologia e tem grande influência na realização de provas da faculdade e de concurso público.

Ao analisar uma questão de concurso sobre cirurgia, por exemplo, você sabe que na extração de um primeiro molar superior, não se deve fazer o movimento de rotação, da mesma maneira que este dente deve ser extraído com um forcéps 18 L ou 18 R.

São coisas aprendidas na faculdade (as vezes apenas na prática), mas o dentista passa o dia encarando este processo de tomada de decisão, sem ele nem perceber. Por isso, usando o exemplo acima, a relação de familiaridade estaria em ação com uma pergunta sobre "Qual o fórceps mais ideal para extração de um primeiro molar superior?."


Uma questão sobre as etapas do ciclo de Krebs talvez não fosse respondida com a mesma facilidade, mas a resposta certa poderia vir caso você percebesse que uma alternativa lhe parece mais familiar do que as outras e você já ouviu falar ou leu aquilo em algum lugar. Isso traz a sensação de conforto cognitivo, familiaridade. A sua mente sabe que já viu aquilo em algum lugar e por isso, mesmo sem saber a questão, a alternativa que mais lhe traz conforto é a com maiores chances de estar correta.
Você lembra com detalhes do Ciclo de Krebs? Eu não.
Assim, fica a dica que, se você não consegue se lembrar da origem de uma afirmação e não tem nenhuma maneira de relacioná-la com outras coisas que sabe, não lhe resta outra opção a não ser se deixar levar pela sensação de conforto cognitivo e familiaridade.

OBS: Os dois primeiros parágrafos e o último deste texto foram adaptados do livro "Rápido e Devagar - Duas Formas de Pensar" de Daniel Kahneman.

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista