[Dentista Responde #4] Patologia Bucal e Terapêutica: 3 Questões de Concurso Público Para Dentistas Comentadas

Concurso público para dentistas - questões respondidas e comentadas
Neste post estou trazendo 3 questões da prova de concurso público para dentistas da Prefeitura de Vassouras (RJ), feita no ano de 2014. Tirei desta prova as questões que achei mais interessante e que falam de temas bastante cobrados em outros concursos.

Bons estudos!

Só antes de ir para as questões, não se esqueça de CLICAR no botão abaixo e SE INSCREVER no meu novo canal do Youtube, para ter acesso a várias questões de odontologia comentadas EM VÍDEO!
Venha estudar comigo no Youtube também!

Questão 1:

Cirurgião Dentista - FUNCAB - Pref. Vassouras - RJ - 2014 - Questão 40

O mais comum dos cistos não odontogênicos da cavidade oral é o:

A) do ducto nasopalatino.
B) dentígero.
C) de erupção.
D) primordial.
E) ceratocisto.


Os cistos da cavidade oral podem ser divididos em odontogênicos (inflamatórios ou de desenvolvimento) e não odontogênicos.

Os cistos odontogênicos se originam a partir de remanescentes epiteliais associados a formação dos dentes (odontogênese). O epitélio presente em cada um dos cistos odontogênicos é derivado de uma das seguintes fontes: lâmina dentária, órgão do esmalte e de bainha de Hertwig.

Os cistos odontogênicos inflamatórios são aqueles que resultam de uma inflamação e os cistos odontogênicos de desenvolvimento são aqueles que se desenvolvem a partir de um estimulo não inflamatório, ou seja, um estimulo atua sobre os restos epiteliais e determina o desenvolvimento.

Os principais cistos odontogênicos são:
  • -Cisto da Lâmina Dentária
  • -Cisto Primordial (Queratocisto)
  • -Cisto Dentígero
  • -Cisto de Erupção
  • -Cisto Periodontal Apical
  • -Cisto Periodontal Lateral
  • -Cisto Gengival do adulto
  • -Cisto Odontogênico Calcificante


E os cistos não odontogênicos (antes eram conhecidos como fissurais ou de desenvolvimento) são formados a partir da inclusão de células epiteliais nas linhas de fusão dos processos embrionários.

Os cistos não odontogênicos mais conhecidos são:
  • -Cisto do Ducto Nasopalatino
  • -Cisto Nasolabial   
  • -Cisto Epidermoide
  • -Cisto Dermoide
  • -Cisto do Ducto Tireoglosso
  • -Cisto Linfoepitelial Cervical
  • -Cisto Linfoepitelial Oral


O cisto do ducto nasopalatino, resposta correta para nossa questão, acomete cerca de 1% da população, sendo o cisto não odontogênico mais comum da cavidade bucal.

RESPOSTA CORRETA: Letra A
Representação clínica e radiográfica do cisto do ducto nasopalatino
Questão 2:
Cirurgião Dentista - FUNCAB - Pref. Vassouras - RJ - 2014 - Questão 57

Assinale a alternativa que apresenta um anti-inflamatório não esteroide.
A) Prometazina.
B) Triancinolona.
C) Diclofenaco potássico.
D) Betametasona.
E) Bradicinina.

Os antiinflamatórios não esteroidais inibem a produção de COX-1 e COX-2, afetando a síntese de prostaglandinas, substâncias produzidas pelas células em locais de dano teciduais, sendo extremamente importantes para a inflamação. Por causa disso, este tipo de fármaco é indicado para obtenção de efeitos analgésicos, antitérmicos (diminuição da febre) e antiinflamatórios.

A partir das descrições abaixo, você verá que apenas um dos medicamentos citados na questão faz parte do grupo dos antiinflamatórios não esteroidais:

Prometazina: Medicamento considerado um anti-alérgico, antivertiginoso e antiemético, podendo ser usado em casos de rinite, conjuntivite alérgica, urticária, rinorreia e principalmente para alívio de náuseas e vertigens que ocorrem durante viagens.

Triancinolona: É um corticoesteróide (portanto é esteroidal) que possui ação antiinflamatória e antialérgica. É normalmente aplicado em boca na forma de pomada para lesões inflamatórias e lesões ulcerativas resultantes de trauma.

Diclofenaco de Potássio: O Diclofenaco é um medicamento da classe dos antiinflamatórios não esteroidais, e atua inibindo a síntese de prostaglandinas responsáveis pela inflamação. É bastante utilizado para alívio da dor relacionado a várias patologias.

Betametasona: Medicamento corticoesteróide, assim como a Triancinolona, mas que atua como antiinflamatório, imunossupressor e antialérgico. Serve para várias doenças das glândulas, dos ossos e músculos, da pele, alérgicas, dos olhos, respiratórias, do sangue em mucosas e outras doenças sensíveis ao tratamento com corticóides. Deve ser utilizado em conjunto com outros medicamentos.

Bradicinina: É um vasodilatador, mediador da inflamação. Seu efeito de vasodilatação  aumenta a permeabilidade vascular e facilita a migração dos leucócitos para a área afetada, possuindo importante papel na iniciação e manutenção da dor.

RESPOSTA CORRETA: Letra C
Diclofenaco de potássio é considerado um antiinflamatório não esteroidal

Questão 3:

Cirurgião Dentista - FUNCAB - Pref. Vassouras - RJ - 2014 - Questão 59

É a união de dois dentes já formados através do cemento, podendo ocorrer antes ou depois da erupção dos dentes:
A) dilaceração.
B) hipercementose.
C) concrescência.
D) geminação.
E) taurodontia.

Conhecer as alterações de desenvolvimento dos dentes é essencial para se fazer qualquer prova de concurso, visto que este assunto é muito cobrado e, apesar de ser um tema básico, é fácil confundir as características destas condições no meio da maré interminável de conteúdo que se tem para estudar.

Por isso, achei legal trazer esta questão para o blog.

Dilaceração: Ocorre quando temos uma curvatura anormal das raízes, o que dificulta bastante a realização do tratamento de canal.

Hipercementose: Acúmulo incomum e simétrico de cemento que envolve as raízes, aumentando o tamanho delas.

Concrescência: Resposta correta para esta questão, suas características estão descritas perfeitamente no enunciado. Assim, a concrescência nada mais é do que a união de dois dentes através do cemento que pode ocorrer antes ou depois da erupção dos dentes.

Geminação: É uma tentativa de divisão do germe dental que ocorre durante o período de desenvolvimento, deixando o dente com uma aparência de "dividido", possuindo apenas um canal radicular.

Taurodontia: Esta condição ocorre quando temos um alongamento considerável da coroa e da câmara pulpar de um dente em altura, causando um deslocamento do assoalho pulpar e bifurcação das raízes no terço apical.

RESPOSTA CORRETA: Letra C
Esquema com as principais alterações de desenvolvimento dental
Bom, por hoje era isso! Me envie um email para contar quantas questões você acertou em: arribadentista1@gmail.com
Sinta-se livre para mandar uma mensagem caso tenha alguma dúvida também!

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista