[Dentista Responde #2] 3 Questões de Concurso Público Para Dentistas Comentadas - Endodontia, Cirurgia e Periodontia

Pois é, o localizador apical pode te confundir na hora da odontometria

Estou trazendo neste post para você, do Dentista Responde #2, mais 3 questões de concurso público respondidas e comentadas. Desta vez irei falar sobre o localizador apical, tratamento da gengivite e também dos princípios biomecânicos da exodontia, temas bastante cobrados em provas de concurso público para dentista. Logo abaixo seguem as 3 questões! 

Bons Estudos!

Só antes de ir para as questões, não se esqueça de CLICAR no botão abaixo e SE INSCREVER no meu novo canal do Youtube, para ter acesso a mais questões comentadas de odontologia EM VÍDEO!
Venha estudar comigo no Youtube também!

Questão 1.
Cirurgião dentista - Institudo de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assitencial Nacional (IDECAN) - 2017 - DF

O localizador apical eletrônico é considerado uma ferramenta útil para determinar o comprimento de trabalho. Deve-se ter em mente que existe condição que pode apresentar resultado impreciso. Assinale a alternativa que representa a condição em que a eficácia na precisão das medidas informadas pelos localizadores apicais mais modernos pode ser afetada.

A.Dentes com polpas necrosadas.
B.Dentes com reabsorções externas.
C.Dentes com lesões periapicais extensas.
D.Dentes com ápices incompletamente formados.

RESPOSTA QUESTÃO 1.
Os localizadores apicais de 3ª geração fundamentam-se na detecção de respostas elétricas de diferentes frequências no interior do canal, conhecidas como impendância.

Nos casos de ápice incompleto, reabsorção apical avançada ou sobre instrumentação, a constrição apical pode estar comprometida ou ausente, alterando a conformação elétrica do canal radicular. A variação da impedância da parede dentinária do terço apical será reduzida, indicando leituras mais curtas. O fluxo de corrente nesse local se altera, propiciando valores de gradiente de voltagem muito próximos aos valores do ligamento periodontal apical.

Ou seja, ao chegar no terço apical, o aparelho entende que houve contato com o ligamento periodontal, fazendo com que o dentista acredite que o dente é menor do que realmente é. As variações costumam ser de cerca de 1mm, o que, como você sabe pode afetar o sucesso do tratamento endodôntico, principalmente se as bactérias do ápice não forem removidas devido a odontometria incorreta.

Gabarito Questão 1: Letra D
Sobre a Questão 2: Será que a mulher grávida pode fazer tratamento periodontal?
Questão 2.
Odontologia - Analista Judiciário - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15ª)

Paciente com 27 anos de idade, sexo feminino, relata ter completado 13 semanas de gestação. A queixa principal da paciente é o sangramento gengival ao escovar os dentes, além de apresentar algumas dúvidas sobre a ingestão de complexos vitamínicos contendo fluoretos. O exame clínico mostra gengivite na região dos dentes 31,32, 33, 41, 42 e 43. A sondagem periodontal não detectou a presença de bolsas.

A abordagem do sangramento gengival consiste em:

A.tranquilizar a paciente, pois trata-se de uma condição temporária decorrente das alterações hormonais próprias da gravidez, com reversão do quadro inflamatório no terceiro trimestre da gestação.
B.orientar a paciente que o sangramento decorre da inflamação gengival, mediada por microrganismos proteolíticos em presença de biofilme bacteriano dental, cuja remoção deve ser feita por meio de escovação dos dentes e uso do fio dental
C.alertar a paciente e seus familiares sobre a necessidade de realizar uma intervenção periodontal para reverter os processos infecto-inflamatórios instalados na gengiva, associados positivamente com a prematuridade do parto.
D.conscientizar a paciente quanto à impossibilidade de tratamento periodontal durante a gestação, o que eleva a probabilidade de que o bebê venha a termo com baixo peso.

Uma das informações mais importantes para a resolução desta questão é a informação de que a sondagem periodontal não detectou a presença de bolsas, assim, se sabe que a paciente não possui periodontite, mas sim uma gengivite, que é caracterizada por uma inflamação inicial da gengiva e que faz com que o tecido gengival apresente inchaço, vermelhidão e sangramento.

Como a gengivite é um início de inflamação causado principalmente pela placa bacteriana, não são necessários procedimentos no dentista para a sua resolução (como indica a Letra C), assim, o paciente pode resolver o problema em casa, com ações que atuem na remoção da placa bacteriana, que é o fator causador da doença.

Por isso, o melhor tratamento para gengivite pode ser feito em casa, com o estabelecimento de hábitos de higiene bucal, com uso da escova de dentes e fio dental da forma correta e em frequencias adequadas, visto que escovar uma vez ao dia não vai adiantar muita coisa. Assim como o método de escovação do paciente levou ao quadro de gengivite, é muito importante que ele vá no dentista para pedir orientação em relação a sua técnica de escovação, se tornando capaz de atuar na prevenção da gengivite.
A gengivite pode ser tratada com o uso correto da escova de dentes e do fio dental
Vale destacar que é mais comum que mulheres grávidas tenham quadros de gengivite e periodontite por questões hormonais somadas à placa bacteriana, mas também pela mudança de hábitos, visto que o estresse da gravidez e aquisição de novos hábitos (como o de comer algo de madrugada e voltar para a cama sem escovar os dentes) fazem com que a higiene bucal seja negligenciada em alguns momentos. No entanto, o quadro de gengivite só irá regredir com a retomada da higiene bucal e o de periodontite com o tratamento no dentista.

Além disso, os cuidados necessários devem ser tomados, mas o tratamento periodontal pode ser feito em qualquer momento da gravidez, no entanto, o período mais indicado para isto é o segundo semestre, visto que esta é uma fase de maior estabilidade no desenvolvimento do bebê.

No primeiro trimestre temos uma fase de formação de órgãos e estruturas da face, por isso este período é de muitas mudanças e já no terceiro trimestre é mais complicado para que a mulher fique confortável na cadeira, por isso o segundo trimestre é a melhor fase para realização de tratamentos no dentista.

Gabarito Questão 2: Letra B

Questão 3.
Odontologia - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015 - TJ/RO

Durante as extrações dentárias, os elevadores retos apicais devem ser primariamente utilizados, inserindo-se paralelamente a lâmina do elevador entre a raiz do dente e o tecido ósseo alveolar envolvente. Esse movimento corresponde ao seguinte princípio mecânico do uso dos elevadores em extrações dentárias:

A.princípio de compressão;
B.princípio de alavanca;
C.princípio de roda;
D.princípio de cunha;
E.princípio de tração.


A extração de dentes do processo alveolar demanda o conhecimento e uso de princípios mecânicos: Sendo eles, a cunha, roda, eixo e alavanca.

Alavanca: Princípio ótimo para transmissão de grandes quantidades de força contra uma resistência (dente), sem o uso de muito esforço.
Princípio da alavanca
Cunha: Ponta ativa do instrumento toma o lugar do dente, fazendo o movimento de cunha. Princípio ótimo para expansão óssea e expulsão do dente para fora do alvéolo. Feita através das pontas ativas do fórceps, que entram entre o osso e o dente, além de serem realizadas também com o uso de alavancas, que são usadas para luxação dental.

Como você pode ver na imagem da direita abaixo, para realização de cunha, a alavanca reta deve ser inserida paralelamente, entre a raiz do dente e o osso alveolar, o que faz da letra D a correta para esta questão.
Princípio da cunha
Roda e Eixo: Cabo da alavanca funciona como um eixo e a sua ponta como uma roda (cabo é girado em torno do seu próprio eixo, gerando um movimento de roda na ponta ativa), que é bastante eficiente em elevar a raiz residual para fora do alvéolo. Bastante usada com a alavanca triangular.
Princípio da roda e eixo

Vale Lembrar também:
  • Alavancas: Ótimas para luxação do dente
  • Fórceps: Usados para expansão óssea e ruptura do ligamento periodontal

Gabarito Questão 3: Letra D

Tem alguma dúvida sobre as questões ou quer conversar sobre os assuntos? Deixe um comentário neste post!!!

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista