[Dentista Responde #5] 3 Questões de Concurso Público Para Dentista Comentadas: Traumatologia, Endodontia e Terapêutica!

Bah, que questãozinha...
Segunda-feira é dia do Dentista Responde e hoje estou trazendo mais três questões super interessantes para você, desta vez sobre fraturas Le Fort, tratamento pulpar conservador e até composição de anestésicos locais.

Muitas vezes ao responder questões sobre esses assuntos, achamos que eles são super complexos, mas grande parte das questões podem ser resolvidas com conhecimentos básicos sobre estes temas.

Bons estudos!

Só antes de ir para as questões, não se esqueça de CLICAR no botão abaixo e SE INSCREVER no meu novo canal do Youtube, para ter acesso a mais questões comentadas de odontologia EM VÍDEO!
Questão 1.
Cirurgião Dentista - Prefeitura Blumenau - SC - 2016 - Questão 24.
A anestesia local corresponde ao bloqueio reversível da condução nervosa, determinando perda das sensações sem alteração do nível de consciência. Analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:

( ) A molécula típica de anestésico local é constituída por um grupo lipofílico e um grupo hidrofílico, separados por uma cadeia intermediária.

( ) O grupo lipofílico é necessário para interagir no receptor celular.

( ) O grupo hidrofílico é necessário para a passagem da molécula pela membrana da célula nervosa.

( ) De acordo com a natureza da cadeia intermediária, os anestésicos locais classificam-se em agentes tipo éster ou amida.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A. V – F – F – V.
B. V – F – V – F.
C. F – F – F – V.
D. V – V – F – V.
E. V – V – F – F.

Falei sobre este tema no Instagram, na semana passada e quando vi essa questão, tive que trazer ela para cá. Para me seguir no Instagram e acompanhar mais conteúdo como este que você está lendo aqui no blog, é só clicar na imagem abaixo, do post que fiz sobre o assunto.

Questão tirada diretamente do meu instagram. É só clicar na imagem para acessar!
Anestésicos locais são bases orgânicas fracas, pouco solúveis em água. Para que esta solubilidade seja maior, as soluções comerciais são preparadas como sais ácidos, os quais são hidrossolúveis e geralmente são obtidos por adição de ácido clorídrico. Assim, apesar dos anestésicos locais serem bases fracas, as preparações farmacêuticas são levemente ácidas, com pH variando de 4,5 a 6,0. Esta acidez aumenta a estabilidade das soluções anestésicas. Uma vez injetadas nos tecidos, há tamponamento do ácido, liberando base em forma não-ionizada, passível de ser absorvida.

Normalmente, a molécula de um anestésico local é composta por três partes: uma parte lopofílica (anel de benzeno), uma parte lipofílica (amina terciária) e uma cadeia intermediária, a qual pode ser uma ligação éster ou amida.
Estrutura de um anestésico local
O grupo lipofílico tem a função de fazer a molécula de anestético passar pela membrana da célula nervosa, enquanto o grupo hidrofílico interage com o receptor celular (como você pode ver na questão, o autor inverteu estas funções).

Como a parte hidrofílica e lipofílica costumam ser comuns dos anestésicos locais, a sua classificação é dada de acordo com a presença da cadeia intermediária, assim os anestésicos locais podem ser classificados em estéres ou amidas.

Os ésteres costumam ter duração de efeito menor, porque são hidrolisados por enzimas presentes nos tecidos e no plasma sanguíneo.

Já as amidas possuem metabolismo hepático e tem maior duração de efeito.

Vale lembrar que os ésteres são responsáveis por grande parte das reações alérgicas, o que é algo mais raro de acontecer com anestésicos do tipo amida.

RESPOSTA CORRETA: Letra A


Questão 2:
CADAR - Aeronautica - 2016 - Endodontia - Questão 31.

Baseando-se em Lopes (2015), no que diz respeito ao tratamento conservador da polpa dental, analise as afirmativas abaixo.

I. A pulpotomia é um tratamento conservador, sendo seu objetivo a remoção total da polpa coronária viva, sã ou inflamada, mantendo-se a porção radicular.

II. Em casos de exposição por cárie, o capeamento direto é contraindicado, uma vez que a porção pulpar exposta contém áreas de necrose, microabscessos e bactérias.

III. No capeamento pulpar indireto, quanto mais profundamente o tecido pulpar for excisado, maior será a probabilidade de se remover a porção tecidual afetada.

IV. O sucesso da pulpotomia depende de fatores como a não introdução de bactérias no sistema de canais radiculares e a não utilização de substâncias com alto poder citotóxico que poderiam manter o quadro inflamatório.


Estão corretas apenas as afirmativas
A. I e III.
B. II e III.
C. I, II e IV.
D. II, III e IV.


A pulpotomia é uma abordagem conservadora, que consiste na remoção da porção coronária do tecido pulpar. Isto é feito quando temos inflamação irreversível ou infecção da polpa coronária, mas sem o acometimento do tecido pulpar no interior dos condutos. Assim, enquanto a alternativa I descreve o objetivo da pulpotomia, a alternativa IV, descreve perfeitamente os pré-requisitos para que o tratamento tenha sucesso.
Passo a passo da pulpotomia
O capeamento pulpar direto é a aplicação de medicamentos diretamente sobre o tecido pulpar, na tentativa de preservar a sua vitalidade, quando temos exposição da polpa. Contudo, segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria "O procedimento está indicado em pequenas exposições pulpares acidentais (mecânica ou por trauma) em dentes permanentes e decíduos com até dois terços de rizólise, ambos com polpa saudável, quando as condições para resposta favorável forem ótimas. O capeamento pulpar direto, em função de uma exposição pulpar por cárie (ou seja durante a remoção de tecido cariado) não está indicado, para ambas as dentições"

Esta contra-indicação em função da exposição por cárie acontece porque nestes casos, a porção pulpar exposta contém áreas de necrose, microabscessos e bactérias.
Exemplo de capeamento pulpar direto, com exposição clínica do tecido pulpar
Já o capeamento pulpar indireto (conhecido também como tratamento expectante), não tem nada a ver com a excisão da polpa, sendo uma abordagem conservadora em casos onde a remoção do tecido cariado foi feito de forma profunda, mas não tivemos exposição pulpar VÍSIVEL CLINICAMENTE. Nesse sentido, são estimulados os mecanismos naturais de reparo dentinário pela polpa através da aplicação de hidróxido de cálcio na porção mais profunda da cavidade, onde houve micro-exposição pulpar*.

*Micro-exposição pulpar: Exposição pulpar em termos de microscópio, não apresentando sangramento visível clinicamente.


RESPOSTA CORRETA: Letra C
Capeamento pulpar indireto - feito quando não temos exposição clínica da polpa, mas a parede dentinária sobre ela é muito fina

Questão 3.
Polícia Militar - PA - 2016 - endodontista - Questão 23:

Paciente sofreu acidente de trânsito e foi atendido no serviço de urgência e emergência apresentando fratura estendida bilateralmente nas suturas fronto-nasal, na parede medial e no assoalho das órbitas, alcançando as suturas fronto-zigomáticas e havendo completa separação do esqueleto facial da base do crânio. Clinicamente, apresentava afundamento do terço médio da face. Considerando a radiografia abaixo, a hipótese diagnóstica é

A. fratura Le Fort II.
B. fratura de Guérin.
C. fratura Le Fort III.
D. fratura de Lannelongue.
E. fratura Le Fort I.

Fraturas Le Fort
Le Fort I (ou de Guérin): Acontece na forma de um traço de fratura horizontal do maxilar (maxilas) desde a base da abertura piriforme até os processos pterigóides, passando logo acima dos ápices dos dentes superiores; separa processos alveolares, dentes e palato do resto do crânio.

Le Fort II: Envolve, de ambos os lados, o osso nasal, processo frontal da maxila, lacrimal, soalho da órbita, processo zigomático da maxila (superfície póstero-lateral do seio maxilar) e processo pterigóide; em conseqüência, desloca um fragmento que inclui a porção central do crânio, palato e processo alveolar.

Le Fort III: Conhecida como disjunção crânio-facial. As disjunções craniofaciais são conhecidas assim porque o traço de fratura provoca uma separação entre todo terço médio da face e a base do crânio. A linha de fratura se estende da sutura nasofrontal ao longo da parede medial da órbita pela fissura orbital superior, percorrendo ao longo da fissura orbital inferior e parede lateral da órbita para a sutura zigomático frontal.

Fratura de Lannelongue: É a fratura sagital da maxila, que ocorre no sentido ântero-posterior, paralelo à sutura palatina mediana. Esta fratura pode causar mordida cruzada posterior bilateral.
Fratura de Lannelongue
RESPOSTA CORRETA: Letra C

Bom, por hoje era isso, espero que estas questões te ajudem a relembrar e reforçar estes assuntos!

Abraços e te vejo no Instagram! ;)

André Martins - Arriba Dentista