Viva com Mais Tranquilidade e Não Deixe Uma Rotina Cansativa e Estressante Roubar o Seu Lado Criativo

Hoje em dia, o trabalho como produtor de conteúdo já é uma realidade

Atualmente distribuo o meu conteúdo em 5 locais diferentes: No Youtube, Linkedin, Instagram, via email e por este blog também, por isto, ser um dentista produtor de conteúdo na internet exige esforço, que deve vir acompanhado de uma boa dose de criatividade, para que o material produzido não caia na mesmice e continue atrativo. Mas, as vezes, isso pode ser algo complexo de se fazer.

A criatividade não é algo que vem quando simplesmente tenho vontade de produzir. Na real, ela aparece nas horas mais inesperadas, quando não tenho míseros papel e caneta nas mãos, o que exige que eu anote minhas ideias no celular antes que elas sejam esquecidas.

Eu estava na praia, me aparecia uma ideia; Ia tocar guitarra, me aparecia uma ideia; Resolvia assistir um filme, me aparecia uma ideia; Estava lendo um livro e me aparecia uma ideia. Já perdi a conta de quantas vezes passei por isso e, estou comentando esta situação com você, porque quando estou ansioso, com várias coisas para fazer ao mesmo tempo e precisando cumprir prazos, essa criatividade simplesmente não dá as caras.

Sempre me considerei uma pessoa criativa ou pelo menos que tinha umas ideias legais, mas durante a faculdade, foram poucos os meus momentos criativos. Com uma grade lotada, prova para estudar, prontuário para organizar, paciente para marcar, material para esterilizar, atendimento para fazer. Eram poucos os momentos onde eu tinha a mente livre para pensar em alguma coisa que não fosse odontologia, mas, na época, percebi que tinha me acostumado em inibir o meu lado criativo.

Pouco antes de terminar a faculdade, a atrofia da minha criatividade se tornou insustentável e coloquei a culpa na grade cheia e o TCC que tinha para fazer. No entanto, me comprometi em levar uma vida mais tranquila e que me permitisse pensar nas coisas com mais clareza assim que me formasse.

Agora vai!!
O problema é que por alguma razão que até hoje permanece obscura para mim, depois de me formar, abracei uma rotina de 14 horas de trabalho entre um consultório próprio e uma outra clínica. E o que aconteceu? As minhas responsabilidades se multiplicaram e, como dentista formado, a responsabilidade dos tratamentos era toda minha. Não tinha mais o professor para me ajudar e falar o que fazer. E o fato de ficar quase o dia todo entre quatro paredes também foi um ponto bastante negativo. Não era o que eu queria para mim.

Vale destacar que gosto muito de odontologia, se isso não fosse verdade, eu não iria produzir conteúdo voltado para odonto, no entanto, sempre valorizei áreas como fotografia, música, desenho e leitura. Não ter tempo nem para pensar nessas coisas foi uma fase complicada e, por isso, vendi o meu consultório, sai da clínica que estava trabalhando, voltei para minha cidade natal e estou trabalhando apenas na produção de conteúdo.

Não se engane, ser produtor de conteúdo não é fácil, pois isso exige uma disciplina e determinação fora do comum, cada dia é um aprendizado, contudo, hoje tenho liberdade para fazer os meus próprios horários e posso trabalhar em qualquer lugar. Assim, mesmo com as responsabilidades e prazos para cumprir, consegui focar nas outras coisas que sempre valorizei, comecei/aprendi a acampar (pretendo falar disso no Youtube) e somei isso também com uma dose boa de excercícios, abandonando, aos poucos minha vida MEGA sedentária.  
Eu e minha barraca torta, no meu primeiro acampamento

Em alguns dias, trabalho as mesmas 14 horas, mas hoje o meu lado criativo esta livre e, quando menos espero, tenho uma ideia para aplicar no meu negócio. Por isso, a mensagem que você deve tirar deste texto é: A rotina as vezes pode ser cansativa e estressante, mas sempre tenha um tempo disponível para deixar o seu lado criativo fluir e não fique cego para o que esta acontecendo a sua volte e outras oportunidades que podem surgir.

Hoje, para mim, viver uma vida mais tranquila, com um contato maior com a natureza e liberdade para fazer as coisas que gosto é muito mais importante do que ficar preso física e mentalmente para pendurar uma TV 200 polegadas na parede no final do mês.

Pense nisso.

Abraços, André Martins - Arriba Dentista