Dentista, Não Deixe O Marketing Digital de Lado: Ele é Essencial Para Chamar a Atenção e Atrair Pacientes

O que uma foto de Florianópolis tem a ver com este email? Calma que eu já explico

Eu morei nove anos em Florianópolis, mas me mudei para Palhoça, uma cidade que fica logo ao lado para ficar próximo ao meu (ex) consultório e assim evitar o trânsito caótico da capital catarinense, visto que antes da mudança, eram gastas 4 horas diárias apenas no trajeto de ida e volta.


Após me estabelecer na nova cidade, decidi procurar uma pizzaria na internet para comemorar que estava tudo em ordem, afinal mudanças são bastante trabalhosas. Ao fazer isso fiquei de cara ao encontrar apenas UMA pizzaria com um site bem estruturado, que permitisse pedidos online e uma boa comunicação com as redes sociais. Fiz o pedido por lá e virei cliente, afinal o produto não deixava nada a desejar.

Na outra semana, depois de 12 horas de trabalho, decidi complementar minha rotina sedentária com um X-salada. O que eu fiz? Fui na internet pesquisar e, para minha surpresa, desta vez não encontrei site nenhum, apenas algumas páginas no Facebook com fotos de cardápio tiradas em 2016. Pedi uma pizza novamente.
Te deixei com fome agora né?
Porque estou contando esta história? Porque o marketing digital não é importante apenas para restaurantes e fast-foods, mas para a odontologia também. Na época, meu canal do Youtube tinha cerca de 350 inscritos e com uma simples propaganda paga no Youtube e um conhecimento de marketing digital que não beirava o básico, consegui atrair alguns pacientes.

Agora imagine se fosse feita uma estratégia de marketing digital bem planejada?

Infelizmente, na faculdade, somos ensinados "apenas" a clinicar e temas importantes como o marketing digital, por exemplo, são deixados totalmente de lado. Contudo, o consultório odontológico é também uma empresa e nenhuma empresa sobrevive se o dono entender apenas de produção, mesmo que seja oferecido um bom produto.

Quando falo isso, muita gente me diz "a mas é só contratar alguém para fazer a administração e a publicidade para mim". Sim, isso esta certo, nenhuma empresa sobrevive também sem a delegação de tarefas, no entanto grande parte dos dentistas não tem condições de bancar estes serviços logo de cara.
Não deixe o marketing digital de lado.
Estou escrevendo este post pois, uma simples página no Instagram, com 1 ou 2 posts por dia (com 25 hashtags cada um), stories frequentes, com marcação da localização já é suficiente para chamar a atenção e atrair alguns pacientes.

Para isso, esqueça posts como "marque uma consulta sem compromisso", "meu consultório fica na rua X", "venha me visitar". Nada disso funciona, pois as pessoas são bombardeadas por este tipo de coisa 24 horas por dia. O seu foco na produção de conteúdo tem que ser GERAR VALOR E CONHECIMENTO para quem te acompanha e assim criar uma imagem de autoridade nas redes sociais que vai atrair clientes.

Simplesmente se pergunte antes de cada post: "O que estou postando irá ajudar alguém?". Sim, o marketing digital é simples e filosófico desta maneira.

Enfim, iniciar ações básicas de marketing digital é algo simples, mas muita gente nem começa pois transforma isso em um bicho de sete cabeças sem nem ao menos tentar. E o segredo para dar certo é básico: Se preocupe mais com quem vai consumir o seu conteúdo do que com você, que esta produzindo; E, claro, seja persistente, pois nada vai acontecer no primeiro post, mas manter a constância é essencial.

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal começar hoje?


Abraços,
André Martins - Arriba Dentista