Mais Exercício e Menos Cortisol - A Receita Para Ser um Dentista Com um Bom Rendimento no Trabalho e com Qualidade de Vida

Meditar é ótimo para tirar o rush e a sensação de urgência da mente
Ser dentista é assumir responsabilidades, ter organização e atenção em tudo que se faz, ter capacidade de ouvir, compreender e comunicar ideias, para proporcionar a melhor experiência possível aos pacientes e fazer com que estes se sintam bem durante as consultas, o que a médio/longo prazo causaria uma super lotação da agenda.

No entanto, acompanhado disto, muitas vezes vem uma rotina de trabalho longa, a qual envolve não apenas os atendimentos, mas também organização dos materiais, preenchimento de prontuários, controle dos tratamentos enviados ao laboratório, limpeza do consultório, administração, manutenção da agenda e por ai vai.

Apesar de muitos dentistas criticarem a profissão por esta razão, isto não é exclusividade da odontologia, afinal já vi engenheiro carregando um carrinho de mão no meio de uma obra. Contudo, isto contrária tudo que acreditamos ao entrar na faculdade, onde achamos que vamos ficar o tempo todo sentados no mocho, fazendo os atendimentos e vendo o dinheiro entrar na conta.

dinheiro entra na conta sim e a odontologia é uma ótima profissão, mas a realidade é um pouco diferente, pois isto vem a custa de muito trabalho.
O dinheiro entra na conta sim...
O principal motivo de eu estar escrevendo este texto é te alertar que este "muito trabalho" pode se transformar em doses excessivas de cortisol, o que faz com que o dentista esqueça o mundo a sua volta e foque "apenas no trabalho". Junto disso começam a falta de exercícios, almoços nada saudáveis que são feitos o mais rápido possível e dores nas costas.   

Não caia neste armadilha

Recentemente, um colega meu que é dentista e possui um consultório em uma cidade pequena, estava com a agenda lotada durante meses, mas ele teve um problema na coluna que o médico associou a má postura e a falta de exercícios.

Quando eu estava com a rotina de 14 horas dividida entre consultório próprio e outra clínica já vinha sentindo dores nas costas e apesar de ter vontade de fazer exercícios, esta era sempre a minha última prioridade. O dinheiro entrava na conta, mas a custo de um estresse extra e alguns quilos a mais, que hoje luto para perder.  

Não estou escrevendo este texto para te desanimar ou te assustar, mas sim para te mostrar que as vezes um rendimento melhor no trabalho não vem com um aumento das horas trabalhadas, mas sim quando cuidamos da nossa saúde, com uma alimentação melhor, com a inclusão de exercícios na rotina e também levando as coisas com mais tranquilidade.
Nunca deixe a sua saúde de lado!
Falar dos benefícios de tudo isto é desnecessário neste texto, você já esta cansado de ouvi-los, mas apesar de estes hábitos não serem fáceis de se estabelecer, com o passar de não muito tempo você irá colher os frutos.

Meu amigo precisou fazer uma pequena cirurgia na coluna. Eu vendi o meu consultório. Não gosto de ficar pensando "e se tivesse feito tal coisa", afinal isto nem é saudável. Mas neste caso, com um pouco mais de disciplina e foco na qualidade de vida, talvez nada disso fosse necessário.

Hoje trabalho em marketing digital com um foco bem diferente, mas apesar de isto exigir dedicação e disciplina, aprendi que deixar a saúde para depois não é a resposta para o sucesso na odonto ou em qualquer outra profissão.

Se quiser ler mais sobre o assunto, tenho um post no meu blog que complementa este texto, chamado"O início da minha jornada em busca de uma vida mais feliz e realização pessoal" e fala em detalhes sobre o porque hoje priorizo a qualidade de vida.

Mas pense no que falei neste artigo e deixe um comentário para conversar sobre o assunto!

Abraços,

André Martins - Arriba Dentista