[Dentista Responde #7] - 5 Questões Comentadas de Concurso Público Para Dentistas - Traumatologia, Biossegurança e MAIS!

.
Alterações de desenvolvimento e questões de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial são muitooo cobradas em concurso, por isso, no Dentista Estuda #7, resolvi trazer questões sobre estes temas, os quais são acompanhados de uma questão bônus bastante interessante sobre biossegurança. 

Bons estudos! ;)

Só antes de ir para as questões, não se esqueça de clicar no botão abaixo e SE INSCREVER no meu novo canal do Youtube, para ter acesso a mais questões comentadas EM VÍDEO!
Venha estudar comigo no Youtube!

Questão 1:
Cirurgião Dentista - Prefeitura de Fronteiras - PI - 2018 - Questão 34:

Dens in dente é uma alteração de desenvolvimento dos dentes. Pode ocorrer em qualquer dente permanente, mas os dentes mais afetados costumam ser os incisivos laterais superiores, seguidos dos incisivos centrais superiores. O diagnóstico pode ser feito antes mesmo da irrupção do dente, através do exame radiográfico, o que é importante para prevenir cáries, problemas pulpares e até evitar a perda prematura do dente. Observe a imagem radiográfica de um dente com esta anomalia.


Dens in Dente
A partir dos dados fornecidos, responda. A anomalia dentária denominada Dens in dente pode ser definida como:

A) União de dois elementos dentários adjacentes, pelo cemento.
B) Aumento do corpo e da câmara pulpar de um dente multirradicular com deslocamento apical do soalho pulpar e bifurcação das raízes.
C) Uma cúspide acessória localizada na superfície palatina da cúspide mesiolingual de um molar superior.
D) Profunda invaginação da superfície da coroa ou da raiz de um dente, assumindo o aspecto de um dente dentro do outro.

RESPOSTA:
O Dens In Dente nada mais é do que uma alteração de desenvolvimento onde temos uma invaginação dos tecidos dentários para dentro do dente, fazendo com que tenhamos, radiograficamente, a sensação de que um dente se encontra dentro de outro.

Clinicamente pode se apresentar apenas como um aumento da fosseta do cíngulo ou até um profundo sulco que pode se estender até o ápice dentário.

Assim, o Dens In Dente pode se apresentar de acordo com 3 categorias, que irão variar entre si de acordo com a profundidade de invaginação:

-Dens In Dente Tipo 1: Invaginação limitada a porção coronária do dente
-Dens In Dente Tipo 2: Invaginação se estende além da junção amelocementária e é mantida dentro do canal principal
-Dens In Dente Tipo 3: Ocorre quando a invaginação estende-se por todo o interior do canal radicular atingindo o ápice dentário, dando origem a dois ou mais forames.


Exemplo de Dens In Dente Tipo 3
Como cada caso apresenta diferentes condições clínicas, o tratamento para o Dens In Dente irá variar de acordo com a sua classificação, sendo o tratamento endodôntico uma boa opção para manejo destes casos, assim:

-Tratamento para Dens In Dente Tipo 1: Tratamento endodôntico, o qual não oferece dificuldade, já que a invaginação é pequena e se restringe a coroa dentária.
-Tratamento para Dens In Dente Tipo 2: Pode ser tratado através da endodontia, no entanto, o tratamento de canal apresenta uma dificuldade considerável, visto que é necessário remover a invaginação do interior do canal radicular
-Tratamento Para Dens In Dente Tipo 3: Além da invaginação ser mais extensa, estes casos ainda podem vir acompanhados de necrose pulpar e periodontite apical, o que dificulta bastante a endodontia. Mas, apesar disto, o tratamento de canal ainda pode ser utilizado, porém se o dente não responder a este método de manejo mais conservador, podemos fazer uso da apicectomia.

É interessante destacar também que o Dens In Dente pode ser bilateral, por isso, se um dente for afetado, é interessante que o mesmo dente, do outro lado da arcada, também seja investigado.

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Questão 2:
Cirurgião Dentista - Prefeitura de Joaquim Tavorá - PR - 2015 - Questão 29:
A alveolite ocorre especialmente na exodontia de molares inferiores. Assinale a alternativa correta.

A) Caracteriza-se por uma dor localizada que se potencializa entre o quarto e o sexto dia pós-operatório.
B) Apresenta uma ferida óssea alveolar não exposta e inodora.
C) Os cuidados com a ferida cirúrgica se restringem à prescrição de analgésicos e cuidados com a dieta alimentar.
D) Sua etiopatogenia está relacionada a falha na cicatrização provocada pelos altos índices de atividade fibrinolítica. Pode também ser causada por trauma operatório.
E) Pacientes não fumantes, jovens e especialmente homens, são mais propensos a apresentar alveolite.


Apresentação clínica da alveolite
RESPOSTA:
A alveolite é uma das complicações pós-cirúrgicas mais comuns da exodontia e é uma infecção bacteriana do alvéolo dental, cujo sintomas principais se desenvolvem nos primeiros dias pós-extração e se caracterizam por mau hálito e uma dor intensa e persistente, que não diminui com o uso de análgésicos.


A ocorrência da alveolite seca pode estar relacionada a altos níveis de atividade fibrinolítica presente em infecções, levando à lise do coágulo. Inclusive, existem evidências de que bactérias dos grupos Stafilococcus e Streptococcus no interior do alvéolo contribuem para a fibrinólise promovendo a desintegração do coágulo e expondo as paredes ósseas.

Outros fatores causadores da alveolite podem ser: Quebra da cadeia asséptica durante a cirurgia, higiene negligente pelo paciente, tipo de anestesia e sutura utilizada, tempo e trauma trans-cirúrgico.

Além disso, também estão relacionadas à alveolite, o uso de contraceptivos orais e até o tabagismo.

RESPOSTA CORRETA: Letra D


Questões 3 e 4:
O caso clínico a seguir será usado para responder as questões 3 e 4:

"Paciente G. T. S., 20 anos, gênero feminino, sofreu acidente automobilístico que resultou em trauma dentário. Clinicamente o dente 21 se encontrava deslocado parcialmente do alvéolo, no sentido axial, apresentando-se alongado, com mobilidade acentuada e sangramento. Radiograficamente se observou um espaço entre o dente e o osso alveolar"

Questão 3:
Cirurgião Dentista - EBSERH - FURG - 2016 - Questão 46: 
O diagnóstico clínico mais provável para este quadro de traumatismo se encontra na alternativa:

A) Luxação intrusiva
B) Luxação extrusiva
C) Avulsão
D) Intrusão
E) Fratura Alveolar

Questão 4:
Cirurgião Dentista - EBSERH - FURG - 2016 - Questão 47: 
O tratamento mais indicado para esta situação está na alternativa:

A) Exodontia do elemento 21
B) Tracionamento ortodôntico dos demais elementos da região anterior
C) Recomendação de dieta pastosa e proservação do caso
D) Reposicionamento do elemento dental e contenção semi-rígida por duas semanas
E) Não há necessidade de qualquer intervenção

RESPOSTA:
Luxação extrusiva, apresentação clínica
A principal informação a ser extraída do caso clínico para resposta daquestão 3 é que nós temos o dente 21 "deslocado parcialmente do alvéolo, no sentido axial, apresentando-se alongado". Esta é uma descrição perfeita de um dente que sofreu uma luxação extrusiva, a qual ainda vem acompanhada de sangramento, como descrito também no caso discutido. A melhor abordagem para estes casos, está descrita na letra D da questão 4, que indica o reposicionamento do dente, somado a contenção semi-rígida por duas semanas.

Já em casos de luxação intrusiva/intrusão, nós teriamos o descolamento do dente para o interior do alvéolo e, clinicamente seria possível observar uma coroa dental encurtada com a presença de sangramento gengival. Para estes casos é indicado que se espere a re-erupção do dente, ou se necessário, pode-se fazer uma tração ortodôntica do elemento intruído.
Apresentação clínica de luxação intrusiva
Por sua vez, a avulsão é caracterizada pela perda total do elemento dental, fazendo com que o alvéolo fique vazio ou preenchido apenas por um coágulo sanguíneo. Para avulsão, é indicado que o elemento dental seja armazenado imediatamente em leite gelado para melhor conservação das células do ligamento. Além disso, podem ser usados o soro fisiológico e a saliva.

Se o dente for reimplantado em menos de 60 minutos, o prognóstico é favorável; porém, se houver demora ou se o dente for mantido seco ou em soluções não indicadas, o prognóstico é desfavorável, levando à perda permanente. [Grave isto, pois é bastante cobrado em provas de concurso]

RESPOSTAS CORRETAS: Letras B e D

QUESTÃO BÔNUS:
A questão abaixo foi retirada do Arriba Dentista Premium, uma iniciativa onde respondo uma prova de concurso semanalmente em vídeo, disponibilizo resumos para impressão e posts semanais com questões resolvidas. Para saber mais e ter acesso a este conteúdo, é só 
CLICAR AQUI!

Cirurgião Dentista - EBSERH - HU - FURG - 2016 - Questão 33:

Os resíduos gerados no consultório odontológico são classificados em grupos para facilitar o gerenciamento adequado do seu descarte. Neste contexto, assinale a alternativa que apresenta um grupo de resíduos que não é produzido no consultório odontológico:
A) Grupo A
B) Grupo B
C) Grupo C
D) Grupo D
E) Grupo E


RESPOSTA
.
O lixo hospitalar ou resíduos de serviços da saúde (RSS) se dividem em 5 grupos: O Grupo A, B, C, D e E.

Os resíduos do Grupo A, podem se dividir em Grupo A1, A2, A3, A4 e A5, são aqueles onde se tem a concentração de agentes biológicos, que apresentam risco de causar uma infecção, como por exemplo, materiais com sangue e/ou excreções e líquidos orgânicos, meios de cultura e objetos perfurocortantes provenientes dos serviços de saúde. Todos os componentes citados neste parágrafo, são resíduos que podem ser gerados em consultório odontológico, o que torna a Letra A, incorreta.

Já os resíduos do Grupo B se dividem apenas em B1, B2 e B3 e são referentes a compostos químicos que podem causar danos a saúde e/ou ao meio ambiente, como por exemplo, medicamentos vencidos, resíduos tóxicos, corrosivos, explosivos e até substâncias de processamento radiográfico.


Os resíduos do Grupo C, são referentes a materiais sólidos ou líquidos radioativos, ou seja, que contenham radionuclídeos, que é um átomo instável que busca estabilidade através da liberação de radiação ionizante. Apesar de alguns consultórios odontológicos possuirem aparelhos de raio x, os dentistas não produzem este tipo de resíduos, visto que este tipo de material normalmente é obtido em laboratórios de análises clínicos, serviço de medicina nuclear ou radioterapia.

Por sua vez, os resíduos do Grupo D é referente ao descarte de materiais que não oferecem risco biológico. São equivalentes ao lixo doméstico, como por exemplo, papéis, restos de alimentos, materiais recicláveis.

E, por último, temos os resíduos do Grupo E materiais perfurocortantes e/ou escarificantes, como por exemplo limas endodonticas, brocas diamantadas (acredite, eu já cortei meu dedo com uma broca diamantada), agulhas, lâmina de bisturi e vários outros.

Portanto, através destas conclusões podemos observar que os resíduos radioativos do Grupo C não são produzidos em consultório odontológico e portanto é a nossa resposta correta.

RESPOSTA CORRETA: Letra C

Bom, por hoje era isto, obrigado por ter lido este post até aqui e te vejo na próxima!

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista