Níveis de Prevenção em Odontologia - Leavell e Clark - Concurso Odontologia

A prevenção é mais saudável e eficiente do que o processo curativo
As fases e níveis de prevenção são assuntos de fácil entendimento, mas bastante comuns em provas de concurso, no entanto, como normalmente estudamos este tema somente uma vez na faculdade e não utilizamos os conceitos teóricos na prática clínica, acabamos esquecendo o que nos foi ensinado.

Aliás, é normal que isso ocorra com vários assuntos, principalmente quando estamos falando de saúde pública.

Por causa de tudo isso, resolvi trazer para você um resumão sobre as fases e os níveis de prevenção, que podem estar inclusos em cada uma das fases. Complicou? Calma que o negócio é tranquilo de entender.

Os serviços de saúde possuem, segundo Leavell e Clark, 3 fases preventivas, que se dividem em fases primária, secundária e terciária.

A fase primária é referente a prevenção de uma doença, com ações voltadas para impedir que ocorra o aparecimento de uma patologia.
Visitas regulares ao dentista são extremamente importantes para prevenção de cárie e periodontite

Já a fase secundária, envolve ações quando o processo de doença já foi estabelecido, com a intenção de proporcionar uma melhor evolução clínica para a pessoa afetada, curando a patologia ou impedindo o seu desenvolvimento.

E, por último, temos a fase terciária, onde os cuidados envolvem ações para manejar possíveis sequelas deixadas por determinada doença, auxiliando na redução da incapacidade, de forma a permitir uma rápida e melhor reintegração do indivíduo na sociedade.

Além disso, dentro destas fases de prevenção, podemos ter 5 níveis preventivos, os quais são distribuidos entre as fases da seguinte forma:

·         Níveis 1 e 2: Fase Primária de Prevenção
·         Níveis 3 e 4: Fase Secundária de Prevenção
·         Níveis 5: Fase Terciária de Prevenção

O primeiro nível de prevenção envolve a promoção de saúde, com política e programas de saúde pública voltados para evitar a exposição a fatores condicionantes e determinantes de doenças. Para isto, podem ser realizados ações em saúde com a finalidade de ensinar a população a evitar o aparecimento de qualquer doença, visto que a prevenção de primeiro nível não envolve ações contra uma doença específica.

Por sua vez, o segundo nível de prevenção envolve a proteção específica, onde ocorre a prevenção especificamente contra uma determinada doença. Para a prevenção específica da cárie, podemos citar a fluoretação das águas e a iodação do sal.
A Iodação do sal é uma ação de prevenção específica, assim como a fluoretação das águas
O terceiro nível de prevenção, como relatado acima, já se encaixa na fase secundária de prevenção e inclui o diagnóstico e o tratamento precoce de uma patologia. Como exemplo, podemos citar a terapia remineralizadora para a paralisação de manchas brancas.
Como exemplo de  terapia remineralizadora temos a aplicação tópica de flúor
Já o quarto nível de prevenção envolve a limitação do dano, que deve ser feita quando houve falha na aplicação dos níveis anteriores. Como exemplo, temos o preparo cavitário e até o capeamento pulpar direto.

E, por último, teremos o quinto nível de prevenção, que é a reabilitação, a qual envolve o manejo das sequelas/problemas causados por determinada patologia. O melhor exemplo disto é o tratamento com implantes ou próteses, onde se teve a perda dental.
As próteses fazem parte do quinto nível de prevenção, a reabilitação
Você pode encontrar um resumo de todo o assunto na tabela abaixo. Caso esteja estudando para concurso, recomendo que você anexe ela no seu material de estudo.
Níveis de Prevenção em Odontologia: Resumão

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista